fbpx

Bate-papo de Primeira com Gino Bertuccio, o primeiro passageiro a voar na The Residence da Etihad

Notícias

Por Fábio Vilela

Pessoal, hoje seguimos com o quadro Bate-papo de Primeira com mais um convidado! Gino Bertuccio, um amigo pessoal meu, entusiasta da aviação, e conhecido como o primeiro passageiro a voar na única cabine de três quartos disponível em uma aeronave comercial: a exclusiva The Residence, da Etihad.

Gino é empresário e mora nos Estados Unidos. Ele tem como hobby voar nas melhores companhias aéreas e cabines do mundo. Participou de vários voos inaugurais e em 27 de dezembro de 2014 se tornou o primeiro passageiro a voar na cabine The Residence no Airbus A380 da Etihad em um voo de Abu Dhabi para Londres. Gino é dono de uma coleção de objetos de decoração de companhias aéreas que inclui 2.000 modelos de aviões. Conheça mais sobre ele na entrevista a seguir!


Raio-x do Entrevistado

  1. Nome: Gino Bertuccio
  2. Idade: 57 anos
  3. País de nascimento: Itália
  4. Cidade e país de residência: Miami, Estados Unidos
  5. Conta do Instagram: @ginobertuccio
  6. Qual é sua rotina diária? Fora desse período de COVID-19, minha rotina em casa era acordar às 7:00, escritório das 9:00 às 17:00 (a não ser que tivesse algum outro compromisso), academia às 18:00 e de volta para casa às 20:00-21:00 para assistir TV e deitar.
  7. Pode nos contar sobre sua melhor memória de viagem? Tenho muitas ótimas memórias de viagens desde criança. Quando adolescente, uma das que mais me lembro foi uma viagem na Primeira Classe da Panam no 747, itinerário CCS-GUA-LAX. Café da manhã no upper deck. Foi o meu primeiro voo para a Ásia, em novembro de 1978.
  8. Que tipo de viajante é você (de experiências, econômico, luxuoso…)?  Acredito que sou um viajante de luxo experiente. Sou muito crítico quando recebo um serviço ruim porque quando pago pela experiência de Primeira Classe sai do meu próprio bolso. Sou também aquele que sempre faz bons comentários e elogios quando recebo um serviço excepcional (bom deve ser básico, não o extraordinário).
  9. Qual é o seu país favorito no mundo? Cada país que visito tem suas próprias belezas. Não consigo escolher só um, mas entre os vários eu diria Itália, Espanha, Japão, Singapura e tantos outros…
  10. Quais são seus três aeroportos favoritos? Changi em Singapura, Zurique e Tóquio Narita.
  11. Quais são suas 3 companhias aéreas favoritas? Singapore Airlines, Ana e Lufthansa/SWISS.
  12. Pode nos contar um perrengue que aconteceu em uma viagem? Aconteceram várias situações engraçadas em muitas viagens, desde uma recepção agradável e acolhedora da tripulação de cabine, até o capitão que veio dizer um ‘oi’ quando soube que eu estava a bordo. Uma que ainda me faz rir foi quando eu estava em um voo da Singapore Airlines no A380 de Frankfurt para Singapura e o meu assento favorito 1F estava ocupado e eu fiquei com o 1A. Como eu não voo se meu lugar favorito for não estiver disponível, pedi aos funcionários em terra que solicitassem ao outro passageiro se poderia mudar de assento e ele aceitou. Depois que eu estava a bordo, ele queria me conhecer e saber quem era o louco que não voaria em nenhum outro assento que não fosse o 1F.
    Outra situação que eu diria que me irritou muito foi um gato miando em um voo da Lufthansa. Nem o dono, nem a tripulação, fizeram alguma coisa para impedir que o gato parasse de incomodar a todos. Não tenho nada contra animais a bordo, mas deveria haver regras muito mais restritivas. Todos devem ter em mente que “seus direitos terminam onde os meus começam” – é uma questão de respeito e de segurança a bordo.
  13. Como você está lidando com a quarentena? Bom, estou tentando ser paciente. Assisti a quase todos os filmes da Netflix, mas o lado bom é que aprendi a cozinhar (eu nunca tinha cozinhado antes) alguns bons pratos italianos.
  14. O que te faz mais falta em relação à viagens? Eu sinto falta de tudo, desde um bom lounge no aeroporto a um bom drink de boas-vindas. Um confortável e relaxante assento de Primeira Classe com as portas fechadas, quando eu me desconecto do mundo e “me mimo”.
  15. Qual é seu próximo destino após a quarentena? Se pudermos viajar, vai ser a Itália. Reservas para 2021 já estão feitas!

