fbpx

Deveriam os programas de fidelidade estender o prazo de validade das milhas neste ano atípico?

Notícias

Por Lorenzo Firmino

2020 começou de uma forma que ninguém esperava. Em menos de três meses a pandemia do coronavírus levou companhias aéreas a maior crise já vista na era da aviação moderna. A American Airlines cancelou todos os seus voos para o Brasil. A Austrian anunciou o encerramento temporário de todas as suas operações. Fronteiras de diversos países estão fechadas. E no meio disso tudo estamos nós, passageiros, tentando remarcar um bilhete aéreo. O problema é que muitos destes bilhetes foram emitidos há meses e as milhas utilizadas podem ter sido expiradas. O que fazer neste caso? Deveriam os programas de fidelidade estender o prazo de validade das milhas neste ano atípico?

O IHG – em uma atitude muito bem vista pela comunidade – reduziu em 25% os requisitos necessários para a qualificação elite. O Hilton Honors foi um pouco além: anunciou que não só fará reajustes nos requisitos de qualificação, como também dará um pause no vencimento de todos os pontos programados para até 31 de maio.

Resta-nos saber se tais medidas ficarão restritas ao setor hoteleiro ou se também chegarão ao setor aéreo. Hoje as companhias devem estar sobrecarregadas de solicitações, convenhamos. Mas tenho esperança que isso seja feito em algum momento. Se elas permitem o reembolso do bilhete sem multa, logo, deveriam permitir que o passageiro reutilize aquelas milhas para uma nova emissão, ou de nada adiantará o reembolso.

As milhas bônus, por ex., tem validade curta. O que, na prática, significa que quem aproveitou uma promoção bonificada no ano passado para emitir uma passagem aérea pode não conseguir reemiti-la devido a expiração. Acredito que o seu congelamento seja não só uma atitude correta com o cliente que passou meses (e até anos) acumulando o saldo necessário para uma emissão, como também seja uma atitude empática por parte dos programas de fidelidade.

Será que algum programa nacional vai anunciar medida parecida? Quando? E por quanto tempo este suposto congelamento será dado?


☞ veja também: os programas de fidelidade deveriam estender status em função do coronavírus?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.