fbpx

ITA Matrix – Emitindo passagens aéreas

Guias Tutoriais

Por Dymitri Leão

Finalizando a nossa série de posts técnicos sobre o ITA Matrix, vamos mostrar como emitir passagens aéreas encontradas na plataforma, neste post intitulado ITA Matrix – Emitindo passagens aéreas. Já havíamos lançado o nosso Guia básico do ITA Matrix e também o ITA Matrix Avançado – Dominando a Ferramenta, com informações valiosas para que você possa se ambientar ao maravilhoso universo do ITA Matrix, do básico ao avançado. Caso você não seja familiarizado com essa ferramenta, sugerimos que você inicialmente leia os nossos dois guias iniciais. Desta forma, você irá conseguir em seguida entender e acompanhar este guia referente à emissão de passagens aéreas  encontradas através do ITA Matrix.

ita matrix passagens

Iremos cobrir neste post os seguintes tópicos: Recapitulando o guia básico do ITA Matrix, Recapitulando os controles avançados do ITA Matrix e Emitindo passagens aéreas encontradas com a ajuda do ITA Matrix.

Siga os links do índice abaixo para navegar diretamente para algum tema de interesse, caso já tenha alguma experiência com o ITA Matrix. Caso contrário, sugerimos a leitura deste post na sequência.

 pular para…

  1. Recapitulando o guia básico do ITA Matrix
  2. Recapitulando os controles avançados do ITA Matrix
  3. Emitindo passagens aéreas encontradas com a ajuda do ITA Matrix
  4. Vale a pena usar o ITA Matrix?

Recapitulando o guia básico do ITA Matrix

Conforme comentamos no nosso guia básico do ITA Matrix, é muito importante pontuar duas coisas:

  1. O ITA Matrix é uma ferramenta de busca de voos, e não de emissão de passagens aéreas. Logo, qualquer itinerário de voos que o ITA Matrix exibir deverá ser comprado por fora dessa ferramenta, quer seja diretamente com as cias aéreas envolvidas, quer seja com alguma agência de turismo, de forma presencial ou virtual. No post de hoje nós abordaremos exatamente a emissão de passagens aéreas para itinerários de voos encontrados com a ajuda do ITA Matrix. Iremos mostrar algumas ferramentas bem interessantes para fechar com chave de ouro a nossa série de posts técnicos sobre o ITA Matrix. Confira mais abaixo! 🙂
  2. Por ser uma ferramenta muito poderosa, alguns itinerários montados pelo ITA Matrix, especialmente os mais complexos, podem ser de difícil emissão até mesmo por um agente de viagens experiente. Abordamos em mais em detalhes essas questões de controles avançados do ITA Matrix no nosso post ITA Matrix Avançado – Dominando a Ferramenta.

Conforme pode ser encontrado nesse artigo da Wikipedia (em inglês), o primeiro produto da ITA Software foi um sistema de busca de preços de passagens aéreas chamado QPX. Este sistema foi e ainda é utilizado por algumas agências de viagens como CheapTickets, Kayak e Orbitz, além de cias aéreas como Alitalia, American Airlines, ANA, Delta Air Lines, United Airlines, dentre outras. A ITA Software, agora uma divisão do Google, também hospeda o seu próprio site de busca de passagens aéreas baseado no QPX, que é exatamente o foco deste guia: o ITA Matrix.

Apesar da aquisição do ITA Matrix pelo Google, a ferramenta original foi mantida nesse endereço web. Comparando o ITA Matrix com o Google Flights, contudo, podemos dizer sem sombra de dúvidas que o ITA Matrix parece o Google Flights na sua melhor versão Aviation Geek, incrementada, mais potente!

Entretanto, o ITA Matrix não é conhecido por ser uma ferramenta das mais amigáveis. Pensando nisso, o Passageiro de Primeira iniciou junto com você, caro leitor, uma jornada para explorar o funcionamento interno dessa que é uma das ferramentas de pesquisa de voos mais poderosas que existe.


Recapitulando os controles avançados do ITA Matrix

Conforme ensinamos no nosso post ITA Matrix Avançado – Dominando a Ferramenta, os controles avançados do ITA Matrix são classificados em códigos de roteamento (routing codes) e códigos de extensão (extention codes).

Códigos de roteamento (routing codes)

Há dois tipos de códigos que podemos inserir como códigos de roteamento, determinando conexões preferenciais e também cias aéreas preferenciais. Dessa forma, conseguimos ter maior controle sobre como serão montadas as rotas das passagens que o ITA Matrix irá exibir nos seus resultados.

Alguns exemplos de códigos de roteamento são fornecidos pelo próprio ITA Matrix, conforme exibido abaixo.

