Classe Executiva do Airbus A350 da Azul – Paris-Orly para Campinas

Avaliações Cias Aéreas

Por Igor Tonetti

Fala, pessoal, Igor (@igor_tonetti) por aqui novamente! Como contei no review anterior, fomos convidados pela Azul para seu voo inaugural ligando Campinas a Paris. Pois bem, para voltarmos, a companhia brasileira nos disponibilizou um assento na Classe Executiva de seu mais novo Airbus A350.

Azul Classe Executiva A350

Voo UA7801 – 30/04/2023
Paris (ORY)
Viracopos (VCP)
Assento: 3H – Classe Executiva
Partida: 22h12 / Chegada: 04:36 (horário de Brasília) Duração: 10h24
Aeronave: Airbus A350

pular para… 


Aeroporto e embarque 

O embarque do voo estava previsto para às 21h15 horas e eu cheguei ao aeroporto por volta das 20h30. Foi arriscado chegar com tão pouco tempo de antecedência, mas, como estava junto dos executivos da Azul, não fiquei com medo de perder o voo rs!

Chegando lá, eu me dirigi diretamente ao check-in da Azul, que é localizado no Terminal 4 do Aeroporto de Paris-Orly. Por sorte, o aeroporto estava vazio e por isso consegui passar pelo processo sem grandes demoras. Após despachar minha bagagem, segui rumo à área restrita do aeroporto. No entanto, depois de passar pelo raio-x, tive duas surpresas:

  • A primeira é que o portão de embarque (F24) era um pouco longe do local de check-in, então tinha que dar uma caminhadinha até chegar lá.
  • A segunda é que o meu bilhete de Classe Executiva não me dava acesso às salas VIP de Orly.

Importante: Até o momento, a Azul não possui convênio com salas VIP em Paris-Orly. Ou seja, mesmo se você estiver voando de Executiva (como foi o meu caso), só conseguirá acessar os espaços via LoungeKey, Priority Pass, Visa Airport Companion ou comprando acesso.

Embarque

Como tinha chegado ao aeroporto “em cima da hora”, o horário para embarcar estava se aproximando. Portanto, optei por não utilizar meus acessos às salas VIP e rumei ao portão de embarque para ser um dos primeiros a entrar no avião e tirar foto do assento com tranquilidade, sem atrapalhar os demais passageiros.

O embarque da Azul é realizado por seções e feito de maneira organizada. Passageiros viajando na Classe Executiva embarcam pela zona “B”, logo após o embarque de pessoas que requerem assistência.


Cabine e assento

Após passar pelo longo finger de Orly, embarquei no A350 da Azul. O layout da cabine (1-2-1) e as cores da Classe Executiva são semelhantes aos do A330-900neo da Azul. Contudo, vale frisar que, apesar de semelhança, toda a cabine foi remodelada com exclusividade ao A350.

Para o voo, meu lugar era o 3H – com vista para a janela (que eu particularmente prefiro). Sobre os assentos, todos oferecem acesso aos corredores da aeronave e são intercalados entre si.

Nos assentos da janela, há uma variação entre a posição dos consoles (uns do lado do corredor e outros do lado da janela). A mesma coisa acontece com os assentos do meio, alguns possuem as poltronas mais próximas e outros as poltronas mais separadas também devido aos consoles. Veja abaixo um exemplo:

Cada assento em si tem um monitor de alta resolução, luz de leitura, cabideiro e porta-trecos. Além disso, assim como na cabine econômica premium, há uma tomada, duas entradas USB tipo A e dois controles (o do sistema de entretenimento de bordo e o do assento).

A poltrona é flatbed (reclina 180º) e com uma largura boa. O cinto é de três pontas, diferente do assento do A330-900neo, e não incomoda na hora de reclinar o assento:

Além disso, abaixo do entretenimento de bordo, há um espaço para você esticar seus pés. Ele é mais largo do que o presente no A330 – o que pra mim é excelente, visto que dá para mexer os pés confortavelmente sem ficar batendo no fundo ou em cima do espaço.

Mesmo assim, uma coisa que não gostei muito foi o fato dele ser vazado do lado. Então apesar de maior mobilidade, seus pés podem acabar caindo durante o voo:

Outro detalhe que me incomodou um pouco é o fato da lateral dos assentos serem “curtas”, não oferecendo tanta privacidade. Isso pode ser um problema para quem viaja com os consoles do lado contrário ao corredor (como foi comigo), e tem dificuldade em pegar no sono em público (como também é o meu caso), já que qualquer pessoa que esteja passando pelo corredor consegue te ver dormir.

Por sorte, as pessoas que estavam do meu lado pegaram no sono rapidamente, então eu consegui dormir sem muitos problemas. Além disso, o assento favoreceu, pois é bem aconchegante e, na minha opinião, bem espaçoso!


