fbpx

Como emitir passagens na Emirates usando milhas do TAP Miles&Go

Guias Programas de fidelidade Tutoriais

Por Fábio Vilela

Uma das companhias aéreas que tem acordo de programa de fidelidade com a TAP (frequent flyer agreement, em inglês) é a Emirates. Isso significa que é possível acumular milhas de voos da companhia árabe no Miles&Go e emitir bilhetes com milhas do programa para voar com ela. A parte do acúmulo é relativamente fácil – mas, e a parte do resgate? Você sabe como emitir passagens da Emirates utilizando milhas do TAP Miles&Go? Aprenda nesse post!

tap miles&go emirates

☞ pular para…


Regras e peculiaridades

Vamos começar com algumas regrinhas específicas:

  • O resgate é feito somente somente por telefone (call center);
  • Cada passagem roundtrip (ida + volta) pode ter até 6 segmentos de voos. É permitido um stopover (parada superior a 24h) no trecho de ida ou volta;
  • Cada passagem one-way (somente ida ou somente volta) pode ter até 3 segmentos de voos. Neste caso, não é permitido stopover;
  • Não é possível misturar Emirates com nenhuma outra companhia parceira da TAP na mesma emissão – com exceção da própria TAP;
  • Não é permitido emitir bilhetes de Primeira Classe (apenas Classe Econômica e Classe Executiva);
  • Você pode alterar a data e o horário de voo mediante o pagamento de EUR50. A rota e possíveis pontos de conexão deverão permanecer exatamente os mesmos.

Custos da emissão

A TAP precifica seus resgates com companhias aéreas parceiras (como a Emirates e demais parceiras da Star Alliance) por regiões – isso significa que eles têm um custo fixo. Os valores abaixo representam a ida + volta (caso você decida emitir somente a ida ou somente a volta, é cobrado a 1/2 do valor).

Veja abaixo a tabela de preços para voos com origem na América Central e do Sul em:

  • Classe Econômica

tap miles&go tabela econômica

  • Classe Executiva

tap miles&go tabela executiva

  • Primeira Classe

Não é possível emitir Primeira Classe da Emirates no Miles&Go (conforme apontado nas regras do tópico anterior). Ainda assim, caso deseje visualizar os preços que o Miles&Go cobra para a emissão de Primeira Classe com outras companhias aéreas, clique aqui.


Ferramenta essencial: ExpertFlyer

Se você consultar a disponibilidade de assentos disponíveis nos voos da Emirates que você deseja emitir antes de ligar para o call center da TAP, você terá “meio caminho andado”. E a forma mais prática e eficaz de procurar essa disponibilidade é usando o ExpertFlyer – um serviço pago que é indispensável para quem viaja muito.

O ExpertFlyer possui atualmente três planos disponíveis – incluindo um gratuito – porém, ele é bem limitado e só é possível solicitar por alertas de assentos (como, por ex., para o caso de você ter uma reserva em um assento do meio e querer trocar para um de janela). As funcionalidades que vamos mostrar neste tutorial são exclusivas do plano premium, que é o mais completo de todos e custa USD99,99 por ano e vale cada centavo investido.


Tutorial do ExpertFlyer

O primeiro passo é entrar sua conta do ExpertFlyer. Após logado, procure pela aba na lateral esquerda “Award & Upgrades“:

tap miles&go expertflyer

Agora vamos fazer uma simulação do voo de São Paulo (GRU) a Dubai (DXB) no dia 04/11 (por padrão, o sistema mostra o inverso/data americana – você pode ajudar isso no painel do ExpertFlyer, caso queira). Lembre-se que é preciso buscar trecho a trecho, ou seja, se você quiser ir para a China, primeiro vai procurar São Paulo x Dubai, e depois Dubai x Pequim, ok?

Dica! Se você deseja visualizar a disponibilidade de assentos para uma semana de voos, busque datas sempre na “quarta-feira” e selecione a opção “+/- 3 Days”. Assim, o sistema irá exibir a disponibilidade de três dias antes de quarta (domingo a terça) e três dias depois de quarta (quinta a sábado).

Após selecionar a data você deverá preencher o campo da companhia aérea (Emirates – EK), quantidade de assentos que busca naquele voo e selecionar uma das seguintes opções (ou as duas, caso esteja procurando por ambas):

  • Classe Econômica: Economy – Saver Award (N)
  • Classe Executiva: Business – Saver Award & Upgrade (D)

Na próxima página o sistema irá te mostrar se há ou não disponibilidade para a quantidade de assentos que você escolheu (dois, no meu caso) e as classes você selecionou (Econômica e Executiva, no meu caso):

Na minha busca houve disponibilidade para:

  • Nenhum assento em Classe Executiva (D) e 2 assentos em Classe Econômica (N) no dia 03/11
  • 2 assentos na Classe Executiva (D) e 2 assentos em Classe Econômica (N) no dia 04/11

Caso você deseje voar, por exemplo, em Classe Executiva no dia 03/11 (que não há disponibilidade) você pode configurar um alerta clicando no [!]. É só dar um nome para o alerta, escolher a classe e quantidade de assentos desejada, selecionar a caixa Have a Test email of this alert sent” e clicar em “Verify and Create”. Você então irá receber um alerta no seu email que a busca foi criada com sucesso e que será notificado se a disponibilidade surgir.

Você precisa fazer esta busca para todos os trechos da sua viagem – incluindo conexões.

A boa notícia é que a Emirates costuma ser muito generosa em liberar assentos para parceiros (como a TAP). É possível conseguir até 7 lugares no mesmo voo em uma tacada só! Outra boa notícia que a companhia não cobra mais a famigerada taxa de combustível em emissões com milhas. Ou seja, você precisará arcar apenas com o custo de taxas aeroportuárias.

Com todos os resultados em mãos, basta você ligar no call center a TAP e avisar que deseja emitir Emirates, pois eles precisam buscar em um sistema separado da Star Alliance (é sempre bom dar este toque). Eu ainda me certifico com o atendente se ele está buscando na tarifa D (em caso de Classe Executiva) para não receber nenhuma surpresa de última hora.


Modelos de Classe Executiva da Emirates

A Emirates opera três modelos de Classe Executiva nos voos que saem do Brasil. Veja abaixo:

  • São Paulo com o A380 (diário): layout 1-2-1 com lounge e bar a bordo (leia meu relato)

emirates a380

  • São Paulo com o B77L (5x por semana): layout 2-2-2 com um pequeno e tímido “bar” self-service

emirates 77l

  • Rio de Janeiro com o B77W (diário): layout 2-3-2, a mais inferior na minha opinião (leia meu relato)

emirates 77w


Comentário

Emitir bilhetes da Emirates com o Miles&Go não é nenhum bicho de sete cabeças – pelo contrário, o processo é relativamente simples e com a disponibilidade de datas em mãos basta ligar no call center do programa.

O melhor horário para ligar é durante a madrugada no Brasil (manhã em Portugal), quanto os atendentes estão começando o dia e estão mais dispostos. Você pode tentar falar com o programa a partir do telefone ‭0800 025-8638‬; 0800 888-2066 e 0300 210-7070‬.

Agora que você já está por dentro dessa emissão quero saber: você pretende utilizar milhas do Miles&Go para voar com a TAP? Qual será o destino?


Esta matéria foi originalmente publicada no dia 04 de setembro de 2018 e atualizada no dia 02 de setembro de 2020 com novas informações do TAP Miles&Go.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.