fbpx

Conheça as quatro rotas que a Qatar Airways ainda comercializa “Primeira Classe”

Notícias

Por Fábio Vilela

Com a suspensão das atividades do A380 pelos próximos dois anos, a Qatar Airways consequentemente deixou de comercializar Primeira Classe em voos longos, já que este era o único avião que oferecia esta cabine.

Você então deve estar pensando que o suntuoso e magnífico lounge Al Safwa no aeroporto de Doha, perdeu sua “utilidade” já que a Sala VIP é exclusiva pra quem voa de First em voos da cia.

Porém, o que muita gente não sabe é que a Qatar Airways continua vendendo “Primeira Classe” em algumas rotas específicas e é sobre isto que vou falar hoje.


Sala VIP Al Safwa

Primeiro vamos falar da Sala VIP Al Safwa da Qatar Airways no aeroporto de Doha pois com certeza é uma das mais bonitas que já visitei. O lounge é um espetáculo e conta com quartos para dormir, SPA, dutyfree, restaurantes, bar, salão de jogos, business center, espaço para crianças, entre outras facilidades. Tenho um review super completo que vocês podem conferir aqui.

O acesso ao Al Safwa é exclusivo para quem viaja de Primeira Classe com a Qatar ou cias da oneworld ou tenha status Platinum no Privilege Club e esteja viajando de executiva. Você também pode comprar acesso por U$165 caso esteja voando de Business. Passageiros com status Emerald em cias da oneworld não podem acessar.

A sala foi fechada no início da pandemia e não tem ainda previsão de reabertura.


Primeira classe intra-golfo

Apesar de não ter a cabine de “Primeira Classe” a bordo, alguns voos da Qatar nas rotas intra-golfo ou dentro do Oriente Médio, são vendidos apenas com 2 classes: Primeira ou Econômica. Apesar da QR usar a nomenclatura “Primeira Classe” para esta tarifa, a cabine na qual você viajará será executiva, já que a empresa não possui nenhum avião com First nestes voos curtos, seja em aeronaves de um corredor ou dois.

Primeira Classe da Qatar no A320

Pelo fato da tarifa ser “First”, você conta com todos os benefícios no aeroporto como se tivesse viajando de Primeira Classe em um voo longo como: check-in dedicado, prioridade no embarque, mala extra e claro, acesso ao Al Safwa lounge.

Check-in exclusivo para passageiros voando em Primeira Classe em Doha

No momento, os destinos partindo de Doha que a Qatar vende a executiva como sendo First são: Beirute, Amman, Mascate e Kuwait.

Para saber mais como é voar nesta “First” intra-golfo, acesse este meu review aqui.


Emitindo via Smiles

Algumas destas emissões podem valer a pena realizar via Smiles, vejam os valores:

Doha para Kuwait – 12.200 milhas o trecho em Primeira Classe

Doha para Mascate – 15.200 milhas o trecho em Primeira Classe

Doha para Amman – 36.200 milhas o trecho em Primeira Classe

Doha para Beirute – 39.200 milhas o trecho em Primeira Classe (clique aqui)


Comentários 

A Qatar já deu indícios de que irá instalar Primeira Classe nos novos B777X’s e com a aposentadoria antecipada dos A380, a sala VIP Al Safwa atenderá, por enquanto, passageiros de somente 4 rotas curtas da empresa.

O que eu acho mais impressionante é manterem este lounge desta magnitude (capacidade para aproximadamente 500 pessoas) aberto para uma demanda tão pequena, não acham?

Pra quem não conhece, aproveitem para fazer um tour virtual pelo espaço.

E vocês, já passaram por lá? Como foi sua experiência no Al Safwa?

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.