O LATAM Pass disponibilizou uma nova tabela de resgate de passagens com pontos para voos operados por companhias parceiras em classe econômica. Os novos valores já começaram a valer desde ontem, 12 de maio.
Como funciona o resgate de voos de parceiros
Para quem não está familiarizado com o processo, em voos operados 100% por companhias parceiras, os resgates possuem valores tabelados, variando de acordo com origem e destino. O programa possui uma tabela de regiões, indicando os países que são contemplados em cada região.
Por exemplo, um voo entre São Paulo e Londres é considerado como um voo entre as regiões Brasil e Europa. Quando operado por uma companhia parceria, como a British Airways, ela terá um valor fixo. Já se o for operado pela própria LATAM, ele possuí valores flexíveis, podendo estar mais barato ou mais caro que o do parceiro, dependendo de fatores como data, disponibilidade e promoções.
Já falamos sobre esse assunto aqui no site, nesse post.
Tabelas de Resgate de Parceiros.
Confira abaixo como era e como ficou a tabela de resgate de parceiros do LATAM Pass em classe econômica:
- Antiga:
- Atual:
Comparação dos valores
Analisamos a tabela para identificar os reajustes de preços. A princípio, apenas uma rota foi impactada.
Brasil x EUA – aumento de valor
- Antes: 42.000
- Agora: 57.000
Histórico de reajustes
Separamos abaixo os últimos reajustes feitos pelo programa:
- 02 de abril de 2020 – LATAM Pass divulga novas tabelas de resgate de parceiros
- 02 de julho de 2020 – LATAM Pass divulga nova tabela de resgate de parceiros
- 31 de agosto de 2020 – LATAM Pass reajusta tabela de resgate de parceiros
Comentário
Analisando a nova tabela podemos observar que houve um reajuste em uma única rota, entre o Brasil e os EUA, mas ele foi bastante significativo, passando de 42.000 para 57.000 pontos o trecho, ou seja, um aumento de 35,71%. Se considerarmos que o parceiro da LATAM que opera essa rota é a Delta, o impacto será para quem realiza essa emissão em específico.
Temos que ressaltar, mais uma vez, que eles vieram sem nenhum aviso prévio do LATAM Pass para seus participantes! Esse tipo de atitude, feita desta forma, sem uma comunicação adequada e transparência pode passar a percepção errada.
Não somos contra alterações nas condições dos programas de fidelidade. Como qualquer negócio, ajustes precisam ser feitos (desde que com moderação), mas o que nos deixa, novamente, decepcionados é a falta de aviso… Muitos participantes transferiram ou compraram pontos no programa e são surpreendidos com a mudança repentina.
Aproveitando o assunto, abordamos exatamente os possíveis motivos do aumento e como você pode se proteger nesse post: Inflação das Milhas – Saiba como se proteger!
Para mais informações sobre as novas tabelas, clique aqui.
Dica do leitor Maikon