fbpx

Turismo do Visto: saiba o que é e se ele é útil para você

Notícias

Por Dymitri Leão

Que a COVID-19 impactou a indústria do turismo de uma forma avassaladora não é novidade para ninguém. O que talvez seja novidade para muitos são alguns termos (jargões) que surgiram, tais como “Turismo do Visto” e “Turismo da Vacina”. Este último, mais conhecido, está relacionado com a busca por se vacinar contra a COVID-19 fora do Brasil, mas e o primeiro? Você sabe do que se trata?

turismo do visto

Neste post, iremos comentar a respeito da extrema dificuldade enfrentada por nós brasileiros para conseguirmos tirar ou renovar o visto para os Estados Unidos, e como algumas pessoas estão contornando o problema ao tirar esse visto no exterior. Por isso foi criado o termo “Turismo do Visto”.

Com a permissão de entrada nos Estados Unidos de turistas vacinados a partir do próximo dia 08 de novembro, conforme você pode ler aqui, cresceu absurdamente a demanda para visitar o país, impactando ainda mais as filas para tirar/renovar o visto dos EUA.


Similaridade entre o Turismo do Visto e o Turismo da Vacina

Quando o Brasil ainda estava atrasado na vacinação contra a COVID-19 em comparação aos Estados Unidos, muitos brasileiros iniciaram uma verdadeira corrida para a Terra do Mickey em busca de serem vacinados, especialmente com as vacinas da Pfizer, em 2 doses e com alta taxa de eficácia, ou a da Janssen (Johnson &Johnson), em dose única.

Com origem das viagens internacionais no Brasil, para poderem entrar nos EUA esses brasileiros tiveram que cumprir uma quarentena de pelo menos 14 dias em algum país que não enfrentasse restrições por parte do Governo dos Estados Unidos, e só então puderam visitar o país para serem vacinados gratuitamente.

O México e a República Dominicana, por exemplo, foram dois países dentre os mais procurados pelos brasileiros para cumprirem a quarentena acima mencionada. Obviamente, durante os 14 dias fora do Brasil os brasileiros aproveitaram para explorar turisticamente os países “de conexão”, dando origem ao termo “Turismo da Vacina”.

Esse termo nada mais é então do que uma referência ao fomento de um turismo com o objetivo final de ser imunizado com alguma vacina contra a COVID-19 nos Estados Unidos ou em algum outro país que não fosse o Brasil.

O “Turismo do Visto” está surgindo como um forte movimento de brasileiros que estão viajando para outros países que possuem embaixadas/consulados dos EUA, com o objetivo de tirarem/renovarem os seus vistos dos Estados Unidos pelos próximos 10 anos (para o caso de vistos de turismo) de forma mais rápida.

Isso se deve ao fato das filas de agendamento de entrevista de Vistos dos EUA no Brasil estarem enormes, conforme mostraremos a seguir. Você consegue perceber como o “Turismo do Visto” é extremamente similar ao “Turismo da Vacina”?! Apenas mudou o foco do turismo.


Como saber os tempos de espera para o Visto dos EUA em todo o mundo

Existe um site do Governo dos Estados Unidos que apresenta os tempos de espera para agendar a entrevista do seu visto nas Embaixadas/Consulados dos EUA em todo o mundo, e de forma muito simples! Trata-se de uma excelente ferramenta computacional para nos auxiliar na hora de planejar onde gostaríamos de realizar a tal entrevista.

Para acessar o site mencionado, clique aqui. O mais interessante é que, conforme exibido abaixo, após inserir o nome da cidade (em inglês) e pressionar o botão “Go”, o site retornará rapidamente os tempos mínimos para agendamento de 3 categorias de visto para os Estados Unidos, quais sejam: Visto de Visitante/Turista (Visitor Visa), Visto de Estudante/Intercâmbio (Student/Exchange Visitor Visas) e Todos os Demais Vistos de Não-Imigrantes (All Other Nonimmigrant Visas).

Também é informado de que caso seja retornado o número 999, é porque o local pesquisado somente está provendo os seus serviços para casos de emergência.


Tempos de espera para agendar a entrevista do Visto dos EUA no Brasil

Há 5 cidades no Brasil em que se pode tirar/renovar o visto para os Estados Unidos. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Porto Alegre. Abaixo, exibimos como estão os tempos de esperar para agendar atendimento para tirar/renovar o visto dos EUA aqui no Brasil.

