O Grupo Air France-KLM informou que foi responsável por transportar cerca de 28.546 brasileiros para casa durante a pandemia de coronavírus. Desde 1° de março, quando o grupo começou a fazer voos de repatriação, as companhias já transportaram ao todo 63.431 cidadãos de volta às suas casas. Desse número, além dos brasileiros, também foram transportados 11.578 franceses, 5.243 holandeses e 18.046 europeus.
“O Grupo Air France-KLM está totalmente comprometido com esta missão de repatriamento. Funcionários de todos os setores da empresa – segurança, agendamento de voos, centro de comando para crises, agentes comerciais, manutenção, colaboradores nos aeroportos, pilotos e tripulação de cabine – estão participando ativamente desse esforço solidário, e compartilham um senso de orgulho e compromisso por fazerem parte. Todos estão decididamente comprometidos em fornecer o melhor serviço possível, considerando as medidas se segurança e o distanciamento social”, informou o grupo em nota.
Do momento em que a crise de saúde se instaurou no mundo todo até agora, a Air France-KLM foi responsável por operar 157 voos entre o Brasil e a Europa. Apesar de suspender algumas rotas para o Brasil, o grupo segue operando as rotas de Paris ao Rio de Janeiro e São Paulo, e de Amsterdã para São Paulo.
As duas companhias estão trabalhando em estreita colaboração com os governos locais, franceses e holandeses, com o objetivo de repatriar cidadãos pelo mundo, implementando soluções de transporte o mais rápido possível. Por conta disso, implementaram tarifas especiais disponíveis em voos operados por aeronaves das companhias, incluindo as rotas de e para o Brasil. Ainda assim, é recomendável que o cliente cheque as condições de entrada e saída dos países que pretende chegar ou conectar.
As empresas também permitiram que o cliente que tenha um passagem agendada tanto com a Air France, quanto com a KLM, possam antecipar o voo. Já os viajantes que estão em um destino no qual as empresas não podem mais voar (por restrições impostas pelos governos) são aconselhados a entrar em contato com a embaixada ou consulado. Foram estabelecidos critérios de priorização para alinhar com as embaixadas as necessidades e as autorizações de voo especiais.
Transporte de cargas
O transporte de cargas, nesse momento, tem tido uma importância ainda mais significativa durante a crise. As companhias têm sido protagonistas a nível global em trazer e levar itens necessários para o momento, como produtos farmacêuticos, matéria-prima para produção de medicamentos, equipamentos médicos, frutas, suprimentos e embalagens.
Além do aproveitamento do espaço no porão de aeronaves de passageiros, o grupo informou que também opera até cinco vezes por semana entre Amsterdã e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, voos com aeronaves exclusivas aos carregamentos dos mais diversos. No total, desde 1° de março, foram transportados 3.870 toneladas de carga entre a Europa e o Brasil.
Canais alternativos para contato
Desde o surto de Covid-19, os canais de atendimento tradicionais das companhias – mídias sociais e call center – estão sobrecarregados. Como alternativa, as companhias disponibilizaram canais temporários para atender os pedidos de voucher de voos não utilizados ou solicitações de troca da data. Os e-mails para contatos são mail.invol@airfrance.fr, e mail.invol@klm.com.
Se você comprou uma passagem pelos canais diretos das companhias – sites, aplicativos, mídias sociais e call center – com embarque até 3 de julho de 2020 e teve seu voo cancelado ou não deseja mais viajar, basta enviar a solicitação indicando o motivo no assunto “Voucher referente aos voos não utilizados” ou “Troca de data”, e informar o localizador da reserva, nome completo conforme emitido na passagem, telefone de contato com DDD e as novas datas de viagem desejadas. Os casos de viagens mais próximas terão prioridade de tratamento.
Se você comprou um bilhete em uma agência de viagens, é necessário entrar em contato com o seu agente diretamente para obter mais informações sobre tais procedimentos.
Flying Blue
Lembrando que o Flying Blue, programa de fidelidade da Air France, KLM e outras companhias, informou que vai prorrogar o status de seus clientes até fevereiro de 2022. Além disso, também não haverá expiração de milhas no programa até o final de 2020. Saiba mais nesse post.
Alguém utilizou os voos da Air France ou KLM para retornar para casa?