A Delta estará expandindo seu acordo de codeshare com o Grupo LATAM a partir do mês que vem, cobrindo rotas adicionais no Brasil, Colômbia, Equador, além de voos internacionais do Peru para o Brasil. Veja a lista.
Voos Delta operados pela LATAM
Operados pela LATAM Airlines Brasil:
- Rio de Janeiro/Galeão – Foz do Iguacu
- São Paulo/Guarulhos – Campo Grande
- São Paulo/Guarulhos – Lima
- São Paulo/Guarulhos – Londrina
- São Paulo/Guarulhos – Maceió
- São Paulo/Guarulhos – Uberlândia
Operados pela LATAM Airlines Peru:
- Lima – Brasília
- Lima – Rio de Janeiro/Galeão
- Lima – Porto Alegre
Operados pela LATAM Airlines Colômbia:
- Bogotá – Ilha de San Andrés
- Bogotá – Santa Marta
Operados pela LATAM Airlines Equador:
- Quito – Ilha de Baltra
O que é o acordo de codeshare
O acordo de codeshare é visto como o próximo passo do interline. É uma parceria um pouco mais profunda e requer mais cooperação entre as companhias aéreas.
Esse tipo de acordo permite que companhias trabalhem em conjunto colocando “códigos” no voo umas das outras. Para quem não sabe, cada companhia aérea tem um código definido pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) – a LATAM é representada pela sigla LA, a Azul pela sigla AD, a GOL pela sigla G3 e assim acontece com todas as companhias aéreas mundo afora filiadas a associação.
O que é feito neste acordo é o “compartilhamento da aeronave”. A ‘companhia aérea Z’ comercializa um bilhete com o seu próprio código, como se fosse o seu próprio voo – contudo, o trajeto será operado pela ‘companhia aérea X’. A ideia é que isso seja benéfico para ambas as companhias aéreas, impulsione seus negócios e aumente o número de voos que cada passageiro tem acesso. Em outras palavras, uma companhia aérea alimenta a malha da outra.
Os primeiros acordos de codeshare entre Delta e LATAM foram anunciados no fim do ano passado. As companhias continuam, aos poucos, combinando combinando suas malhas aéreas altamente complementares na Américas do Sul e do Norte.
Com informaçõs, Routes Online.