Perguntas específicas

  1. Gino, você é conhecido como o primeiro passageiro a voar em novas cabines de companhias aéreas, certo? Sim, isso mesmo.
  2. É verdade que você foi o primeiro a voar na Suite da Singapore e na The Residence da Etihad? Como você compara estas cabines e serviços? Sim, isso aí. Não dá para comparar esse dois produtos. Serviço impecável nas duas cabines e ambas são produtos superiores que não podem ser comparados.
  3. A demanda para voos inaugurais é sempre alta e às vezes é difícil encontrar assentos disponíveis. Você usa milhas para resgatar suas passagens? Ou você paga por elas? Sim, é verdade. Às vezes é difícil encontrar lugar e eu sempre pago por esses voos especiais.
  4. Qual foi o seu melhor voo inaugural? O primeiro voo da Singapore Airlines no A350 foi uma experiência memorável e inesquecível.
  5. Você participou do voo de aposentadoria da Sigapore Airlines no A340-500 de Newark para Singapura. Como foi essa experiência? Sim, participei. Esse também foi um ótimo voo. Um pouco triste porque é sempre triste ver uma aeronave ser aposentada, uma rota cancelada ou uma companhia aérea saindo do mercado.
  6. Você recebe certificados por esses “voos especiais”? Sim, recebo. Em quase todos os voos inaugurais ou para eventos especiais, você recebe um certificado. Lembro do voo inaugural de ZRH para SIN da SWISS, que o certificado foi entregue a executivos e diplomatas suíços na Primeira Classe, então perguntei ao CEO da SWISS que estava a bordo “onde está meu certificado?”, ele sorriu e disse … você o receberá em casa, depois de alguns meses, o gerente da SWISS em Miami me ligou para entregar meu certificado. 
  7. Você considera voar um hobby? Sim, um hobby e uma verdadeira paixão.
  8. Qual status de programa de fidelidade você considera o melhor? Definitivamente o AA Concierge Key. Depois o Singapore PPS Solitaire e o Lufthansa Senator (eu estou tentando alcançar Hon Circle mas ainda não consegui). De hotéis, o Hyatt Globalist.

Mensagem para os leitores

Gino, você gostaria de deixar uma mensagem para nossos leitores?

Primeiro, obrigado ao Passageiro de Primeira por oferecer a chance de compartilhar minhas experiências com seus leitores. Como compartilhamos a mesma paixão e interesses, minha mensagem para todos é que vocês continuem apoiando a boa fonte de informação que é o Passageiro de Primeira, continuem viajando o máximo que puderem, aproveitando cada momento desde o aeroporto até a chegada no destino e visitem novos lugares pelo menos uma vez ao ano. A pandemia tem nos mostrado como a vida pode mudar do dia para a noite e você pode recuperar memórias, mas não o tempo e as experiências! Cheers! 🥂


Entrevista

Assista a uma entrevista do Gino falando um pouco sobre ele e suas expectativas em relação ao primeiro voo na The Residence, da Etihad.

Confira também um vídeo que mostra o interior dessa cabine que é um verdadeiro apartamento nos céus!


Comentário

Como vocês puderam ver o Gino já viveu grandes experiências em voos muito especiais. Confesso que é um privilégio para poucos bolsos, rs, poder ser o primeiro a voar em cabines tão luxuosas quando são lançadas. Né non?

Gino, thank you my friend – you know I’m one of your biggest fans!


☞ confira entrevistas já publicadas

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.