Como emitir passagens da Japan Airlines com milhas LATAM Pass

Programas de fidelidade Tutoriais

Por Ana Zacaron

Você sabia que dá para emitir passagens na Japan Airlines usando milhas do LATAM Pass? Nesta matéria, te mostramos tudo o que você precisa saber para fazer essa emissão de forma simples e fácil!

☞ pular para…


Como funciona o resgate com parceiras no LATAM Pass

O LATAM Pass é o único programa brasileiro que ainda usa uma tabela fixa para resgates em companhias parceiras. Porém, desde a mudança no sistema de emissões, não é mais possível consultar a disponibilidade desses voos online.

Se você não está familiarizado com esse tipo de resgate, funciona assim: quando um voo é operado 100% por uma companhia parceira, o valor em milhas segue uma tabela fixa, variando conforme a origem e o destino. O programa organiza os países por regiões e define os valores de resgate com base nessa divisão.

Por exemplo, um voo entre Nova York e Tóquio entra na categoria de resgates entre América do Norte e Ásia Oriental. Se for operado por uma companhia parceira, como a Japan Airlines (JAL), terá um valor fixo. Já se for um voo da própria LATAM, o valor pode variar conforme data, disponibilidade e promoções – podendo ser mais barato ou mais caro do que o resgate com a parceira.

A disponibilidade desses voos costuma ser limitada, pois depende da quantidade de assentos que a companhia parceira libera. A LATAM não tem controle sobre isso – quem decide quantos assentos estarão disponíveis é a própria empresa que opera o voo, como a JAL ou a Delta.

Por terem valores fixos, esses resgates só dependem de disponibilidade e não sofrem variações no valor em milhas. Porém, desde a mudança no LATAM Pass, essas passagens só podem ser emitidas pelo call center ou WhatsApp. Se você buscar no site, pode até encontrar os mesmos voos, mas eles estarão com tarifas comerciais, que costumam ser bem mais caras do que a tarifa award disponível via call center.


As tabelas fixas do LATAM Pass

Como mencionamos antes, nos voos operados por companhias parceiras da LATAM, como a JAL, os resgates no LATAM Pass seguem valores tabelados, que variam conforme a origem e o destino.

Abaixo, você confere as quatro tabelas de precificação do programa, organizadas pelas classes existentes:


Disponibilidade compartilhada

Quando uma companhia aérea libera assentos para resgate com milhas, essa disponibilidade é compartilhada entre todos os programas de fidelidade parceiros. Vamos a um exemplo para entender melhor.

A Japan Airlines (JAL) disponibilizou cinco assentos na Classe Executiva para resgate com milhas no voo JL3 entre Nova York (JFK) e Tóquio (HND) no dia 10 de setembro. Esses assentos podem ser emitidos tanto pelo Mileage Bank, programa da própria JAL, quanto por parceiros como o AAdvantage (American Airlines), LATAM Pass (LATAM) e Executive Club (British Airways), entre outros.

Se um passageiro do AAdvantage resgatar dois bilhetes e outro do LATAM Pass emitir três, todos os assentos liberados para resgate com milhas nesse voo estarão esgotados. É por isso que dizemos que a disponibilidade é compartilhada.

Vale lembrar que, embora essa seja a regra na maioria dos casos, não é algo absoluto. Alguns programas podem ter acesso a mais assentos ou, em certos casos, nenhum assento disponível.


Como encontrar disponibilidade de voos com a Japan Airlines

O LATAM Pass permite resgates com a Japan Airlines usando sua tabela fixa, assim como já acontece com a Delta e a Qatar Airways. Para encontrar a disponibilidade de tarifas award, podemos usar os sites de outras companhias da oneworld, aliança aérea da qual a JAL faz parte. Confira abaixo:

Lembre-se de que usamos os sites das companhias parceiras apenas para consultar a disponibilidade de voos, e não para emitir as passagens. Por isso, ignore os valores exibidos nesses programas, pois eles não correspondem ao que será cobrado pelo LATAM Pass.

Entre os sites disponíveis, o da American Airlines é um dos mais fáceis de usar. A companhia possui um dos maiores acervos de tarifas award disponíveis online. Para pesquisar, basta acessar o site da American Airlines – não é necessário ter uma conta no AAdvantage para fazer a busca.

No campo de pesquisa, informe os trechos e as datas desejadas, selecione a opção “Resgatar com milhas” e clique em “Localizar voos”. No exemplo abaixo, buscamos o trecho de Nova York (JFK) para Tóquio (HND).

