Pessoal, hoje vou mostrar para vocês as vantagens de usar o programa Executive Club, da British Airways. O primeiro passo é se cadastrar no programa através deste link.
Para começar, vamos a uma breve introdução: o programa não usa o termo milhas, e sim “AVIOS”, e a quantidade de avios necessárias para resgate é baseada na distância da viagem e número de conexões.Você pode resgatar passagens e acumular avios nas seguintes cias:
Aliança Oneworld (resgate online)
airberlin, American Airlines, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines, SriLankan Airlines, TAM e US Airways.
Cias parcerias (somente via Call Center)
Meridiana, Alaska Airlines, Air Lingus
Para saber como resgatar e usar o mecanismo de busca leia o tutorial neste meu post.
Agora vamos dar uma olhada na tabela para emissão de passagens:
(OBS: Blue Class = Classe Econômica)
Vejam que dependendo da quantidade de milhas entre a origem e destino da viagem você irá gastar mais ou menos Avios. Para saber qual a distância de um vôo, use a ferramenta GCMAP, que já ensinei neste post como fazer. Ou você ainda pode usar a própria ferramenta do site da British colocando os aeroportos de origem e destino.
Vamos aos exemplos:
Vôos domésticos
Vou dar um exemplo de um vôo entre São Paulo e Uberlândia que é de 340 milhas, portanto vai me custar 4.500 avios +$6 de taxa, vejam:
E como o programa ainda permite usar Avios + Dinheiro, ainda posso diminuir mais este valor, vejam as opções:
Se eu for usar a TAM para o mesmo resgate, vai custar 5.000 (mas é porque o Fidelidade está com promoção no momento), pois geralmente custa de 8.000 à 10.000.
E caso eu opte por usar as milhas do AAdvantage de American Airlines, o mesmo resgate vai custar 12.500.
Então é sempre bom comparar para ver qual compensa mais.
Vôos de última hora
Considero o uso de Avios para vôos de última hora uma das melhores opções e vou mostrar porque. Vejam um exemplo de um vôo de Nova York (JFK) para Cleveland (CLE) p/ embarque hoje está custando $536
O mesmo vôo se emitindo com Avios, vai te custar 4.500 + 5$. Nem preciso falar da vantagem né?
Vôos diretos e sem conexões
Como já falei pra vocês no ínicio do post, o programa é interessante e vantajoso para vôos diretos e sem conexão, e vou mostrar um exemplo claro disto.
Um vôo de Belém p/ Miami tem 2830 milhas, o que vai me custar apenas 25.000 avios em classe executiva, vejam:
E se usar a opção Avios + Dinheiro você pode pegar o mesmo vôo por 13.000 Avios + U$416, o que p/ classe executiva é uma barganha.
Se for fazer resgate usando o fidelidade, vai te custar 75.000 (3 x mais).
OBS: Para um vôo da TAM aparecer no site da British Airways ele precisa estar na tarifa PROMO no Fidelidade (amarela), conforme imagem abaixo.
Outra boa opção é vôo entre EUA e Europa operado pela Aer Lingus (parceira do programa).
A cia voa de Boston p/ Dublin (Irlanda), e o trajeto que tem 2990 milhas, vai custar 25.000 Avios em classe executiva (o trecho). Este resgate é feito somente via Call Center.
Vôos com conexão
Agora por exemplo, vamos dizer que seu vôo tenha uma conexão nos EUA pois não há rota direta pro seu destino, aí não é vantagem usar o Executive Club, vejam:
Campinas p/ Los Angeles com conexão em Miami – Por causa desta conexão, o resgate vai te custar 75.000 avios em classe executiva.
Já o mesmo resgate feito pelo AAdvantage da American Airlines, vai te custar 50.000 pois o preço da tabela é fixo (independente do número de conexões).
Upgrades
Você também pode usar Avios para fazer upgrade para uma cabine superior nas seguintes cias:
- British Airways – Classe elegíveis J, C, D, R, I, W, E, T, Y, B, H
- Iberia – Classe elegíveis J, C, D, Y, B
- American Airlines – Classe elegíveis J, C, D, Y, B
O custo do upgrade segue a seguinte fórmula:
Quantidade de Avios da cabine que você quer o upgrade – Quantidade de Avios da cabine que você comprou a passagem = Custo do upgrade
Exemplo: 50.000 (Um trecho de executiva p/ os EUA) – 25.000 (Um trecho de econômica p/ os EUA) = 25.000 AVIOS p/ upgrade
Você pode solicitá-lo direto no site da BA.com, mesmo se sua passagem tiver sido comprada através de uma agência de viagens.
