Mais uma versão digital de documento disponível! A Polícia Civil do Estado de São Paulo lançou na última terça-feira (11) o “RG Digital SP”, um aplicativo que permite que os usuários obtenham uma versão digital de sua carteira de identidade. A novidade, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, já está funcionando e nós te ensinamos como obter o seu documento.
Sobre o RG Digital de São Paulo
O documento digital pode ser baixado e armazenado no aparelho celular sem nenhum custo e é válido em todo o território nacional. Segundo a Polícia Civil, o RG integra uma série de meditas adotadas em busca de uma modernização.
Além disso, o aplicativo também permite que o usuário solicite a 2ª via do documento físico sem precisar sair de casa. De acordo com o órgão, o documento eletrônico não substituirá a necessidade de emissão do RG físico, mas deve agilizar muitos processos.
Quem pode obter o RG Digital de São Paulo
A novidade está disponível para pessoas que tiverem o documento físico emitido a partir de fevereiro de 2014, com Código QR impresso no verso do RG físico, e que estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da PC.
Se você não é elegível, será necessário emitir um novo RG para usar a ferramenta.
Requisitos do smartphone
- O app está disponível nas lojas de aplicativos Google Play e Apple App Store;
- Os requisitos mínimos de tecnologia necessários são Android 5.0 e iOS 10, ou ambos em versão superior;
- Celular com uma câmera de pelo menos 5 megapixels e conexão de dados ativa.
Como obter o RG Digital de São Paulo
Para obter seu documento basta seguir os passos abaixo:
- Baixe o aplicativo RG Digital SP no Google Play ou na App Store
- Abra o aplicativo, selecione opção “Adicionar RG” e escaneie o código QR do verso da identidade em papel.
- O aplicativo vai direcionar o cidadão para a “prova de vida”, feita via tecnologia de reconhecimento facial.
- Pronto! Seu documento será gerado.
Mais informações sobre o RG Digital de São Paulo
Veja abaixo algumas informações importantes relacionadas a segurança do uso do documento.
Em caso de troca de aparelho celular ou desinstalação do aplicativo:
Baixe novamente e siga os passos para acessar o RG Digital. No entanto, para evitar fraudes, o documento virtual só estará disponível para um aparelho celular, podendo ser bloqueado se houver tentativa em outros aparelhos.
Em caso de roubo ou furto do celular:
No caso de roubo ou furto, apesar da existência de sistema de segurança baseado em biometria, senhas e criptografia, que impede acesso a estranhos, o cidadão deve registrar o ocorrido na Delegacia Eletrônica ou pessoalmente nas delegacias de polícia.
Em caso de celular extraviado ou quebrado:
Reinstale o aplicativo e emita novamente o documento digital.
Vale a pena obter o RG Digital de São Paulo?
Assim como dissemos na matéria em que ensinamos como cadastrar a CNH Digital, poder gerar um documento sem sair de casa é muito conveniente.
Por ter validade em todo o território nacional, o documento pode ser utilizado para embarque nos voos domésticos de companhias aéreas nacionais, por exemplo. Sempre bom ter a versão digital caso você esqueça seu documento em casa.
Infelizmente minha última versão do RG, apesar de ser São Paulo, ainda não conta com o QR Code. Em função disso não consegui testar o cadastro. Aliás, assim que tudo estiver mais tranquilo vou providenciar uma nova via.
Se alguém conseguir testar, deixe nos comentários se funcionou. Quando lançaram a CNH Digital, o reconhecimento facial apresentava muitos erros.