Como usar programas internacionais para emitir voos nacionais com milhas

Tutoriais

Por Juliano Moda

Sabia que programas de fidelidade internacionais podem te ajudar a emitir voos nacionais usando milhas? Nesse guia, mostraremos as opções disponíveis para o mercado brasileiro, assim como simulações destes resgates – e você perceberá como, muitas vezes, utilizar essa possibilidade pode ser uma ótima alternativa. Confira!

☞ pular para…


Flying in Brazil

Ao mesmo tempo em que companhias aéreas brasileiras expandem suas parcerias internacionais, emissões award nacionais se tornam cada vez mais presentes em programas estrangeiros.Por isso, juntamos neste guia possibilidades de resgate de voos nacionais utilizando programas de fidelidade internacionais.

Vale ressaltar que o objetivo aqui não é apontar a melhor opção, mas apresentar as possibilidades para que você possa tomar a melhor decisão sobre suas emissões.


AAdvantage

O programa da American Airlines possui parceria com a GOL e opera com uma tabela fixa para resgates dentro do Brasil, cobrando 7.500 milhas por trecho voado, independentemente da distância ou número de conexões. As reservas podem ser feitas a partir do site do AAdvantage.

programas internacionais voos nacionais

É possível acumular milhas no AAdvantage através de cartões nacionais, com as opções co-branded do Santander. Temos um guia completo sobre o programa, que você pode ler aqui.


Aeroplan

O programa de fidelidade da Air Canada possui parceria com Azul e GOL e é possível emitir voos diretos dentro do Brasil a partir de 10.000 pontos. Ao pesquisar por cidades brasileiras com pontos no site da Air Canada, logado em sua conta do Aeroplan, ambas as aéreas nacionais aparecerão como opções pelo mesmo valor em pontos.

programas internacionais voos nacionais


ConnectMiles

O programa da Copa Airlines recentemente entrou na lista de parceiros da Livelo. Apesar da paridade de 3:1 para transferências, o programa também apresenta uma tabela fixa para resgates com parceiras. Assim, é possível resgatar passagens nacionais com Azul e GOL.

Ao buscar por destinos nacionais no site da Copa Airlines ativando a opção ‘Reservar con millas’, voos de ambas as aéreas nacionais parceiras aparecerão, custando a mesma quantidade de milhas em qualquer data disponível.

programas internacionais voos nacionais


Delta SkyMiles

É possível obter milhas do SkyMiles de diversas formas, desde através do Membership Rewards dos cartões American Express emitidos pelo Santander até estadias de Airbnb. A LATAM é parceira do programa, disponibilizando resgates nacionais a 10.000 milhas. Confira abaixo exemplo de um voo de Manaus (MAO) a Porto Alegre (POA):

programas internacionais voos nacionais


Executive Club, Iberia Plus e Privilege Club

Os três programas que utilizam Avios adotam uma tabela fixa por distância percorrida para resgates com parceiros – no caso dos voos nacionais, há possibilidade de emitir passagens da LATAM a partir de 6.000 Avios o trecho. Vale lembrar que é possível transferir pontos Esfera para o Iberia Plus (e deste para os outros dois programas) na paridade de 2:1.

Confira abaixo um exemplo do Iberia Plus para um voo GRU-GIG para o primeiro dia do Rock in Rio 2024, época em que as passagens ficam inflacionadas em programas de precificação variável.

programas internacionais voos nacionais

Como a tabela fixa nos garante o valor dessa emissão, cobrando os mesmos 6.000 Avios devido à distância entre as duas cidades, é possível, portanto, realizar a emissão de um trecho ao custo máximo de 12.000 pontos Esfera (considerando uma transferência para o Iberia Plus na paridade de 2:1 e sem campanha promocional) – mesmo em uma das datas mais caras do ano para se viajar ao Rio de Janeiro!

O ponto de diferença mais notável na interface entre os programas é que o Privilege Club, no momento da publicação deste guia, chama a LATAM Brasil de TAM Linhas Aéreas. Portanto, atenção na hora de selecionar a companhia aérea parceira caso opte pelo programa da Qatar.

Você pode acessar o Executive Club clicando aqui, o Iberia Plus aqui e o Privilege Club aqui.


Flying Blue

O programa utilizado por Air France e KLM tem parceria de longa data com a GOL e resgates para trechos nacionais estão disponíveis a partir de 9.000 milhas. É possível acumulá-las no programa através de transferências de parceiros como o Membership Rewards dos cartões American Express emitidos pelo Santander, além da Livelo. Para realizar a busca, basta entrar no site do Flying Blue com uma conta ativa no programa.

programas internacionais voos nacionais


Lifemiles

O programa de fidelidade da avianca disponibiliza campanhas agressivas de compra de milhas de tempos em tempos, que assim nos dão opções para resgates dentro do Brasil. Ao entrar no LifeMiles, é possível buscar diretamente passagens com tarifa award da GOL para trechos nacionais.

Como podemos ver ao prosseguir com a busca, o programa cobra 6.000 milhas para trechos voados com a GOL dentro do Brasil.


United MileagePlus

O programa da United é parceiro da Azul e permite resgates nacionais com ela. A tabela é variável, mas os valores atualmente apresentam uma regularidade de 8.800 milhas para voos diretos. Para emitir, basta entrar no site da United e escolher datas e destinos. Confira abaixo um exemplo de emissão para a Bahia em época de carnaval:

programas internacionais voos nacionais


Virgin Atlantic Flying Club

É possível resgatar voos da LATAM no programa da Virgin. Para reservar, basta ir ao site da Virgin Atlantic, clicar em Advanced search e selecionar a opção points para visualizar valores em pontos.

O Flying Club cobra a partir de 7.500 pontos o trecho. Assim, a passagem de ida e volta de São Paulo ao Rio de Janeiro já aparecerá com as 15.000 pontos somados.

programas internacionais voos nacionais

Uma peculiaridade do programa é que ele precisa ser ativado com alguma atividade envolvendo acúmulo de pontos para então liberar a compra de pontos. Fizemos um tutorial com as opções disponíveis, que você pode ler aqui.


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad. Além disso, saiba o que não pode faltar na hora de voar na Checklist do PP!


Comentário

Os programas de fidelidade nacionais fornecem bons resgates na maioria das vezes. Contudo, devido ao fato de trabalharem com precificação variável, as emissões são inflacionadas seguindo a lei da oferta e demanda. Por consequência, alguns resgates, sobretudo rotas concorridas, feriados e finais de semana ou até em cima da hora, podem ficar salgados.

As tabelas fixas de programas internacionais podem nos ajudar nesses cenários ao estabilizarem os valores cobrados até em voos nacionais. Assim, dão previsibilidade mesmo nas datas mais complicadas – quem nunca nos viu mostrar o reconhecidamente caro voo para Fernando de Noronha que, pelo AAdvatage, sai por apenas 7.500 milhas? Estratégias envolvendo os programas indicados neste texto, portanto, cabem muito bem na realidade de quem possui restrição de datas para viajar.

Você utiliza algum desses programas? Conte para nós nos comentários!

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.