Após um longo intervalo, a Lufthansa anunciou que vai reintegrar o Airbus A380 em suas operações. A aeronave, que é utilizada em rotas de longa distância, deve voltar a realizar voos com a companhia alemã a partir de junho de 2023, período conhecido como as férias de verão do Hemisfério Norte.
Os membros do Conselho Executivo da Lufthansa também anunciaram a reativação do A380 em uma carta conjunta aos clientes da empresa: “Decidimos colocar o A380 de volta ao serviço na Lufthansa no verão de 2023. Além disso, estamos fortalecendo e modernizando ainda mais nossas frotas com cerca de 50 novas aeronaves Airbus A350, Boeing 787 e Boeing 777-9 de longo curso e mais de 60 novos Airbus A320/321 apenas nos próximos três anos”.
Lufthansa chegou a anunciar a aposentadoria do A380
A Lufthansa chegou a anunciar a aposentadoria desses modelos em 2021. À época, a decisão havia sido tomada após um levantamento que determinou uma perda de 6,7 bilhões de euros (R$45,5 bilhões) em 2020, a pior da história.
Fim da era dos jatos de dois andares?
A maioria das companhias estão anunciando o fim das operações com jatos de dois andares. Em 2019, inclusive, a própria Airbus informou que deixaria de fabricar o modelo, entregando o último A380 em março do ano passado para a Emirates.
De acordo com a fabricante, os custos operacionais da aeronave são extremamente altos, fazendo com que o número de pedidos fosse decaindo cada vez mais, abrindo espaço para que as companhias aéreas migrassem suas encomendas para novos modelos mais modernos e econômicos, como os Boeing 787 Dreamliner e os Airbus A350-1000.
As icônicas aeronaves de dois andares, como é o caso do A380 e do Boeing 747, vêm perdendo espaço nos últimos anos, muito por conta dos gastos com a operação, como disse a Airbus, mas também devido à intenção das companhias aéreas em serem menos prejudiciais ao meio ambiente.
Por conta do tamanho e da quantidade de passageiros que os jatos conseguem comportar, o A380 e o 747 acabam gastando mais combustível que o habitual, tornando as operações, muitas vezes, inviáveis para as companhias.
Comentário
Até o momento, a Lufthansa não informou quantos aviões do modelo serão reativados e para quais destinos o Airbus A380 voará. Vale lembrar que a companhia possui 14 A380 em sua frota de aeronaves.
Atualmente, esses jatos estão estacionados em hangares na Espanha e na França. Seis dessas aeronaves já foram vendidas, enquanto oito continuam fazendo parte da frota da Lufthansa – pelo menos por enquanto.
Ansioso para voltar a voar no A380 da Lufthansa?