fbpx

Aeromexico entra com pedido de recuperação judicial

Notícias

Por Dérek Arakaki

Mais uma companhia aérea entrou com pedido de recuperação judicial. Desta vez foi a Aeromexico, que entrou com um pedido voluntário de reestruturação com base no processo de reorganização financeira do Capítulo 11 dos EUA. A companhia informou que esse processo não afetará suas operações, reservas, vouchers ou os Premier Points de seu programa de fidelidade.


Comunicado

Confira abaixo o que diz a Aeromexico:

Iniciamos um procedimento voluntário para implementar uma reestruturação financeira sob o processo do Capítulo 11 nos Estados Unidos da América. Esse processo legal não interromperá as operações da companhia aérea. Continuamos a voar com medidas aprimoradas de saúde e segurança. Todos os bilhetes, reservas, vouchers e pontos do Club Premier permanecem válidos e disponíveis para uso.

O Capítulo 11 é um processo legal comumente usado que permite que as empresas se reestruturem financeira e operacionalmente em um ambiente supervisionado por um tribunal, enquanto continuam operando. De fato, muitas companhias aéreas globais líderes usaram o processo do Capítulo 11 para fortalecer sua situação financeira e continuam sendo negócios fortes, atendendo hoje a passageiros em todo o mundo. É isso que pretendemos fazer – e a capacidade de continuar atendendo nossos clientes sem interrupções, é por isso que tomamos essa importante decisão.


Mensagem do CEO

Também foi divulgado um vídeo do CEO do Aeromexico, Andres Conesa, explicando mais sobre esse processo:

“A COVID-19 teve um impacto sem precedentes na economia mundial e no setor de viagens. Hoje, mais do que nunca, é essencial poder se adaptar rapidamente para atender às necessidades dos viajantes em um ambiente incerto. Estamos comprometidos em tomar as medidas necessárias para garantir nosso futuro, utilizando o processo do Capítulo 11 para nos tornarmos mais fortes e resilientes, sempre colocando a saúde e a segurança de nossos clientes e funcionários em primeiro lugar.”


Infográfico

A empresa também divulgou um infográfico (em inglês) com as etapas do processo:


O que é o Chapter 11 ou Recuperação Judicial

Para entender melhor sobre o Chapter 11 da Lei de Falências Americana, recomendamos a leitura desse post.


Comentário

Assim como fez a LATAM, que também entrou com um pedido, fora do Brasil, de reorganização financeira através do Capítulo 11 dos EUA, a Aeromexico também busca este processo para fortalecer sua situação financeira sem que tenha que interromper suas operações e compromissos com os passageiros.

Lembrando que a Aeromexico opera voos entre a Cidade do México e São Paulo com o Boeing 787, alternando entre as variantes -8 e -9. Porém, a companhia deve retomar os voos para o Brasil com o 787-9 de forma fixa, ao que tudo indica.

Para mais informações, clique aqui.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.