fbpx

Fim da linha para um dos voos mais confortáveis das Américas

Notícias

Por Lorenzo Firmino

A Cathay Pacific adiantou para este mês o fim da operação de um dos mais confortáveis voos das Américas: Nova York x Vancouver. A rota, que é uma 5ª liberdade do ar, é operada há 24 anos pela companhia.


O que é a 5ª liberdade do ar ou os “5th freedom flights”?

Esse tipo de voo acontece quando a companhia parte de um país na qual possui operação, segue para um destino na qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação. Exemplifico: a Qatar Airways opera um voo Doha x São Paulo x Buenos Aires. Aproveitando da 5ª liberdade, ela tem a permissão de voar entre o Brasil e Argentina, com embarque e desembarque de passageiros em todos os pontos.


A rota

O voo da Cathay Pacific decola de Hong Kong (HKG), vai até Vancouver (YVR) e finaliza em Nova York (JFK). Até 2004 este foi o único serviço da companhia rumo à Nova York.

A partir de 2004, com o aumento da demanda, novas tecnologias e aeronaves com maior alcance, a Cathay introduziu o voo direto Hong Kong (HKG) x Nova York (JFK). Desde então, a rota com conexão em Vancouver deixou de ser rentável.


Comentário

Com o fim da operação da Cathay Pacific (c/ First) entre Nova York e Vancouver, ainda temos na lista de voos da “5ª liberdade do ar” nas Américas a Emirates (c/ First) entre Rio de Janeiro x Santiago/Buenos Aires, a Turkish (c/ Business) entre São Paulo x Buenos Aires, a KLM (c/ Business) entre Santiago e Buenos AiresEthiopian (c/ Business) entre São Paulo e Buenos Aires, a Air China (c/ First) entre Cidade do Panamá e Houston, a Qatar Airways (c/ Business-Qsuite) entre São Paulo x Buenos Aires, etc. Quem leva a melhor na sua opinião?


☞ veja também…

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.