fbpx

Lufthansa pode aposentar todos os seus A380 e Boeing 747-400

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg, a Lufthansa deve deixar de operar voos com os Airbus A380 e alguns Boeing 747. Segundo o site, a companhia alemã está planejando aposentar os Airbus A380 que ainda fazem parte de sua frota, a maior parte dos A340 e todos os seus Boeing 747 mais antigos, ou seja, o modelo 747-400. Segundo fontes, também estariam na lista uma seleção de aviões menores (narrow-body) que operam voos mais longos.

Os cortes na frota ultrapassariam a redução de 100 aeronaves divulgada pela Lufthansa até agora, com perdas de empregos superiores aos 22 mil.

A aposentadoria dessas aeronaves também significa uma aviação mais sustentável, agredindo menos o meio-ambiente e consumindo menos combustível – que é uma proposta quase que comum no ramo das companhias aéreas. A própria Boeing recentemente anunciou que vai encerrar a produção do modelo 747 a partir de 2022.

Segundo a Bloomberg, a maior companhia aérea da Europa está recuando em suas rotas economicamente mais sustentáveis, à medida que a crise do coronavírus afeta os mercados de viagens globais. A aposentadoria de aeronaves quadrimotores que consomem muito combustível ajudará a Lufthansa a aumentar as margens, reduzindo a queima de combustível.


Mais companhias aposentando aeronaves

Companhias pelo mundo já anunciaram o fim das operações com o 747 e o A380. Veja abaixo um resumo:

Qantas

A Qantas informou que teve que antecipar em seis meses a aposentadoria da sua frota de 747, após a pandemia do COVID-19 dizimar as viagens internacionais em todo o mundo. A companhia chegou a operar seis tipos diferentes de 747. Em 1979, a Qantas se tornou a primeira companhia aérea do mundo a operar uma frota apenas com Boeing 747.

British Airways

Após quase cinco décadas de operações a British Airways aposentou sua frota de 31 aeronaves 747-400, como resultado do impacto devastador que a pandemia do Covid-19 teve sobre a British Airways e o setor de aviação. A companhia recebeu seu primeiro 747-400 em julho de 1989 e o último em abril de 1999. No auge, a British Airways possuía uma frota de 57 modelos 747-400.

KLM

A KLM também aposentou todas as suas aeronaves Boeing 747 após 50 anos de serviço. A companhia divulgou uma carta de uma comissária se despedindo da Rainha dos Céus.

Virgin

A empresa informou que pretende se estabelecer como uma companhia que pratica a sustentabilidade e respeita o meio ambiente, decidindo operar apenas com aeronaves bimotores. Com isso, a companhia não utiliza mais suas sete aeronaves 747-400.

Iberia

A Iberia, que é a empresa europeia que mais opera com o Airbus A340 depois da Lufthansa, anunciou a aposentadoria do modelo no começo de agosto e aposentou o último avião de sua frota no dia 17 do mês passado, em uma operação de Quito a Madri.

Air France

No começo da pandemia, a Air France também teve de antecipar a aposentadoria de seus Airbus A380. A decisão foi tomada devido ao contexto da atual crise da COVID-19 e seu impacto nos níveis de atividade previstos da empresa. Inicialmente programado para o final de 2022, a aposentadoria do Airbus A380 da AF faz parte de uma estratégia de simplificação de frota do grupo Air France-KLM a fim de torná-la mais competitiva. A intenção do grupo também visa ter aeronaves mais modernas de alto desempenho, custo reduzido e menor impacto para o meio ambiente.


Lembrando que, apesar da aposentadoria dos modelos acima, a Lufthansa ainda permaneceria com o Boeing 747-8I, aeronave que a companhia utiliza nos voos entre Frankfurt e São Paulo.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.