fbpx

GOL negocia com American Airlines e United acordo de codeshare

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Após o fim do romance com a Delta, que veio depois da companhia americana adquirir 20% da LATAM, a GOL iniciou negociações com a American Airlines e United, visando futuras parcerias, como, por exemplo, acordos de codeshare (compartilhamento de voos).

Em entrevista dada na cidade de Nova York, Richard Lark, diretor financeiro da GOL, disse que seria um passo à frente nos acordos que a GOL já tem com ambas as aéreas, os chamados “interline agreements”. Lark acrescentou: “estamos em conversas com United e American sobre converter esses acordos em codeshare, e podemos ter ambas como parceiras. Um acerto com uma ou as duas companhias pode acontecer nos próximos meses”.

No entanto, até o momento, nem American, nem United, vieram a público dar um parecer sobre acordos ou negociações com a companhia aérea brasileira.


Turbulência após a compra de ações da LATAM

Engana-se quem pensa que a única companhia aérea afetada com a compra de algumas porcentagens da LATAM pela Delta, foi a GOL. A American Airlines, por exemplo, foi pega de surpresa com o anúncio de sua concorrente adquirindo ações de sua (ex)parceira da aliança oneworld. Recentemente postamos o comunicado da LATAM sobre sua saída da oneworld, você pode acessar o texto clicando aqui.

Além da Delta, outra companhia americana que detém porcentagens de empresas aéreas brasileiras é a United, que atualmente possui 8% da Azul Linhas Aéreas.

Mesmo após a compra de direitos da LATAM, a Delta não disse quando e nem como pretende vender sua fatia da companhia brasileira. A americana detém 9% da empresa aérea brasileira e a negociação da GOL com as outras duas concorrentes da Delta não inclui compra de participação – conforme disse Richard Lark.

A GOL tem acordo de codeshare com várias companhias aéreas, dentre elas a Virgin – que passará a operar no Brasil no ano que vem. Mas a pergunta que fica é a seguinte: quem vai acolher a GOL depois da repentina mudança da Delta?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.