Pessoal, a Smiles acaba de anunciar o início do acordo de acúmulo de milhas com a American Airlines. Com o acordo, o valor em milhas de passagens da American estão mais atrativos (inclusive em classe executiva) – já que estamos falando de “tarifas award”.
A previsão é que os membros Smiles do Brasil (e da Argentina) possam acumular milhas assim que as operações forem retomadas. “Estamos atravessando uma fase necessária de restrições a viagens em função da pandemia da COVID-19, mas acreditamos que tudo vai passar. Por isso, continuamos trabalhando das nossas casas para oferecer a melhor experiência aos clientes e permitir que realizem seus sonhos em um futuro próximo”, afirma Melina Vacopoulos Vidaller, Gerente Executiva de Desenvolvimento de Negócios.
Para acumular milhas nos voos da American Airlines, basta informar o número Smiles na hora da compra do bilhete ou no check-in. Você também pode solicitar o crédito pós viagem nos canais da Smiles, site ou no aplicativo do programa. Já para resgatar passagens, basta o cliente acessar os canais da Smiles e escolher o voo, que pode ser adquirido com milhas ou Smiles & Money, combinando pontos com dinheiro.
Entenda as diferentes emissões da Smiles
A Smiles oferece dois tipos de emissões de passagens: “Comercial” (como eram os resgate da American Airlines até então) e “Award” (como são agora).
Comercial: estas passagens são emitidas em classe “pagante”, ou seja, apesar de você usar milhas para a emissão, a Smiles “compra” os bilhetes e os oferece ao usuário como se fossem uma passagem “award” (ele converte o valor que a passagem custa no mercado em milhas). Em geral, por serem passagens pagantes, o número de assentos disponíveis é maior que no outro formato. No limite, qualquer passagem pode ter seu custo convertido em milhas – o problema é que a quantidade pode ser muito alta e, por isso, são limitadas as opções oferecidas.
Award: é o mais tradicional formato de emissões. As companhias aéreas liberam assentos numa classe tarifária “especial” e os programas de fidelidade parceiros permitem que os seus usuários usem as milhas para o resgate. Por ser emitido em classe “especial”, essas passagens não geram milhas e nem contam como trecho para mudar de categoria. Em geral, o número de assentos é muito limitado.
Veja mais sobre isso neste link.
Tabela de acúmulo
Confira a tabela de acúmulo de voos da American Airlines na Smiles:
Veja mais sobre isso neste link.
Exemplos de Emissão
Segue abaixo alguns exemplos de disponibilidade da American Airlines que encontramos na Smiles:
- São Paulo x Miami em executiva – link aqui
- São Paulo x Nova York em executiva – link aqui
- São Paulo x Los Angeles em executiva – link aqui
- Rio de Janeiro x Miami em executiva – link aqui
- Brasília x Miami em executiva – link aqui
- Manaus x Miami em executiva – link aqui
- Orlando x Miami em executiva – link aqui
- Los Angeles x Las Vegas em executiva – link aqui
Aeromexico
Os voos da Aeromexico em classe executiva continuam sendo o melhor resgate do programa para a América do Norte (com conexão, no caso). Veja o exemplo abaixo de São Paulo a Miami (link aqui).
Comentário
A disponibilidade de tarifas award da American Airlines na Smiles é aguardada desde que a Delta comprou parte da LATAM.
De acordo com as nossas buscas os voos da American Airlines domésticos (dentro dos EUA) estão com excelentes valores na Smiles – até em executiva. Por outro lado, os voos de longa distância estão com valores mais caros do que quando a Delta era parceira do programa.
Comparando o custo da emissão São Paulo x Miami na Smiles (119.700 milhas/trecho em executiva) com o LATAM Pass (95.000 pontos/trecho em executiva), na Smiles está 26% mais caro. Por outro lado, milhas Smiles são um pouco mais baratas. E a expectativa é que se o dólar diminuir, o preço possa melhorar.
Caso você encontre alguém resgate interessante, compartilhe com a gente nos comentários!