São Paulo – 383 dias (1 ano e 18 dias) para o Visto de Turista

turismo do visto

Rio de Janeiro – apenas casos de emergência para o Visto de Turista

turismo do visto

Brasília – apenas casos de emergência para o Visto de Turista

Recife – apenas casos de emergência para o Visto de Turista

Porto Alegre – apenas casos de emergência para o Visto de Turista

turismo do visto

Conforme exposto acima, estamos com uma situação muito delicada aqui no Brasil, com a maioria dos Consulados/Embaixadas dos EUA sem funcionarem para o grande público, e com a enorme fila de espera em São Paulo! Será que no exterior a situação é diferente? Veja no próximo tópico e conclua se o “Turismo do Visto” é para você.


Tempos de espera para agendar a entrevista do Visto dos EUA no exterior

Ao fazer uma pesquisa nos tempos de espera no exterior, nos deparamos com situações similares a do Brasil, mas também há cidades com prazos tão curtos que chegam a ser inacreditáveis! Contudo, atenção: não é porque o prazo apresentado está curto que você pode agendar a sua entrevista de visto na referida cidade!

Abaixo, vamos mostrar 3 exemplos com prazos curtos mas que ou não permitem que cidadãos não-residentes realizem agendamentos sob hipótese alguma, ou não estão permitindo no momento. Atenção!

Tallinn – Estônia

  • 7 dias para Visto de Turista – incrível; e
  • Não permite agendamentos para não residentes no momento.

Curaçao

  • 28 dias para Visto de Turista; e
  • Não permite agendamentos para não residentes sob hipótese alguma.

Lisboa – Portugal

  • 60 dias para Visto de Turista; e
  • Não permite agendamentos para não residentes no momento.

turismo do visto

Dos 3 exemplos acima, fica claro notar que, como diz um conhecido ditado, “todo cuidado é pouco”! Há que se atentar a todos os detalhes nos sites oficiais para ter certeza de que é possível realizar a emissão de um Visto dos EUA para não residentes da localidade escolhida.

Notadamente, muitos brasileiros estão indo para as Bahamas para renovarem/tirarem os seus vistos dos EUA para turismo. O país já está aberto para brasileiros, conforme você pode ver aqui. Veja abaixo as informações sobre a situação nas Bahamas.

Nassau – Bahamas

  • 80 dias para Visto de Turista; e
  • Permite agendamentos para não residentes.

turismo do visto

Outra opção é Casablanca, no Marrocos, que já está aberto para brasileiros, conforme você pode ver aqui.

Casablanca – Marrocos

  • 120 dias para Visto de Turista; e
  • Permite agendamentos para não residentes.

Como os 2 exemplos acima (Nassau e Casablanca) há vários outros, com prazos maiores ou menores. Pesquise no site que indicamos e lembre-se sempre de pesquisar no site do Consulado/Embaixada (use o Google para achar!) se é possível o agendamento para não residentes!


Comentário

Conforme mostramos, há opções mais rápidas do que os Consulados/Embaixadas dos Estados Unidos no Brasil para se tirar/renovar o Visto dos Estados Unidos, mas há que se ter muita atenção aos detalhes! Veja por exemplo os casos de Tallinn, Curaçao e Lisboa.

Desde a suspensão das entrevistas nos consulados/Embaixadas no Brasil, conforme você pode ler aqui, muitas pessoas foram prejudicadas com o vencimento dos seus vistos, ou estão com eles próximos a vencer e sem possibilidade de renovação no futuro próximo! Esperamos que a situação se regularize o mais rápido possível, pois agora que os Estados Unidos irão reabrir para vacinados no dia 08 de novembro (veja aqui) a demanda só tende a aumentar e de forma rápida!

Uma solução temporária seria, quem sabe, conceder uma extensão das validades dos vistos por pelo 1 ano. Assim, poderia ser compensado um pouco do tempo em que os Consulados/Embaixadas permaneceram fechados e muitas pessoas seriam beneficiadas.

Você já conhecia o termo “Turismo do Visto”? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Você já fez ou pretende fazer um “Turismo do Visto” para tirar/renovar o seu visto dos EUA? Se sim, em que cidade/país? Conte para nós utilizando a seção de comentários.

Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Confraria Grand Cru
Confraria Grand Cru
Ganhe 3 meses grátis e R$ 150 de crédito por indicação!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.