Após anunciar que seria a 1ª companhia do Brasil a operar voos com o Boeing 787 Dreamliner, a LATAM realizou ontem (27) primeiro voo de certificação da aeronave junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O voo não-comercial partiu em rota doméstica de São Paulo para Manaus, com conexão em Belém.
Ainda como parte do processo de avaliação operacional, depois de amanhã (30), o Boeing fará outro voo de certificação, mas dessa vez para uma rota internacional, partindo de São Paulo com destino na cidade de Miami. Está programado para a segunda quinzena de dezembro o primeiro voo comercial internacional da nova aeronave na rota São Paulo e Madri, após finalização do processo de certificação.
A adição do 787 na frota da LATAM Brasil
A LATAM Brasil receberá 4 aeronaves provenientes da filial da companhia no Chile, que serão utilizadas para reforçar as operações internacionais da empresa. Depois da saída do A350 da frota da LATAM por conta da pandemia, o 777-300 e o 767 foram as únicas aeronaves widebody que continuaram operando para a empresa. Agora, os 787 entrarão em jogo para fortalecer as operações internacionais da LATAM.
Os novos modelos de aeronaves serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras com o avanço da vacinação contra a COVID-19.
Ficha Técnica
Boeing 787-9
- Fabricante: Boeing
- Capacidade: 313 passageiros
- Comprimento: 62.82 metros
- Largura: 5.49 metros
- Envergadura: 60.17 metros
- Altura: 16.8 metros
- Peso máximo de decolagem: 252.7 toneladas
- Motores: 2 Rolls-Royce Trent1000J2
Boeing 787-8
- Fabricante: Boeing
- Capacidade: 250 passageiros
- Comprimento: 57 metros
- Largura: 5.74 metros
- Envergadura: 60 metros
- Altura: 17 metros
- Peso máximo de decolagem: 227.9 toneladas
- Motores: Rolls-Royce Trent 1000
Classe Executiva
Lembrando que a LATAM vem realizando um processo de retrofit em diversas aeronaves nos últimos anos. Para os clientes que viajam em rotas long haul, a companhia está transformando as cabines de Boeings 767 e 777. Além disso, os novos Boeing 787 e Airbus A350 recebidos, como no caso do 787-9 que o Fábio participou da entrega, já vêm de fábrica com o novo interior.
Confira abaixo as fotos das cabines:
Boeing 787-8 (Executiva antiga) | Layout 2-2-2
Saiba mais clicando aqui.
Boeing 787-9 (Executiva antiga) | Layout 2-2-2
Saiba mais clicando aqui.
Boeing 787-9 (Executiva nova) | Layout 1-2-1
Saiba mais clicando aqui.
A LATAM Brasil informou que conseguirá voar este modelo no país graças ao acordo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) do Brasil e do DGAC (Dirección General de Aviación Civil) do Chile, onde é possível realizar o intercâmbio de aeronaves de um mesmo grupo, desde que sejam operadas em território com pilotos nacionais daquela localidade.
Para isso, a LATAM precisará apenas ter um avião do modelo matriculado no Brasil, que será essa mesma aeronave que realizou o seu primeiro voo de certificação.
Algum leitor ansioso para voar no 787 operado pela LATAM Brasil?
Para comprar a sua passagem, acesse o site da companhia.