fbpx

LATAM Brasil entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos

Notícias

Por Dérek Arakaki

A LATAM Brasil informou que a partir de hoje (09), passa a integrar o processo de reorganização e reestruturação voluntária sob a proteção do Capítulo 11 da lei dos Estados Unidos, a fim de reestruturar seus passivos financeiros e administrar de maneira eficiente sua frota local. O Grupo LATAM Airlines e as suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos já fazem parte deste processo iniciado em 26 de maio de 2020. A companhia informou que vai continuar mantendo a sua operação normalmente.

LATAM Brasil recuperação judicial

Segundo a companhia, a decisão é um movimento natural diante do prolongamento da pandemia do Coronavírus. Dado que o ambiente externo ainda não dá sinais fortes de recuperação, integrar o processo do Capítulo 11 é a melhor opção para a LATAM Airlines Brasil ter acesso às novas fontes de liquidez – ao DIP (Debtor-in-possession), especificamente, que já se encontra em fase avançada de estruturação –, implementar reestruturações operacionais e financeiras e fortalecer a sua posição de liderança na indústria aérea.

A companhia ainda ressaltou que o processo do Capítulo 11 é muito diferente da recuperação judicial da Lei Brasileira – é um processo conhecido, previsível e utilizado por empresas notórias no setor aéreo mundial que já passaram pelo Capítulo 11 na sua história. Recomendamos a leitura desse post onde explicamos mais sobre o processo.

O Capítulo 11 nos Estados Unidos, segundo a LATAM, é o melhor caminho a seguir para alcançar os objetivos do Grupo LATAM Airlines e cumprir as suas obrigações, ao mesmo tempo em que a companhia administra de maneira abrangente a sua frota e endereça as suas dívidas. A LATAM Airlines Brasil continuará a voar normalmente durante todo o processo do Capítulo 11.


O que diz a LATAM

“Tomamos esta decisão neste momento para que a empresa possa ter acesso a novas fontes de financiamento. Estamos seguros de que estamos nos movendo de forma responsável e adequada, pois temos o desafio de transformar a empresa para que ela se adapte à nova realidade pós-pandemia e garanta a sua sustentabilidade no longo prazo”, comenta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

“Adicionalmente, este movimento pode facilitar o financiamento que está em negociação com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além de oferecer uma opção mais segura ao Banco, já que o DIP (Debtor-in-possession) tem prioridade em relação a outros passivos da empresa”, finaliza.


A LATAM Brasil continuará operando normalmente

A LATAM informou que está comprometida em preservar a continuidade dos negócios à medida que se reorganiza – especialmente em relação a funcionários, clientes, fornecedores, parceiros comerciais e comunidades locais. Na medida em que confirmado pela Corte americana:

  • A LATAM Airlines Brasil seguirá operando os seus voos de passageiros e de carga, assim como estão fazendo as operações das afiliadas do Grupo LATAM que já ingressaram no Capítulo 11 em 26 de maio de 2020.
  • Serão respeitadas todas as passagens aéreas atuais e futuras, vouchers de viagem, pontos, reembolsos e benefícios do programa LATAM Pass, bem como as políticas de flexibilidade e demais normas vigentes.
  • Os funcionários continuarão sendo pagos e recebendo os benefícios previstos em seus respectivos contratos de trabalho.
  • Os fornecedores receberão tratamento adequado conforme as regras aplicáveis. Os pagamentos dos materiais e serviços entregues a partir de 9 de julho de 2020 e ao longo desse processo fluirão normalmente nos termos do que ficar definido nos autos da reorganização.
  • As agências de viagens e outros parceiros comerciais não sofrerão interrupções em suas interações com o Grupo LATAM Airlines.

Mais Informações sobre o Capítulo 11 do Grupo LATAM Airlines

O Grupo LATAM Airlines e as suas afiliadas informaram que entendem que seus funcionários, respectivas famílias, fornecedores e clientes terão muitas perguntas. Embora possa não ter todas as respostas neste momento, o Grupo LATAM diz permanecer guiado pela transparência em todas as suas interações. A companhia criou um site especial em três idiomas – espanhol, inglês e português -, onde as partes interessadas podem encontrar informações adicionais importantes sobre o significado deste anúncio.

O Grupo LATAM Airlines também estabeleceu uma linha direta para consultas relacionadas ao Capítulo 11, que pode ser acessada pelos números (929) 955-3449 ou (877) 606-3609 nos EUA e no Canadá. No Brasil e demais países, a companhia mantém abertos os contatos habituais de atendimento ao consumidor. O Grupo LATAM também criou o e-mail lataminfo@primeclerk.com dedicado às consultas relacionadas ao seu processo de reorganização. Se preferir, também há os canais de atendimento a disposição.

A LATAM é assessorada neste processo por Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP e Claro & Cia. e Demarest Advogados como consultores jurídicos, FTI Consulting como consultor financeiro e PJT Partners como banco de investimentos.


Comentário

O processo de proteção do Capítulo 11, que inicialmente foi feito apenas pela LATAM Airlines e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e nos Estados Unidos, agora passa a incluir a LATAM Brasil.

Como dissemos anteriormente, ninguém sabe a extensão da crise do coronavírus, o que torna mais difícil traçar um plano de recuperação ou garantir o desfecho desta situação.

Seguimos acompanhando a situação de perto e torcendo sempre para que a empresa consiga voltar a normalidade. Voltaremos com mais informações e esclarecimentos ao longo do dia.

Para mais informações, clique aqui.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.