A United anunciou que interromperá suas operações no principal aeroporto de Nova York, o JFK. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada já que a companhia não conseguiu obter os slots necessários para permanecer no aeroporto.
O que é um slot
Um slot aeroportuário é a permissão dada para que uma operação planejada por uma empresa aérea possa usar toda a infraestrutura aeroportuária necessária para chegar ou sair de um aeroporto de nível 3 em uma data e hora específicas.
Por sua vez, um aeroporto de nível 3 é aquele onde:
- A demanda por infraestrutura aeroportuária excede significativamente a capacidade do aeroporto durante um determinado período de tempo;
- A expansão da infraestrutura do aeroporto não é possível em um curto prazo;
- Tentativas de solução do problema de capacidade a partir de ajustes voluntários de horários dos voos se mostraram ineficazes;
- Como resultado, o processo de alocação dos slots é requerido, sendo necessário que todas as companhias aéreas e outros operadores de aeronaves tenham um slot alocado por uma coordenação, a fim de chegar ou partir do aeroporto durante os períodos em que ocorre a alocação de slots.
O problema da United no JFK
Em um memorando interno enviado aos funcionários da empresa, a United explicou que sua operação atual no aeroporto é pequena demais para garantir slots no JFK. “Devido ao início da temporada de inverno, mais companhias aéreas operarão seus slots ao retomarem os voos do JFK – por isso tomamos a difícil decisão de suspender temporariamente nossos serviços partindo do John F Kennedy.”
De acordo com o Wall Street Journal, durante a pandemia, quando outras companhias não estavam usando totalmente sua capacidade no JFK, a United aproveitou a chance de cumprir uma ambição de longa data de retornar ao aeroporto após uma ausência de cinco anos. No ano passado, lançou voos duas vezes ao dia para São Francisco e Los Angeles, na esperança de atrair viajantes de negócios que não desejavam se deslocar até o hub da United em Newark, New Jersey.
“Seguiremos nosso processo justo e bem estabelecido para conceder slots futuros para aumentar a concorrência entre as companhias aéreas para que os passageiros tenham mais opções”, declarou a FAA. De acordo com o órgão, eles estão encorajando a United a reter e realocar sua equipe do JFK para seus outros aeroportos da cidade de Nova York – a companhia aérea afirmou que nenhum de seus 100 funcionários no local perderia seus empregos.
Os últimos voos da United de/para o JFK será operado no dia 29 de outubro de 2022. De acordo com a empresa, os passageiros afetados serão notificados e terão o direito de alterar seus itinerários.
Você será afetado pelo cancelamento dos voos?
Com informações Wall Street Journal.