fbpx

A precificação da Qatar na Smiles permanece a mesma

Notícias Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Pessoal, ontem recebemos dezenas de comentários dos nossos leitores sobre um possível aumento na tabela da Smiles – mas precisamente em resgates da Qatar.

Pois bem, apesar do programa adotar uma tabela flutuante e flexível, resolvi entrar em contato para poder validar a informação antes de postar pra vocês e me posicionar. Exemplifiquei todos os resgates que notei alteração e estava aguardando a posição oficial deles antes de criar qualquer “alarme falso”.

E para nossa felicidade, a Smiles confirmou que foi um erro, e que os valores anteriores já foram restaurados.


Exemplos

Fazendo pesquisa para alguns dos trechos que eu havia questionado, os preços continuam exatamente os mesmos de quando eu postei em Maio deste ano.

Executiva

Istambul para Doha 

Brasília para Buenos Aires via Guarulhos

São Paulo para Doha

Nova York para Doha

Primeira Classe

Frankfurt para Doha

Doha para Frankfurt

Frankfurt para Guangzhou via Doha


Tabela dinâmica

Como vocês sabem, já faz algum tempo que a Smiles adota uma tabela dinâmica para emissão de voos, o que dá “carta branca” ao programa para reajustar – sendo pra baixo ou pra cima – o valor dos resgates – o que às vezes acaba frustrando os clientes, já que um aviso prévio acaba não sendo necessário.


Poupança de milhas

Nós já falamos aqui diversas vezes sobre o problema de fazer “poupança” de milhas. Com as constantes promoções de bonificações dos programas em parceiras com os bancos, as pessoas acabam por realizar a transação sem um resgate em mente, o que é um grande erro, já que as tabelas podem sofrer reajustes e aquele bônus que você recebeu, acaba não valendo a pena. Não se iluda pela quantidade de bônus caso não tenha plano de fazer uma viagem com estas milhas/pontos.

Por isto sempre defendemos aqui a estratégia de Acumular e Gastar – é assim que o jogo funciona de forma vantajosa pro CLIENTE.


Como evitar um possível “prejuízo” ?

No caso específico da Smiles, existe uma facilidade que é o “Viaje Fácil” que é um benefício no qual ela oferece a opção de emitir a passagem sem ter o saldo de milhas em conta. Com isso é possível:

  • Eliminar o risco de acabar a disponibilidade entre transferência do cartão e chegada na Smiles.
  • Emitir a passagem desejada sem os pontos na conta e com um período razoável para quitar a “dívida”.
  • Eliminar o risco de uma mudança de tabela, garantindo assim o valor atual.

Utilizando esse serviço, o cliente paga uma taxa e tem que quitar a passagem até 60 dias antes do embarque. Saiba como funciona o Viaje Fácil nesse post.

Lembrando que no caso específico da Smiles, o Viaje fácil funciona como BURN and EARN – leia mais aqui.


Considerações finais

Que bom que a Smiles investigou o caso e conseguiu reportar para nós que o problema foi identificado e resolvido, portanto quem tinha intenção de emitir passagens com a Qatar, já pode respirar aliviado – nada mudou!

Alguém aí pensa em aproveitar alguma sugestão de rotas que mencionei?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.