Multiplus x Le Club x Iberia
Para quem não sabe, há uma forma de mandar seus pontos Multiplus p/ o programa da British Airways fazendo um ping pong.
O programa da TAM é parceiro do Le Club, da Accor Hotels, e você pode transferir seus pontos para lá na seguinte proporção:
2 pontos Multiplus = 1 ponto Le Club
O programa Le Club é parceiro da Iberia, e de lá você pode mandar os pontos pra cia espanhola na seguinte proporção:
1 ponto Le Club = 1 Avio Iberia
E do programa da Iberia você pode mandar para British na seguinte proporção:
1 Avio Iberia = 1 Avio British
Então a conta é a seguinte: a cada 2 pontos Mulitplus você consegue 1 Avio na British, então é necessário fazer as contas para ver se compensa o resgate pelo Fidelidade ou pelo Executive Club.
A TAM por 2x fez uma promoção p/ transferência pro Le Club na proporção 1:1, mas já faz mais de anos que não acontece.
OBS: Há um “bug” no sistema que permite que você mande pontos de diferentes contas fidelidade p/ uma só conta Le Club, ou seja, pode mandar o saldo da esposa, marido, filho tudo para uma conta só. Faz tempo que não faço esta transferência, mas até então funcionava. Se alguém testou recentemente, conta pra gente.
Taxa de combustível
Para quem já está familiarizado com o programa já deve saber que os resgates saindo do Brasil p/ Europa não podem ser efetuados pelo site pois o sistema não consegue isentar a taxa de combustível que não pode ser cobrada por aqui, então acaba que fica restrito somente ao Call Center.
Já para os demais destinos ele emite normalmente.
Se o seu vôo se originar na Europa, principalmente se passar em Londres, o programa cobra taxa de combustível altíssimas para resgate, então é preciso ficar atento p/ ver se compensa.
Stopover
O programa permite stopover somente em Londres, e ele é gratuito, mas vai te custar uma boa grana, já que conforme falei acima, a taxa de combustível partindo do UK é altíssima.
Conta família – Household Account
O programa Executive Club permite você criar uma Household Account (conta-família) e adicionar até 6 pessoas que morem no mesmo endereço para compartilhar o mesmo saldo de milhas, facilitando assim o resgate.
Alguns pontos importantes:
- Resgates só podem ser feitos para membros do grupo
- Mudança de endereço só podem ser feitas à cada 6 meses
- Usuário precisa ter no mínimo 18 anos para fazer resgate
- Os avios acumulados continuam sendo feito de forma individuais assim como mudança de status e categoria, mas na hora do resgate em comum o valor é deduzido proporcionalmente de cada conta.
Categorias e benefícios
O programa tem 4 categorias: Blue, Bronze, Silver e Gold com os seguintes benefícios:
Para atingir cada uma delas é necessário acumular Tier Points, conforme tabela abaixo:
Você pode usar a calculadora de Tier Points para saber quanto seu itinerário vai te render para upgrade de categoria, já que cada cia e cada classe tarifária acumula uma quantidade específica.
Por ex. um voo na classe executiva de ida e volta com a British p/ Londres saindo de São Paulo vai te render 280 Tier Points, ou seja, serão necessários aprox. 5 vôos de ida e volta p/ atingir a categoria máxima no programa que é Gold e consequentemente status Emerald na aliança oneworld.
Validade dos Avios
Os Avios nunca expiram desde que você tenha qualquer movimentação de acúmulo ou resgate na conta a cad 36 meses.
OBS: Tranferência de saldo entre Iberia x British não é considerado movimentação.
Conclusão
Aqui no Brasil os únicos cartões de crédito que mandam pontos/milhas direto pro programa da British Airways são os do HSBC e da American Express. Já o Santander manda pra Iberia, e de lá você pode mandar gratuitamente para British na proporção 1:1 – veja como fazer aqui.
Considero este programa muito vantajoso em casos específicos conforme citei alguns exemplos acima, proporcionando uma economia considerável em determinados resgates.
Gostaram da dica? Alguém tem mais exemplos para compartilhar?