ITA Matrix

Para entender a lista de exemplos de códigos de roteamento fornecida pelo ITA Matrix e exibida acima, é importante compreender os códigos relativos aos exemplos:

  • NYC – código IATA utilizado para buscar todos os aeroportos em Nova Iorque;
  • DEN – código IATA do aeroporto de Denver;
  • EWR – código IATA do aeroporto de Newark;
  • CVG – código IATA do aeroporto de Cincinnati;
  • SLC – código IATA do aeroporto de Salt Lake City;
  • CHI – código IATA utilizado para buscar todos os aeroportos em Chicago;
  • AA – código IATA da American Airlines;
  • UA – código IATA da United Airlines;
  • DL –  código IATA da Delta Air Lines;
  • AF – código IATA da Air France.

Para maiores detalhes e exemplos sobre o uso dos códigos de roteamento do ITA Matrix, sugerimos a leitura do nosso post ITA Matrix Avançado – Dominando a Ferramenta.

Códigos de extensão (extension codes)

Os códigos de extensão são classificados em códigos que controlam a seleção de itinerários, bem como em códigos que controlam a tarifação das passagens aéreas. Dessa forma, podemos ter mais controle sobre classes tarifárias específicas que buscamos, por exemplo.

Alguns exemplos de códigos de extensão são fornecidos pelo próprio ITA Matrix, conforme exibido abaixo.

Códigos de extensão que controlam a seleção de itinerários

Códigos de extensão que controlam a tarifação das passagens aéreas

Para maiores detalhes e exemplos sobre o uso dos códigos de extensão do ITA Matrix, sugerimos a leitura do nosso post ITA Matrix Avançado – Dominando a Ferramenta.


Emitindo passagens aéreas encontradas com a ajuda do ITA Matrix

Como não cansamos de dizer, o ITA Matrix é uma ferramenta poderosíssima para a busca de passagens aéreas e montagem de itinerários complexos. Infelizmente, o ITA Matrix não fornece uma opção nativa para a compra das passagens aéreas exibidas nos resultados de busca por itinerários.

A boa notícia é que existem diversas ferramentas online, de terceiros, que podem converter um itinerário encontrado no ITA Matrix em um link de reserva direto com a companhia aérea que opera os voos, ou redirecionando o usuário para alguma agência de viagem online. Como são diversas ferramentas existentes com essa mesma finalidade, vamos mostrar a seguir o uso de apenas algumas delas.

É válido ressaltar que sempre que possível você deve realizar a emissão das passagens aéreas diretamente nos sites das respectivas cias aéreas. Isso porque você terá uma série de benefícios, tais como um maior controle sobre as passagens aéreas no que diz respeito a possíveis alterações e/ou cancelamentos, por exemplo. Caso você não consiga realizar a emissão das passagens aéreas diretamente com as respectivas cias aéreas, você poderá tentar a emissão através de agências de viagem online. Com o uso das ferramentas que mostraremos a seguir, atente-se para o fato de que será cobrado um IOF de 6,38% ao utilizar um cartão de crédito brasileiro nas transações bancárias, pois as agências de viagem online indicadas são estrangeiras.

BookWithMatrix

Dentre as diversas ferramentas existentes, talvez a mais fácil de usar seja o BookWithMatrix, um site desenvolvido especificamente para a emissão de passagens encontradas com a ajuda do ITA Matrix. Usar o BookWithMatrix não poderia ser mais simples: depois de chegarmos à página de resultados do ITA Matrix, com todos os detalhes do itinerário, basta copiar a página inteira e colar no BookWithMatrix. Isso mesmo! Simples, não acham? Para fazer isso, basta utilizar os comandos Ctrl + A e Ctrl + C na página de resultados do ITA Matrix, e depois Ctrl + V, na página do BookWithMatrix. Os comandos equivalentes nos MacBooks são: Cmd + A, Cmd + C e Cmd + V. Veja abaixo a página inicial do BookWithMatrix, com o campo no qual você deverá colar a página do ITA Matrix.

ITA Matrix passagens

Vamos exemplificar o uso do BookWithMatrix para a emissão de uma passagem aérea com roteamento complexo entre o aeroporto Suvarnabhumi, em Bangkok (código IATA: BKK), e o aeroporto Schiphol, em Amsterdã (código IATA: AMS). As premissas da busca são as seguintes:

  1. Todos os segmentos voados devem ser em classe executiva.
  2. Queremos maximizar o número de conexões, para ter o melhor custo-benefício entre a quantidade de voos em executiva e o valor pago. Não nos importaremos com a duração total da viagem. Buscaremos então voos com 2 conexões.
  3. O início da viagem deve ser realizado exatamente em 1º de maio de 2021.

Conforme já discutimos no nosso post ITA Matrix Avançado – Dominando a Ferramenta, o código de roteamento a ser utilizado é F F F, e o preenchimento da tela de pesquisa do ITA Matrix deve ser feito conforme ilustrado a seguir.

ITA Matrix passagens

A tela de resultados para essa busca, na data de escrita deste post, exibiu os resultados a seguir.

ITA Matrix passagens

Vamos escolher o 1º resultado e clicar nele, chegando à página de resultados exibida a seguir.

