Boa notícia: A Smiles já está disponibilizando bilhetes Award em classe executiva com a Ethiopian Airlines.
Sobre a Ethiopian Airlines
Com sede no Aeroporto Internacional de Bole, em Addis Abeba, na Etiópia, a companhia abrange a Europa, América do Norte, América do Sul, África, Oriente Médio e Ásia, ligando várias cidades ao redor do globo. Entre os destaques estão Bangkok, Johanesburgo, Cairo, Tel Aviv e Istambul.
No Brasil, a companhia aérea opera 4 vezes na semana às terças, quintas, sextas e domingos com voos saindo de São Paulo até Addis Abeba onde é possível se conectar aos demais destinos.
Parceria Smiles e Ethiopian Airlines
A Ethiopian Airlines já é parceira da Smiles desde 2018 com a opção de resgate na tarifa comercial. Desde Janeiro deste ano, os clientes tanto no Brasil quanto na Argentina passaram a contar tanto com o acúmulo de milhas quanto o resgate de passagens na tarifa award (apenas econômica) com a companhia.
Agora as tarifas awards em classe executiva já estão disponíveis.
Diferença entre Tarifa Award e Tarifa Comercial na Smiles
A Smiles oferece dois tipos de emissões de passagens: “Award” e “Comercial“.
- Award: é o mais tradicional formato de emissões. As companhias aéreas liberam assentos numa classe tarifária “especial” e os programas de fidelidade parceiros permitem que os seus usuários usem as milhas para o resgate. Por ser emitido nessa classe “especial”, essas passagens não geram milhas e nem contam como trecho para mudar de categoria. Em geral, o número de assentos é muito limitado.
- Comercial: estas passagens são emitidas em classe “pagante”, ou seja, apesar de você usar milhas para a emissão, a Smiles “compra” os bilhetes e os oferece ao usuário como se fossem uma passagem “award” (convertendo o valor que a passagem custa no mercado em milhas). Em geral, por serem passagens pagantes, o número de assentos disponíveis é maior que no outro formato. No limite, qualquer passagem pode ter seu custo convertido em milhas – o problema é que a quantidade exigida pode ser muito alta e, por isso, são limitadas as opções oferecidas.
Saiba mais sobre esse assunto nessa matéria.
Exemplos de resgate
Realizamos pesquisas em algumas rotas que a companhia opera. Veja abaixo alguns exemplos:
- São Paulo x Addis Abeba (Executiva): a partir de 155.500 milhas
- São Paulo x Dubai (Executiva): a partir de 194.900 milhas
- São Paulo x Joanesburgo (Executiva): a partir de 219.200 milhas
- São Paulo x Buenos Aires (Executiva): a partir de 27.000 milhas
Classe Executiva da Ethiopian Airlines
Para quem tiver interesse em emitir passagens na executiva (quando disponíveis), em sua frota de aeronaves wide-body (2 corredores), a Ethiopian Airlines conta com o Airbus A350-900XWB, e os Boeing B787-8, B787-9, B777-300ER, B777-200LR e Boeing B767-300ER.
Os voos recentes entre Addis Abeba e São Paulo tem sido operados com o Boeing 787-8, que comporta até 270 passageiros, sendo 24 na classe executiva no layout 2-2-2.
Existem duas versões diferentes de assentos na executiva dessa aeronave, sendo o mais antigo no estilo “tobogã” e os mais novos 100% flat bed:
Classe Executiva da Ethiopian Airlines no Boeing 787-8 (modelo antigo):
Classe Executiva da Ethiopian Airlines no Boeing 787-8 (modelo novo):
Mas vale destacar que recentemente a companhia começou a introduzir dois modelos de poltronas de Classe Executiva nos novos Boeing 787-9 e Airbus A350-900. Os assentos produzidos pela Safran e pela Collins Aerospace são flat bed e todos os passageiros tem acesso ao corredor devido ao layout 1-2-1.
Veja abaixo fotos de um Boeing 787-9 com a nova configuração e assento:
The latest Boeing 787-9 that Ethiopian Airlines received has a 1-2-1 layout in Business Class, also known as reverse herringbone. This new compared to the 2-2-2 configuration all of its widebodies have #ethiopianairlines #boeing #business #fleet #avgeek pic.twitter.com/o3WCMqChrM
— ETWatch (@ETWatch) October 24, 2020
Comentário
Conforme vocês puderam ver, os valores não são muito atrativos, e em algumas simulações que fizemos notamos que o preço cobrado para voar de Ethiopian chega a ser superior ao da Qatar (que também é parceira da Smiles) e que ao nosso ver possui um produto infinitamente superior – por isto é bom comparar na hora de emitir.
Vale ressaltar que, além da taxa de embarque, há a cobrança de “Taxas cobradas pela Cia aérea”, que na maioria das vezes estão relacionadas a taxa de combustível. Apesar disso, o valor cobrado não é muito alto, na faixa dos R$40, mas leve isso em consideração.
Alguém com planos de aproveitar a expansão da parceria? Para mais informações, clique aqui.