Amenity Kit

O amenity kit do A350 da Azul vem com os seguintes itens:

  • Necessaire;
  • Lenços;
  • Creme para as mãos e creme labial da L’Occitane;
  • Máscara de dormir;
  • Protetor auricular;
  • Escova e pasta de dentes;
  • Meias;
  • Pente;
  • Caneta; e
  • Tag de bagagem personalizada da Azul.


Serviço de Bordo

Welcome drink

O serviço de bordo começou ainda em solo com o welcome drink. Optei pelo champanhe e o suco de laranja #mimosa. Além disso, também acompanha um saquinho de nuts salgadas.

Prato principal

Antes de alçarmos voo, a tripulação passou com o menu de bordo. O que me chamou atenção é que não era possível encontrar os pratos assinados pelo Chef Claude Troisgrois entre as opções.

Isso acontece porque o menu do Chef só está disponível em voos internacionais da Azul saindo do Brasil, e não o contrário – uma pena, porque queria provar novamente o filé de pirarucu com purê de mandioquinha 🙁 .

Enfim, como diz o ditado quem não tem cão caça com o gato”, e, para o prato principal, eu mantive o peixe, só troquei a espécie! Pedi o filé de salmão com molho de manteiga de limão kaffir, purê de ervilhas e funcho refogado. E acertei em cheio, viu?

Para beber, fui na única opção de vinho branco – ele era um pouco doce, mas eu gostei.

Como não sou dos maiores fãs de ervilha, o prato em si era um risco para o meu paladar. Mas foi de longe o melhor purê de ervilha que já provei. O ponto do salmão também estava certinho, nem mal passado para parecer um sashimi, nem tão passado para ficar seco.

Estava perfeito – parabéns à Azul!

Sobremesa

De sobremesa, acabei sendo surpreendido novamente. Originalmente, havia solicitada a seleção de queijos e a torta de nozes Pecan, mas a comissária me informou que a torta estava em falta e perguntou se podiam me entregar um mousse de chocolate no lugar.

Não sou dos maiores amantes de chocolate, principalmente mousse por ser muito doce, mas, como ia vir junto os queijos, então aceitei. Mais uma vez tive sorte! O mousse estava muito bom, o chocolate cremoso e na base ainda tinha nibs de cacau (que trazem um amargor que balanceia com o restante do prato). Ótima opção para quem, assim como eu, não gosta muito de doce!

Para acompanhar, tomei um delicioso vinho do Porto!

De estômago cheio, foi hora de descansar. Acordei já em terras brasileiras, quando estávamos próximos de Aracaju.

Café da manhã

Cerca de 1 hora antes do pouso, a tripulação veio com o café da manhã. Na minha bandeja tinha:

  • Omelete de queijo com batata baby assada;
  • Pão integral com manteiga e geleia de pêssego francesas (!);
  • Suco de laranja;
  • Café sem açúcar;
  • Seleção de frutas (kiwi, melão e grapefruit); e
  • Um copo d’água.

Depois desse café da manhã completo, ainda nos serviram iogurte (natural ou sabor morango), granola e mel.


Wi-Fi e Conectividade

Da mesma forma que aconteceu no voo de ida, o voo de Paris para Campinas não possui Wi-Fi a bordo.


Chegada em Campinas

O avião pousou em Viracopos às 4h36, mais cedo que o previsto. Por conta do horário, o aeroporto estava bem vazio, então todo o processo de desembarque e retirada de bagagens foi tranquilo e rápido.

Assim como falei no voo inaugural, os horários das operações são pontos a se destacar nessa rota da Azul. Isso porque todo o percurso é feito à noite, o que contribui para um descanso melhor do passageiro, mas também chegando em Campinas fora do horário de pico – evitando trânsito nas estradas.

Afinal de contas, ninguém merece chegar no Brasil e ainda ter que pegar o trânsito da Marginal de boas-vindas rs!


Comentário

O voo todo foi tranquilo – dessa vez sem passageiro para atrapalhar o meu sono (como foi no voo inaugural da Azul para Campinas rs). Foi minha primeira vez voando na Executiva do A350 da Azul e achei a experiência foi muito boa!

Desde o assento até o tratamento dos tripulantes comigo, tudo fez com que a longa viagem fosse mais tranquila.

O A350 é um avião que performa muito bem em longas distâncias e achei ele também bastante silencioso – o que contribui para passageiros que têm medo de voar ou aflição de ouvir o barulho do motor.

Alguém aqui já voou ou pensa em voar no A350 da Azul? Conte para mim aqui nos comentários!

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
9.1
Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsApp Entre para os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026!
Airport Park
Airport Park Reserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.