Como voar no novo A350 da Japan Airlines utilizando pontos e milhas?

Notícias

Por Juliano Moda

Conforme mostramos aqui no PP, a Japan Airlines colocará o seu novo Airbus A350 em circulação em uma nova rota de Tóquio (HND) para Nova Iorque. Ainda que o voo com a aeronave não esteja refletindo nas buscas realizadas nos programas de fidelidade parceiros, iremos mostrar nesta matéria as diferentes formas de emiti-lo uilizando pontos e milhas para quando estiver disponível. Para isso, o recurso da tabela fixa nos ajudará a prever os custos dessa passagem. Confira abaixo!

☞ pular para… 


Precificando um voo que ainda existirá

Durante as nossas pesquisas, a nova rota da Japan Airlines se encontra disponível apenas para compra direta no site da companhia. É natural que novos voos demorem um pouco para serem introduzidos nos sistemas das companhias aéreas parceiras, pois a própria JAL precisa, antes, sinalizar sua existência e, mais importante, a quantidade de assentos award disponível.

Mas como é possível saber quanto custará um voo se a companhia aérea nem o lançou para resgate? Para isso, usaremos um recurso muito conhecido por quem acompanha o PP: as tabelas fixas dos programas de fidelidade. Nelas, todos os voos de e para o mesmo destino possuem o mesmo valor em pontos e milhas. Ainda, o fato da Japan Airlines já operar uma rota igual – mudando somente o horário – ajuda a ter ainda mais certeza de seus valores.

Atualmente, a JAL possui parcerias com três tipos de programas acessíveis a brasileiros: o Aadvantage da American Airlines, o Iberia Plus (e outros utilizando Avios, como Executive Club e Privilege Club) e o LATAM Pass. Todos possuem como ponto em comum a utilização de tabelas fixas para resgates com parceiros.

Abaixo, você pode ver todas as diferentes opções que teremos para resgatar essa rota, assim como sua precificação.


AAdvantage

O programa da American Airlines usa tabela fixa por regiões a partir de uma determinada origem. Para voos partindo do Japão em direção a Nova Iorque, utiliza-se a tabela da região 1 da Ásia, com resgates a patir de 35.000 milhas AAdvantage na Classe Econômica, 60.000 na Classe Executiva e 80.000 em Primeira Classe.

Japan como emitir

Esses valores se refletem na rota direta atualmente operada pela Japan Airlines. Como é possível ver, há voos precificados a valores menores – 28.000 milhas em Econômica – mas não são operações diretas e contam com voos internos nos EUA operados pela American Airlines. Também vale ressaltar que o Aadvantage cobra taxas iguais para todas as classes do voo e em reais: R$ 222,63.

Para emitir a passagem, acesse sua conta do AAdvantage e selecione as datas de sua preferência. É possível filtrar por voos diretos para buscar essa rota específica, pois a JAL é a única parceira a operar sem conexões entre as duas cidades. Temos também um guia do programa, orientando sobre as formas de acúmulo através dos cartões co-branded do Santander, que você pode ler aqui.


Executive Club/Iberia Plus/Privilege Club

Os programas que possuem Avios como moeda trabalham com a mesma tabela fixa (que você pode visualizar aqui) para voos com parceiros, que varia conforme a distância entre origem e destino, além da temporada (baixa ou alta). Voos de Toquio aos EUA se enquadram na linha 9, uma vez que a distância entre as duas cidades é maior que 7.000 milhas. Portanto, o resgate deste novo voo da JAL terá um custo a partir de 42.500 Avios para Classe Econômica.

Japan como emitir

Vale lembrar que esses valores não se alteram de acordo com a companhia aérea, pois apenas a distância voada e a época do ano são fatores de precificação. Portanto, os voos diretos da JAL e os com escalas da American Airlines, desde que tenham as mesmas características de origem e destino, além de período, possuirão sempre o mesmo preço enquanto vigorar este sistema de tabela fixa.

Podemos, inclusive, observar um leve desconto de 500 Avios na tarifa em Classe Econômica, já que o sistema cota todos os resgates award para a data abaixo a 42.000 Avios + US$ 299,60.

Japan como emitir

Você pode reservar seu voo com Avios entrando no Executive Club, Iberia Plus ou Privilege Club. Também temos um guia completo do Iberia Plus, ensinando formas de acúmulo de Avios, que você pode conferir aqui.


LATAM Pass

O programa da LATAM trabalha com uma tabela fixa que, assim como o Aadvantage, varia conforme a região de origem e destino para resgates award com parceiras. Voando da Ásia Oriental em direção à América do Norte, os resgates são de 48.000 pontos para Econômica, 120.000 para Executiva e 168.000 para Primeira Classe.

O sistema do LATAM Pass observa somente resgates em valores variáveis. Portanto, para utilizar a tabela fixa, é preciso contatar o call center via telefone ou whatsapp. Além disso, é preciso encontrar a disponibilidade da tarifa prêmio em outros sistemas, como o do próprio AAdvantage. Você confere um tutorial de como realizar a busca e resgatar esta passagem neste artigo do PP.

Para conferir as tabelas completas para Classe Econômica, clique aqui; Executiva, aqui e Primeira Classe neste link.


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad.


Comentário

As tabelas fixas nos ajudam a tornar tangível nosso planejamento para emitir até voos que acabaram de ser anunciados. Neste caso, mesmo com a notícia recente da adição do A350 à frota da JAL e o anúncio de uma nova rota ainda não refletida nos programas parceiros, podemos ter noção de como emitir a passagem aérea utilizando pontos e milhas e o quanto ela custará.

Este tipo de planejamento é ainda mais importante ao considerarmos que grande parte dos voos do Japão ao Brasil fazem escala nos EUA. Ou seja, esta rota se fará cada vez mais presente aos brasileiros que desejam visitar a terra do sol nascente.

Contudo, é sempre válido comparar custos tanto de geração de pontos/milhas, como das taxas extras, além de avaliar outras opções de voos e datas. Principalmente em rotas novas, pode ser difícil encontrar disponibilidade imediata, pois é necessário que a companhia aérea avise suas parceiras sobre datas e disponibilidade total.

Pensa em realizar este novo voo da Japan Airlines usando os programas de fidelidade?

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.