fbpx

Aprenda a utilizar o FlightConnections como um usuário avançado

Guias Notícias Tutoriais

Por Dymitri Leão

Você sempre se pergunta para quais destinos pode voar a partir de determinado aeroporto de origem, ou então a partir de quais aeroportos de origem pode chegar a um aeroporto de destino através de voos diretos ou com conexões? Já se perguntou também com quais companhias aéreas você pode voar entre origens e destinos diversos? Pois bem, se essas eram (ou são?) as suas dúvidas, saiba que existe um site excelente para te ajudar com isso: o FlightConnections!

flightconnections

pular para…

  1. Ambientação inicial ao FlightConnections
  2. Conta grátis ou paga no FlightConnections?
  3. Catálogo de aeroportos – disponível na versão gratuita
  4. Busca com origem fixa – disponível na versão gratuita
  5. Busca com destino fixo – disponível na versão gratuita
  6. Filtro por companhias aéreas – disponível na versão gratuita com limitação
  7. Filtro por alianças aéreas – exclusivo da versão paga
  8. Filtro por datas – exclusivo da versão paga
  9. Filtro por classes – exclusivo da versão paga
  10. Filtro por aeronaves – exclusivo da versão paga
  11. Aplicativo – exclusivo da versão paga
  12. Vale a pena utilizar o FlightConnections?

Ambientação inicial ao FlighConnections

Ao acessar o site do FlightConnections, você irá se deparar com a tela abaixo. Perceba que há espaços para propagandas (meu navegador web inibe) e algumas funcionalidades aparecem com um cadeado ao lado, indicando que há restrições de uso para a conta gratuita. Iremos comentar a respeito das diferenças entre as versões gratuita e paga no próximo tópico.

flightconnections

No canto superior direito da tela exibida acima, há uma bandeira do Reino Unido e a sigla EN, indicando que a exibição do site está sendo feita em inglês britânico. Ao clicar na bandeira, é possível mudar o idioma para outros 5 idiomas, inclusive para o português de Portugal. Contudo, neste post iremos manter a versão do site com inglês britânico, com as devidas traduções quando necessário.

Ao lado do botão de Log in, há 3 pontos verticais. Ao clicar nesses pontos, será aberto um Menu. Dentre outras opções, que iremos explicar em detalhes ao longo deste post, perceba que há uma opção chamada “Go Premium (€ 2.99* / month)”. Veja o próximo tópico para entender se você gostaria ou não de utilizar a versão gratuita ou paga do FlightConnections.


Conta grátis ou paga no FlightConnections?

Antes de mais nada, saiba que boa parte das funcionalidades do FlightConnections pode ser utilizada com a versão gratuita do site. Eu, por muito tempo, utilizei apenas a versão gratuita do FlightConnections, então não se preocupe: você conseguirá fazer bastante coisa com ela! Contudo, há propagandas e interrupções na navegação constantemente, o que prejudica a usabilidade. Se desejar, você poderá contratar a versão paga do FlightConnections, conforme mencionamos no tópico anterior.

Nas telas abaixo, perceba que há duas versões pagas do FlightConnections: a “Personal” (pessoal) e a “Business” (empresarial). A conta pessoal é suficiente. Com ela, dentre outras vantagens que exploraremos neste post, não há propagandas, e com isso a navegação não sofre interrupções e fica mais rápida. Ao clicar no botão “Continue”, você deverá informar um e-mail e um senha para a sua conta, clicando em seguida no botão “Create my account”.

Após preencher os dados bancários, será criada uma conta paga no FlightConnections com renovação anual, ao custo de 2,99 euros por mês, em uma cobrança única de 35,88 euros.

flight connections

Nos próximos tópicos, deixaremos claro ao lado dos seus nomes se a funcionalidade discutida está disponível na versão gratuita do FlightConnections ou se há restrições de uso, necessitando eventualmente da versão paga para acesso total ou melhorado.


Catálogo de aeroportos – disponível na versão gratuita

Ao clicar nos 3 pontos no canto superior direito da tela e abrir o Menu, você verá as seguintes opções na parte inferior:

flightconnections

Airports by country – Aeroportos por país

Nessa tela, você poderá buscar toda a lista de aeroportos por País, com filtro pela letra inicial do nome do País.

Veja por exemplo a lista de todos os aeroportos do Brasil, com os seus respectivos códigos IATA. É possível filtrar pela letra inicial também.

flightconnections

Airports by airport code – Aeroportos por código do aeroporto

De forma análoga, é possível pesquisar os nomes dos aeroportos a partir dos seus códigos IATA, filtrando pela letra inicial do código.

flight connections iata


Busca com origem fixa – disponível na versão gratuita

Nesse tipo de busca, você deverá inserir no campo “From” a cidade ou código IATA do aeroporto de origem e selecionar a opção apresentada pelo FlightConnections. A partir desse momento, no mapa serão exibidos pontos que representam as localizações de todos os aeroportos que podem ser alcançados a partir do aeroporto de origem selecionado, considerando apenas voos diretos.

