United MileagePlus e a nova precificação dinâmica

Notícias Programas de fidelidade

Por Lorenzo Firmino

Em novembro do ano passado a United começou a precificar bilhetes prêmio (emitidos com milhas) de forma dinâmica – ou seja, estas emissões deixariam de ter um custo fixo para ter um custo flutuante. A medida entrou em vigor primeiro para voos próprios – agora, a United começa a preparar terreno para fazer o mesmo com voos de companhias da Star Alliance e demais parceiras.

A companhia removeu ontem a tabela de parceiros (partner award chart) do seu site. A tabela já não aparece mais neste página.


O que disse a United

Um porta-voz da companhia disse ao TPG:

“Anunciamos em abril do ano passado que todos os preços de bilhetes prêmios seriam dinâmicos a partir de novembro de 2019. Essa mudança é consistente com outras grandes companhias aéreas e nos permite alinhar informações sobre todos os voos prêmio do MileagePlus, seja para viagens na United ou em uma de nossas companhias aéreas parceiras“.

Ou seja, a introdução desse modelo de precificação para o resgate de parceiros já era algo esperado.


Precificação Dinâmica

Na precificação dinâmica o custo de uma emissão por milhas pode subir e descer, online, em função da oferta, demanda, tipo de canal, variação cambial e em alguns casos, devido a inteligência artificial e algoritmos.

Em geral, a precificação dinâmica trás consigo oportunidades pontuais de resgates mais baratos do que a tabela – mas ao mesmo tempo (e na maioria das vezes) a falta de limites pré-estabelecidos faz com que a quantidade de milhas necessárias para muitos resgates decolem.


Comentário

Nós, brasileiros, conhecemos o modelo de precificação dinâmica de resgates através da Smiles, que não segue uma tabela e tem valores oscilantes.

Outro programa que adotou a precificação dinâmica no Brasil foi o Amigo, da Avianca Brasil. O programa – que durante boa parte da sua existência teve uma tabela fixa – em certo momento deixou de adotá-la e os custos de resgates explodiram do dia para a noite.

Já o LATAM Pass introduziu uma tabela de parceiros dinâmica com faixas (isto é, um resgate poderia custar no mínimo uma certa quantidade de milhas e no máximo uma certa quantidade). Embora adotado, este modelo foi pouco utilizado na prática e os custos eram na maioria dos casos fixos. Na última atualização de tabela (anunciada no início desse mês), a LATAM abandonou de vez o modelo de precificação dinâmica com variações por faixas e ficou apenas com o modelo de precificação fixa.

Além do LATAM Pass, temos ainda o abrasileirado Miles&Go, da TAP. O programa da companhia portuguesa é parceiro da grande maioria dos bancos no Brasil, recebe pontos sem deságio na maioria dos casos (na proporção 1:1) e oferece generosas promoções de transferência bonificada. O Miles&Go adota o modelo de precificação dinâmica para voos da TAP e modelo de precificação fixa para companhias da Star Alliance e demais parceiras (na qual é possível encontrar bons valores de resgates e excelentes sweet spots).

Falando um pouquinho do mercado norte-americano, o SkyMiles, da Delta, precifica resgates de forma dinâmica e trilha há algum tempo o mesmo caminho que a United está agora seguindo. Lá também não tem tabela de resgate publicada.

Por último, o AAdvantage, da American Airlines, continua (por ora) tabelando resgates em parceiros de forma fixa. A American criou nos últimos anos aTarifa Oferta Web – que nada mais é que um modelo de precificação dinâmica para voos próprios e um exemplo que essa precificação pode ser vantajosa (oferecendo resgates com custos inferiores a tabela fixa, como Brasil x EUA por 15.000 milhas o trecho). Há rumores que a “Tarifa Oferta Web” do AAdvantage é um teste que pode levar a adoção completa do modelo de precificação dinâmica para todos os resgates do programa.

Por bem ou por mal, vantajosa ou pouco vantajosa, a precificação dinâmica veio para ficar – este sinal já vem sendo dado pelo mercado há alguns anos. Lembre-se que quando introduzida por algum programa que até então não a praticava é esperada uma desvalorização das milhas. Portanto, se você tem algum resgate em vista no MileagePlus pode ser uma oportunidade para ainda fazê-lo a custo fixo, caso acredite que os valores vão subir.

Até quando será que programas como o da TAP e da LATAM seguirão com o modelo de precificação fixa para parceiros? Qual é a sua preferência?


☞ veja também: conheça os 3 modelos de precificação utilizados pelos programas de fidelidade

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsAppEntre para os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Hotéis
HotéisGanhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2025!
Airport Park
Airport ParkReserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsAppEntre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.