fbpx

FAA e Boeing concluem bateria de voos de certificação do 737 MAX

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Agência de Aviação dos Estados Unidos (FAA) concluiu no dia de ontem (01) a série de voos de certificação do Boeing 737 MAX – aeronave que deixou de operar no ano passado após dois acidentes aéreos. Agora, basta à agência dar ou não o aval à fabricante americana para que o modelo possa voltar a operar voos.

737 max

“A FAA e a Boeing concluíram hoje (01) os voos de teste de certificação no Boeing 737 MAX. Durante três dias de testes nesta semana, pilotos e engenheiros da FAA avaliaram as modificações da Boeing no sistema de controles automatizados de voo”, disse a FAA em comunicado. O avião iniciou os voos de certificação na segunda-feira (29) no Boeing Field, em Washington. A FAA não revelou os detalhes dos testes, mas disse que a proibição de voos só será revogada quando os especialistas em segurança da agência tiverem a certeza de que o avião atende aos critérios de certificação.


Acidentes com o MAX

O modelo foi proibido de operar após um acidente com a Ethiopian Airlines em março de 2019. O avião já havia se envolvido em outro acidente aéreo com a Lion Air, em outubro de 2018 e, após testes, foi descoberto que o motivo da queda das aeronaves foi devido a um erro de programação da Boeing. Desde então muita polêmica envolveu a fabricante, até mesmo uma conversa vazada dos funcionários em que um deles havia dito que o modelo foi “construído por palhaços”.


A permissão da FAA contribui para que as empresas aéreas voltem a operar com o modelo, que está groundeado (aterrado, sem poder voar). Além disso, faz com que a Boeing volte a entregar o modelo e melhore sua situação com empresas aéreas. A Boeing perdeu o posto de maior fabricante de aeronaves para a francesa Airbus no ano passado.

E não é apenas a Boeing que está esperando a aprovação da FAA para que o modelo possa voltar a operar, mas também muitas companhias aéreas, como a American Airlines e a GOL – que assinou um contrato de compensação com a fabricante americana. Contudo, o aval da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) também será necessário para que a aeronave volte a voar nos céus brasileiros.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.