Se desejar, você pode habilitar a opção “Show indirect destinations” e o FlightConnections passará a exibir pontos que representam os aeroportos que podem ser alcançados a partir do aeroporto de origem com uma ou mais conexões. Perceba que os pontos tem cores diferentes, cuja legenda é a seguinte:

  • Pontos azuis: aeroportos que possuem mais de 50 rotas diretas;
  • Pontos amarelos: aeroportos que possuem mais de 10 e menos de 50 rotas diretas; e
  • Pontos vermelhos: aeroportos que possuem menos de 10 rotas diretas.

Veja abaixo um exemplo em que foi selecionado o aeroporto de Recife (código IATA: REC) como aeroporto de origem. Na tela da esquerda, foram exibidos apenas os aeroportos possíveis de serem alcançados com voos diretos. Já na tela da direita, foram exibidos os aeroportos que podem ser alcançados com uma ou mais conexões.

Ao passar o mouse sobre os pontos exibidos no mapa, os nomes das cidades e códigos IATA dos aeroportos irão aparecer. Ao clicar em algum desses pontos, a rota será especificada no canto esquerdo da tela. Por exemplo, ao passar o mouse sobre o ponto localizado em Belém (código IATA: BEL) e após clicar nesse ponto, o FlightConnections retornou que há apenas 1 rota direta entre Recife e Belém, e que o voo é operado pela Azul.

Perceba que também é dita que a frequência de voos ocorre todos os dias da semana (su, mo, tu, we, th, fr, sa correspondem respectivamente a sunday → domingo, monday → segunda-feira, tuesday → terça-feira, wednesday → quarta-feira, thursday → quinta-feira, friday → sexta-feira e saturday → sábado). Há também a indicação da distância a ser voadas em milhas (1 milha = 1,609 Km) e a duração estimada do voo.

Veja abaixo um exemplo de rota indireta entre Recife e Dakar (código IATA: DSS), capital do Senegal.


Busca com destino fixo – disponível na versão gratuita

De forma análoga ao tópico anterior, é possível selecionar um destino fixo e identificar a partir de quais origens é possível chegar até aquele destino, seja com voos diretos ou com uma ou mais conexões. Veja abaixo um exemplo em que foi selecionado como destino fixo Johannesburg (código IATA: JNB).

Se colocarmos o mouse sobre o ponto que representa o aeroporto de Calgary (IATA: YYC), no Canadá, e após clicar nesse ponto, o FlightConnections retornou que há 7 rotas indiretas entre Calgary e Johannesburg, e que o voos realizam conexões em Nova Iorque (Air Canada e United Airlines), Paris (WestJet e Air France), Atlanta (WestJet e Delta), Amsterdam (KLM), Londres (Air Canada e British Airways ou Virgin Atlantic), Zurique (Edelweiss Air e Swiss) e Frankfurt (Condor, Air Canada ou Eurowings e Lufthansa).


Filtro por companhias aéreas – disponível na versão gratuita com limitação

Suponha que por motivos quaisquer, por exemplo para usufruir dos benefícios de um status ou milhas de um programa de fidelidade específico, você deseja realizar voos apenas com uma determinada companhia aérea.

Por exemplo, você quer voar para Buenos Aires (código IATA: EZE) apenas com a LATAM e em voos diretos. Você já aprendeu a filtrar os voos pelo destino. Agora vamos incrementar o raciocínio e filtrar também a companhia aérea.

FlightConnections

Basta então clicar em “Airlines” (companhias aéreas), selecionar a companhia aérea desejada (no caso a LATAM) e pronto. Veja que o mapa exibe todas as rotas com voos diretos operados pela LATAM e cujo destino é Buenos Aires.

Observação importante: na versão gratuita, você pode filtrar apenas uma companhia aérea por vez. Para realizar o filtro de múltiplas companhias aéreas ao mesmo tempo, é necessário adquirir a versão paga do FlightConnections.


Filtro por alianças aéreas – exclusivo da versão paga

Essa é uma das minhas funcionalidades preferidas, pois me faz otimizar bastante as minhas pesquisas por itinerários possíveis. Por exemplo, suponha que você possui milhas aéreas nos seguintes programas de fidelidade:

  • AAdvantage – American Airlines – Aliança oneworld; e
  • TAP Miles&Go – TAP – Aliança Star Alliance.

No exemplo a seguir, você está montando um itinerário e se encontra em Frankfurt. Você deseja então saber quais voos você pode emitir com milhas para seguir viagem. Se você filtrar a aliança aérea com oneworld, irão aparecer 13 rotas diretas.

