Em junho de 2022, a oneworld anunciou que a companhia aérea Oman Air vai se integrar a ela. Na época do anúncio, a previsão de entrada da companhia na aliança era este ano. No entanto, conforme informado pelo CEO da Oman Air, a entrada foi adiada para 2025. Confira!
Entenda o contexto
A intenção de se juntar à oneworld foi anunciada em setembro de 2021, mas só foi oficializada em junho de 2022, durante a IATA Annual General Meeting, que ocorreu em Doha, no Catar. Esperava-se que a Oman Air entrasse na oneworld neste ano, passando a oferecer benefícios elite aos clientes que viajam em seus voos.
De forma que, com a entrada da companhia na aliança, os membros do programa de passageiro frequente Sindbad da Oman Air poderão ganhar e resgatar milhas em todas as companhias aéreas membros da oneworld e os clientes Ruby, Sapphire e Gold da aliança receberão benefícios como acesso aos lounges da Oman Air em Muscat, Salalah e Bangkok.
Entretanto, conforme informações dos portais One Mile at a Time e The Points Guy, o novo CEO da Oman Air, confirmou ontem (7) na conferência Routes World no Bahrein que o cronograma da entrada da companhia na aliança foi adiado para 2025. O executivo espera que o processo seja concluído em algum momento do segundo trimestre.
Sobre a Oman Air
A Oman Air é a principal empresa do Sultanato de Omã e iniciou suas operações em 1993. Começando como uma companhia aérea regional, a transportadora nacional de Omã passou por um rápido crescimento nos anos após sua criação. Hoje, a Oman Air voa para 44 destinos no Oriente Médio, Europa, Ásia e África. E possui uma frota de 44 aeronaves: A330-300, A330-200, B787-900, B787-800, B737-900, 737-800 e Boeing 737-MAX 8.
Conheça a oneworld
A oneworld é uma aliança aérea mundial criada em 1999 por quatro companhias: American Airlines, British Airways, Cathay Pacific e Qantas. Suas rede de companhias aéreas trabalham em conjunto para oferecer constantemente uma experiência única de viagem, atendendo a mais de 900 destinos em 170 territórios.
Atualmente, a oneworld compreende 13 companhias aéreas, com o compromisso de proporcionar o mais alto nível de serviço em todos destinos operados. Sendo elas: Alaska Airlines, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Air Maroc, Royal Jordanian e SriLankan Airlines.
Em 19 de abril de 2022, a oneworld e a S7 Airlines concordaram com a suspensão da participação da S7 Airlines na aliança devido as restrições comerciais impostas em resposta ao conflito na Ucrânia.
Para saber mais sobre a aliança, leia essa matéria.
Comentário
Dessa forma, não é uma boa notícia o fato da Oman Air entrar na oneworld apenas em 2025, mas é bom que o CEO tenha confirmado a entrada apesar do atraso. Assim, ela será décima quarta a fazer parte.
Para saber mais sobre a Oman Air, acesse o site da companhia.