A Lufthansa anunciou que provavelmente deve aposentar toda sua frota de A380 e também de A340-600. Inicialmente, os modelos dessas aeronaves que ainda estavam nos planos da companhia serão estocados, retornando as operações apenas se ocorrer uma mudança brusca no cenário atual.
Além dos modelos que a companhia já havia anunciado que sairiam de sua frota, a Lufthansa informou que os oito A380 e dez A340-600 restantes, que faziam parte dos planos da companhia, agora serão armazenados e removidos de sua programação de voos.
De acordo com a Lufthansa, as aeronaves só serão reativadas no caso de uma recuperação rápida e inesperada do mercado. Além disso, os outros sete Airbus A340-600 remanescentes serão aposentados definitivamente.
“As perspectivas de capacidade para as companhias aéreas de passageiros serão significativamente revisadas. A suposição feita anteriormente de que 50% da capacidade do ano anterior seria alcançado no quarto trimestre deste ano não parece mais realista. Se a tendência atual continuar, os assentos disponíveis provavelmente ficarão apenas na faixa entre 20 e 30%, em comparação com o ano anterior”, disse a Lufthansa em nota.
Desde que a pandemia começou, muitas companhias aéreas se viram na obrigação de acelerar a aposentadoria de algumas de suas aeronaves antigas.
Especulações recentes sobre a Lufthansa falavam também da aposentadoria dos Boeing 747 mais antigos, ou seja, o modelo 747-400. Porém, o anuncio da empresa não cita essas aeronaves, que ao que tudo indica devem continuar nos planos da companhia.
Alguém já voou no A340-600 ou A380 da Lufthansa? Será que teremos uma mudança no mercado e os modelos serão reativados pela companhia?