fbpx

Air France e KLM anunciam novos voos e chegarão a 18 frequências semanais para o Brasil

Notícias

Por Dérek Arakaki

Em uma coletiva de imprensa online realizada hoje (10), o Grupo Air France-KLM divulgou uma atualização da malha aérea para os próximos meses na América Latina. A partir de 06 de julho, tanto São Paulo quanto o Rio de Janeiro ganham mais duas frequências de voos da Air France, totalizando 18 frequências semanais entre o Brasil e a Europa operadas pelo Grupo.


Aumento das operações

Essa programação de voos segue até pelo menos o fim de agosto, e representa 41% do que o Grupo costumava voar semanalmente para o Brasil, e três vezes mais do que o Grupo anunciou em 23 de março, quando mesmo no início da crise, voava seis vezes por semana para o País.

“Adaptamos a nossa programação de acordo com os cenários de restrições e retorno da demanda. Nunca paramos de voar para o Brasil, e seguimos expandindo a nossa malha aérea para cá, como para o mundo, lenta e cuidadosamente. Somos líder de operação entre a Europa e o Brasil, um mercado prioritário para o Grupo, e todas as medidas de higiene continuam sendo adotadas a bordo e em solo”, afirma Jean-Marc Pouchol, diretor geral Air France-KLM para a América do Sul.


Planejamento de voos da Air France e KLM para a América do Sul

Veja abaixo os voos que as companhias pretendem operar para a América do Sul. Lembrando que em maio já houve um aumento de frequências de voos do Grupo para o Brasil.

Air France

Paris – São Paulo

  • Desde 23 de março: 3 frequências semanais (A350)
  • A partir de 06 de julho: 5 frequências semanais (A350)

Paris – Rio de Janeiro

  • Desde 23 de março: 1 frequência semanal (B787)
  • A partir de 06 de julho: 3 frequências semanais (B787)

Paris – Santiago

  • A partir de 06 de julho: 1 frequência semanal (B77W)

KLM

Amsterdam – São Paulo

  • Desde 23 de março: 2 frequências semanais (B77W)
  • Desde 18 de maio: 4 frequências semanais (B77W)
  • Desde 08 de junho: 6 frequências semanais (B77W)

Amsterdam – Rio de Janeiro

  • Desde 18 de maio: 2 frequências semanais (B787)
  • Desde 08 de junho: 4 frequências semanais (B787)

Expansão das operações no mundo

Além da América do Sul, a Air France e a KLM expandirão ainda mais sua malha para outros destinos no mundo nos próximos meses. Ambas as companhias voarão cerca de 15% do habitual no decorrer de junho. Em julho e agosto, a aérea francesa espera aumentar a programação, voando para 137 destinos, enquanto que a KLM chegará em 73. O aumento das operações da francesa representa 35% do número normal de voos em julho e 40% em agosto, enquanto que a holandesa voará entre 35% e 40% do habitual nesta época do ano.

  • Air France

A gama de destinos da Air France terá 20 destinos na França, outros 40 na Europa e mais de 30 intercontinentais, além de aumentar a quantidade de voos para os destinos onde já operava.

  • KLM

Já a KLM ampliará principalmente no sul da Europa, incluindo Portugal, Itália e Espanha. No intercontinental a aérea planeja adicionar seis destinos – Jacarta, Denpasar, Washington, São Francisco, Vancouver, Calgary – e aumentar frequências aos destinos que a KLM já oferece.


Primeira Classe – La Première da Air France

O Grupo informou que estão mantidos, inicialmente, os voos entre Paris e São Paulo com o A350, uma das aeronaves mais modernas da companhia, que recebeu seu primeiro modelo em setembro de 2019.

Por mais que represente uma aeronave mais moderna e eficiente, com o A350 a companhia deixa de oferecer o exclusivo serviço de Primeira Classe, a La Première, que está presente nos voos para São Paulo com o Boeing 777-300ER. Confira como foi a experiência do Fábio nessa cabine aqui.

Apesar disso, o Grupo enfatizou que o Brasil é o terceiro mercado do mundo com maior demanda pelos serviços da La Première. Os voos com o Boeing 777-300ER podem ser retomados de acordo com o crescimento da demanda.


Medidas de segurança

Para assegurar aos passageiros uma viagem segura, a Air France e a KLM introduziram diversas medidas em torno de triagem e higiene para proteger clientes e funcionários, a bordo e nos aeroportos, como a limpeza extensiva das aeronaves e o uso obrigatório de máscaras por passageiros desde 11 de maio. As políticas implementadas são baseadas em diretrizes francesas, holandesas, além das recomendações internacionais (OMS, IATA).

As companhias estão totalmente comprometidas em atender os clientes e recomendam que antes de fazer qualquer plano de viagem, entrem em contato com as autoridades nacionais relevantes para verificar os requisitos de entrada e permanência nos países de destino e de trânsito. Para informações atuais sobre o status do seu voo e reservas, consulte os sites das companhias airfrance.com.br e klm.com.br, e os aplicativos.

As medidas sanitárias da Air France estão aqui, e as da KLM podem ser encontradas aqui.


Canais temporários para contato de clientes no Brasil

As equipes do Grupo Air France-KLM informaram que estão fazendo todo o possível para atender seus clientes em seus canais de atendimento tradicionais – mídias sociais e call center. Desde o surto de Covid-19, tais meios de comunicação estão sobrecarregados. Como alternativa, as companhias disponibilizam canais temporários para atender por e-mail os pedidos de voucher de voos não utilizados ou solicitações de troca da data.

Se você comprou uma passagem para uma viagem saindo do Brasil e pelos canais diretos das companhias – sites, aplicativos, mídias sociais e call center – com partida antes de 3 de julho de 2020 e não deseja mais viajar, envie sua solicitação para mail.invol@airfrance.fr e mail.invol@klm.com, indicando o motivo no assunto “Voucher referente aos voos não utilizados” ou “Troca de data”.

É necessário informar o código de reserva (localizador), nome completo conforme emitido na passagem, telefone de contato com DDD e a necessidade de voucher ou novas datas de viagem. Precisamos de todas essas informações para tratar a sua demanda, caso contrário não conseguiremos prosseguir com o seu atendimento. Os casos de viagens de repatriamento e em datas mais próximas terão prioridade de tratamento.

Se você comprou um bilhete em uma agência de viagens, as companhias pedem que você entre em contato com o seu agente diretamente para obter mais informações sobre tais procedimentos.


Comentário

Bom ver o aumento de frequência de voos para o Brasil, oferecendo mais opções para quem precisa viajar entre o Brasil e a Europa nos próximos meses.

Questionados sobre a retomada dos voos para Fortaleza, os representantes informaram que ainda não há previsão de retorno nas próximas semanas, porém, enfatizaram que o Brasil segue como um país chave para o Grupo Air France-KLM.

Alguém com planos de voar com as companhias nos próximos meses?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.