ITA Matrix

Essa página acima é exatamente aquela que você deve copiar e colar no BookWithMatrix. Realizando os procedimentos que já descrevemos acima, chegamos ao seguinte resultado:

Da análise da imagem acima, perceba que na parte superior direita foi dada a opção de instalar uma extensão do BookWithMatrix para o seu navegador, o que facilita ainda mais o processo já descrito acima. Além disso, foi indicada a compra das passagens através da agência de viagens online OneTravel. Após sermos redirecionados para o site da OneTravel e após filtrarmos os voos com 2 ou mais conexões, conseguimos achar o mesmo voo que havíamos encontrado no ITA Matrix, e curiosamente ele estava até mais barato! Perfeito, não acham?! 🙂

PowerTools

O PowerTools é uma ferramenta complementar ao ITA Matrix, ampliando a sua capacidade ao permitir a emissão de passagens aéreas. Diferente do BookWithMatrix, que não exige nenhuma instalação adicional, para usar o PowerTools você precisará de um passo adicional antes de iniciar o seu uso, mas nada muito complicado.

O PowerTools foi desenvolvido na linguagem JavaScript e é executado em segundo plano junto com a página do ITA Matrix, de forma quase imperceptível, o que é ótimo para a experiência de navegação do usuário. Além de oferecer integração com mais agências de viagens online do que o BookWithMatrix, essa ferramenta é capaz de proporcionar emissões de itinerários mais complexos com mais facilidade.

Além disso, como o PowerTools foi desenvolvido e é atualizado constantemente por usuários do FlyerTalk, percebe-se que a todo momento novos recursos e agências de viagem online vão sendo adicionados, o que é excelente!

A forma mais simples de instalar o PowerTools é através do uso de extensões para os seguintes navegadores: Google ChromeMozilla Firefox, Opera e Microsoft Edge.

Por exemplo, ao clicar no link acima para o Mozilla Firefox, a seguinte tela será exibida:

ITA Matrix

Basta então clicar no botão “+ Add to Firefox” e prosseguir com a instalação de forma bem simples!

Ao realizarmos a mesma pesquisa do exemplo anterior após a instalação do PowerTools, a figura abaixo ilustra o resultado obtido.

Perceba que foi adicionada uma barra na lateral direita da página de resultados, contendo links para diversas agências de viagem online, além de informações da rota e aeroportos que a compõe. Basta então testar algumas das agências de viagem para tentar emitir exatamente os voos que o ITA Matrix encontrou na sua busca. Simples, prático e bastante funcional, não acham?! Infelizmente o ITA Matrix não oferece essa opção de emissão de voos de forma nativa na sua plataforma, mas felizmente os Aviation Geeks mundo afora sempre encontram uma alternativa. 🙂


Vale a pena usar o ITA Matrix?

Ao final dessa série de guias sobre o ITA Matrix, do básico ao avançado, nós do Passageiro de Primeira esperamos que você tenha se familiarizado com vários comandos básicos e avançados dessa que é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais interessantes, sofisticadas e poderosas que existem para a busca de voos com tarifas pagantes. Com o uso de ferramentas adicionais de terceiros, mostramos também que é possível a emissão simplificada de passagens que você encontrar nos resultados do ITA Matrix, mesmo que a plataforma não ofereça essa função de forma nativa.

Portanto, do exposto acima, afirmamos que vale a pena sim utilizar o ITA Matrix, e muito, ainda mais se você se tornar um usuário avançado nessa ferramenta! Ressaltamos novamente, entretanto, que se você deseja fazer emissões de passagens com milhas aéreas, a ferramenta adequada para você é na verdade o ExpertFlyer.

A confecção dessa série de guias do ITA Matrix, do básico ao avançado, teve por objetivo ser rico em detalhes para que você possa dominar o ITA Matrix até se tornar um usuário avançado na plataforma! Se você não está familiarizado com o ITA Matrix, recomendamos a leitura do nosso Guia básico do ITA Matrix, para que em seguida você possa iniciar os seus estudos avançados do ITA Matrix através do nosso post ITA Matrix Avançado – Dominando a Ferramenta. Após esse estudo inicial, você poderá utilizar a ajuda do guia de emissão de passagens que lançamos neste post.

É válido ressaltar que além das duas ferramentas exibidas neste post, há muitas outras disponíveis e que tem funcionamento similar, por exemplo o Tampermonkey. Porém, as que foram apresentadas neste post são suficientes para que você consiga ser bem sucedido em diversas emissões de passagens aéreas, além de serem extremamente fáceis de serem utilizadas. Não se esqueça de que ao utilizar um cartão de crédito brasileiro para a compra de passagens aéreas através das agências de viagem online mencionadas, será cobrado um IOF de 6,38%.

Sugerimos também a leitura dos nossos Guia básico do ExpertFlyer e Guia avançado do ExpertFlyer, que apresentam essa outra fantástica ferramenta indispensável para todos nós Aviation Geeks!

Você já utilizava algumas das ferramentas que apresentamos hoje para emitir passagens aéreas encontradas no ITA Matrix? Utilize a seção de comentários abaixo e enriqueça este post com a sua experiência utilizando o ITA Matrix para montar seus itinerários, com a posterior emissão das passagens aéreas.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.