Depois disso, o site mostrará os voos disponíveis na data escolhida. No nosso exemplo, ele encontrou o voo JL3 da Japan Airlines, com disponibilidade na Classe Econômica. Em outras datas, você também pode encontrar assentos disponíveis na Classe Executiva ou até mesmo na Primeira Classe.

Se quiser verificar outras datas, o site da American Airlines oferece a opção de abrir um calendário para visualizar a disponibilidade ao longo do mês. Para isso, basta clicar na aba “Calendário”, localizada ao lado da barra onde as tarifas são exibidas.

Depois disso, será exibida uma tela com a visão mensal, onde você pode filtrar os voos de acordo com o número de escalas e a classe desejada. Confira abaixo:

Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar a disponibilidade na data desejada. Com a data em mãos, é só entrar em contato com o LATAM Pass para fazer a emissão do seu voo.


Como realizar a emissão no LATAM Pass

Como mencionamos no início do texto, o contato com o LATAM Pass pode ser feito pelo call center ou pelo WhatsApp. Veja abaixo o passo a passo para cada canal.

Emissões via Call Center 

Para emitir sua passagem pelo call center, ligue para 4002-5700 e, quando a atendente virtual perguntar o motivo da ligação, responda “Falar com atendente”. Em seguida, informe o objetivo da solicitação, dizendo “Emissão com tabela fixa”, e sua chamada será direcionada para um agente.

Outra opção é navegar pelo menu telefônico, digitando as opções 2 > 2, para ser transferido diretamente para a central de emissões com tabela fixa.

Dica importante! Durante a ligação, evite mencionar que encontrou a disponibilidade em sites de outras companhias. Os atendentes podem afirmar que os sistemas são diferentes ou que não conseguem tarifar o itinerário corretamente. Caso o agente não encontre a disponibilidade desejada, simplesmente desligue e tente novamente – repita o processo quantas vezes for necessário.

Emissões via WhatsApp

A LATAM também disponibiliza atendimento por WhatsApp para emissões com companhias parceiras utilizando a tabela fixa. Basta entrar em contato pelo telefone +56968250850 e enviar a seguinte mensagem padrão:

Quero resgatar passagens com meus Pontos LATAM Pass [até o presente momento, o sistema ainda não foi atualizado para “milhas LATAM Pass”]
Minha viagem seria: (coloque aqui se é Ida ou Ida e Volta)
Origem: (Insira os código dos aeroportos pretendidos)
Data de ida: (insira a data de ida no formato AAAA-MM-DD)
Data de volta: (insira a data de volta no mesmo formato da ida, caso tenha)
Cabine: (digite a cabine pretendida, como por exemplo, econômica ou executiva)
Adultos: (coloque o número de adultos)
Crianças: (coloque o número de crianças)
Bebês: (coloque o número de bebês)

Atenção! Não é necessário inserir nenhuma outra mensagem antes, como cumprimentos de “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”. Se você fizer isso, o sistema não reconhecerá sua solicitação e não irá te transferir para o atendente. Envie diretamente a mensagem padrão com a sua solicitação.

Com o formulário preenchido, entrei em contato pelo WhatsApp com o atendente, que conseguiu encontrar a disponibilidade do voo pretendido. Escolhi uma emissão de Nova York (JFK) para Tóquio (HND) em classe econômica:

Veja que o preço cobrado pelo trecho foi de 53.000 milhas + 189,46 de taxas, que é exatamente o valor que a tabela fixa do programa estipula em voos da América do Norte para a Ásia Oriental.


Comentário

Dando continuidade à nossa série de tutoriais sobre como emitir voos de companhias parceiras com o LATAM Pass, hoje mostramos o passo a passo para buscar disponibilidade e realizar emissões com a Japan Airlines (JAL).

Diferente de outras companhias parceiras, a JAL não opera voos de/para o Brasil. Por isso, para voar com ela, é necessário partir de um país onde a companhia tenha operações.

No nosso exemplo, usamos um voo saindo de Nova York, mas a JAL também opera em outras cidades dos Estados Unidos, como Los Angeles (LAX), São Francisco (SFO) e Chicago (ORD). Se quiser explorar outras opções, temos um tutorial aqui no PP sobre o Flight Connections, uma ferramenta que ajuda a identificar as rotas operadas por cada companhia, facilitando sua busca.

Gostou da dica? Confira também o nosso tutorial de como emitir passagens da Delta usando milhas LATAM Pass!


Texto originalmente escrito pela editora Ana Zacaron em 30/08/2022 e atualizado em 17/03/2025 pelo editor Jonny Farias.


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.