Há alguns meses atrás eu postei uma excelente oportunidade de emitir passagens em classe executiva saindo do Brasil para os EUA utilizando pontos Santander Esfera através do programa da Iberia Plus.
Para ler mais sobre o artigo, acesse o link – e vale repetir – continua sendo uma ótima dica – já que ida e volta sai pelo valor de 100.000 pontos Esfera.
Mas enfim, como eu ajudei vários amigos e alguns familiares nestas emissões, tenho monitorado com frequência a rota BSB-MIA-BSB, e para minha surpresa, a American Airlines tem mandado o B767 para Brasília em diversos dias, ao invés do B757.
Do dia 03/Dezembro até amanhã por exemplo, o B767 substituiu o B757 nada menos que 10 vezes.
E porque eu estou fazendo este post? Pois o nível de conforto da executiva é bem melhor no B767 – que tem poltronas iguais as da Delta no layout 1-2-1 (2 corredores), enquanto que no B757 o layout da business é 2-2 – já que o avião possui apenas um corredor.
Classe Executiva do B757 da American Airlines
Classe Executiva do B767 da American Airlines – Leia meu relato aqui.
Vale lembrar que não há entretenimento de bordo individual no B757 e nem no B767, mas os passageiros da executiva recebem tablets individuais para utilizarem durante o voo.
Possível troca pelo B737 MAX 8
A American já havia anunciado que colocaria o B737 MAX 8 para fazer a rota BSB-MIA-BSB, mas devido à proibição de voo desta aeronave, por enquanto a operação está suspensa pelo menos até Abril.
Agora, caso o avião volte a voar, você pode correr o risco de ter esta alteração de equipamento e claro, ser prejudicado no conforto, pois as poltronas da Business no B737 MAX 8, nada mais são que alguns assentos mais largos com reclinação limitada, um nível bem inferior.
Qual meu direito se isso acontecer?
Se acontecer da sua aeronave ser trocada e você não aprovar a mudança, você pode pedir a alteração de rota (mantendo origem e destino) – conforme o contrato internacional de transporte da AA (que você acessa aqui).
Neste caso, penso que algumas opções propostas de reacomodação seriam fazer BSB-GRU-MIA ou BSB-GIG-MIA, sendo que os trechos domésticos seriam operados por alguma parceira.
Considerações finais
Acredito que a troca do B757 pelo B767 seja sazonal devido ao período de férias e alta temporada, então eu não contaria com a certeza de ter este equipamento fixo na rota.
De qualquer forma, continua sendo uma excelente oportunidade para gastar pontos Esfera – afinal 100.000 para ir e voltar pros EUA de executiva é um valor super, justo não acham? Ainda mais se você aproveitou as promoções de “Bateu, ganhou!”
Alguém aí já emitiu e foi contemplado com esta troca de aeronave?