FlightConnections

Já se você filtrar a aliança aérea com Star Alliance, a quantidade de opções sobe muito, e por quê?! Oras, Frankfurt é Hub da Lufthansa, que por sua vez faz parte da Star Alliance. 😉

Alguns destinos podem ser alcançados por voos de ambas as alianças, então neste exemplo o critério para escolher se você usa milhas do AAdvantage ou do TAP Miles&Go devem ser por exemplo:

  • precificação;
  • facilidade de obtenção das milhas;
  • facilidade no resgate das passagens aéreas;
  • horários dos voos, etc.

Essa é uma das melhores ferramentas do FlightConnections e permite montar itinerários complexos de forma muito fácil, inclusive roteiros de viagens de volta ao mundo! 😀


Filtro por datas – exclusivo da versão paga

Alguns voos são sazonais, ou seja, ocorrem apenas em algumas época do ano, e o FlightConnections exibe isso, conforme já mostramos nos tópicos anteriores. Se você tiver a data exata do seu voo, ou pelo menos um intervalo de datas bem definido, poderá pesquisar por rotas específicas que ocorram nessas datas.

Por exemplo, um voo sazonal é o da Iberia entre Madri (código IATA: MAD) e Malé (código IATA: MLE), Capital das Maldivas, que se encerra em fevereiro.

Se você clicar em “Dates” (Datas) e refizer essa pesquisa no mês de março, por exemplo, serão encontradas apenas rotas indiretas.

São 15 rotas indiretas com até 1 parada.

FlightConnections


Filtro por classes – exclusivo da versão paga

Mais uma ótima funcionalidade exclusiva da versão paga. Você já se perguntou por exemplo que rotas poderia voar em classe executiva ou primeira classe a partir de uma origem, ou para chegar em um determinado destino? Pois bem, esse filtro por classes é uma mão na roda!

Suponha que você quer voar na Primeira Classe da Lufthansa. Basta então filtrar a companhia aérea com Lufhtansa, a classe como “First Class” (Primeira Classe) e “voilá”, o mapa está pronto!

FlightConnections

Incrível, não acha?! Agora ficou fácil caçar as executivas e primeiras classes com as quais você quer voar. 😉


Filtro por aeronaves – exclusivo da versão paga

Se você possui uma aeronave preferida, saiba que com a versão paga do FlightConnections você pode filtrar rotas operadas exclusivamente por um tipo de aeronave!

Por exemplo, a Emirates introduziu no final de 2017 um novo conceito de Primeira Classe, no qual as suítes tem portas do teto ao chão, além de diversas novas comodidades como assento com sensação de gravidade zero, cromoterapia, binóculos, janela virtual, entre outros.

A Emirates diz que essa nova cabine é um “Game Changer”, ou seja, uma “mudança de jogo”. De fato, a cabine é excepcional!

Atualmente, essa nova cabine de Primeira Classe está disponível apenas nas aeronaves Boeing 777-300ER da Emirates em algumas rotas específicas, por exemplo na rota entre Dubai (código IATA: DXB) e Frankfurt (código IATA: FRA). Não são todas as aeronaves desse modelo que contam com essa nova cabine, mas já é um começo saber onde esse modelo de aeronave opera.

Suponha então que você quer filtrar todos os voos em Primeira Classe da Emirates com origem em Dubai e que utilizam aeronaves Boeing 777-300ER. Basta realizar filtros que você já aprendeu e acrescentam o filtro “Aircrafts” (Aeronaves) com o Boeing 777-300ER. O mapa a seguir ilustra o resultado.

FlightConnections


Aplicativo – exclusivo da versão paga

Se você utiliza a versão paga, está disponível um excelente aplicativo para o seu smartphone. Utilizo a versão disponível para o iPhone e não tenho do que reclamar. Todas as funcionalidades do site estão também disponíveis no aplicativo.


Vale a pena utilizar o FlightConnections?

Sim, vale muito a pena utilizar o FlightConnections! Mesmo utilizando a versão gratuita, você terá a sua disposição muitas funcionalidades excelentes, que certamente irão te auxiliar a montar seus itinerários, dos mais simples aos mais complexos.

Juntamente com o ITA Matrix, GCMap, ExpertFlyer e myFlightradar24, o FlightConnections é uma das ferramentas indispensáveis para todo Aviation Geek, ou mesmo para aqueles que querem otimizar as suas emissões de passagens. Sugerimos as leituras dos nossos tutoriais sobre as outras ferramentas citadas acima. 😉

ITA Matrix

GCMap

ExpertFlyer

myFlightradar24

Você já conhecia o FlightConnections? O que achou da ferramenta? Conte para nós utilizando a seção de comentários abaixo.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
70% de desconto no seu Seguro Viagem!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.