Visto eletrônico para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá já está disponível

Notícias

Por Juliano Moda

O Brasil acaba de implementar a opção de visto eletrônico (e-Visa) para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá. Agora, viajantes destes países terão uma forma mais prática para a obtenção do documento, obrigatório a partir de 10 de janeiro de 2024 para a entrada no país.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta a importância que facilitar a emissão de vistos tem para o incremento do turismo no país:

“Apesar da volta da obrigatoriedade do visto para os cidadãos desses três países, o governo federal, por meio do Ministério do Relações Exteriores, tem trabalhado para tornar esse processo o mais ágil possível, não havendo necessidade de o turista se deslocar até a Embaixada e podendo ser solicitado online. Inclusive, dados da Organização Mundial do Turismo mostram que a facilitação da entrada de turistas pode contribuir para o aumento de até 25% da entrada de estrangeiros em um país”


Visto eletrônico

Turistas da Austrália, Canadá e EUA que desejam conhecer o Brasil já podem solicitar o visto eletrônico (e-Visa). Conforme noticiado aqui pelo PP, haverá a exigência de visto para os três países nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres a partir do dia 10 de janeiro.

A Embratur e o Ministério do Turismo está também então atuando na produção e distribuição de informações sobre o procedimento de emissão do visto. Os materiais estão sendo distribuídos a todos os operadores turísticos e companhias aéreas que vendem, nesses três países, passagens e pacotes para o Brasil. O conteúdo foi produzido para ser distribuído em multiplataformas, em formato de vídeo, peças de redes sociais, hotsite, e-mail marketing e cartaz, que será fixado nos postos diplomáticos do Brasil.

A emissão é 100% eletrônica e dispensa comparecimento do interessado a consulados brasileiros. A pessoa que quiser conhecer o Brasil assim fará por via digital toda a tramitação do pedido e a apresentação da documentação pertinente, e receberá o visto também eletronicamente, via e-mail. Então, para entrar no país, precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto.

O visto eletrônico custará US$ 80,90, permitirá múltiplas entradas e terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: 10 anos para norte-americanos, 5 anos para canadenses e australianos.


Princípio da Reciprocidade

A operação do sistema digital do visto está sob a responsabilidade da empresa VFS Global, contratada pelo Ministério de Relações Exteriores. A retomada da cobrança do visto atende a determinação do Decreto n.º 11.515, de 2/5/2023, que estabeleceu a volta do princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento, tendo em conta a exigência de vistos para cidadãos brasileiros entrarem nesses países.

Nos EUA, a Embratur retornou ao quadro de membros da Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), após quatro anos de afastamento. Através dos canais internos da entidade, a Agência se comunica com todo o trade turístico no país. No Canadá e Austrália, a estratégia também é informar o trade e companhias aéreas que comercializam pacotes e passagens para o Brasil.

Os Estados Unidos são o segundo país maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Nos 10 primeiros meses de 2023, 530.690 norte-americanos visitaram o Brasil (11% do total). No mesmo período, o Brasil recebeu 66.338 canadenses (16º maior emissor) e 38.544 australianos (17º maior emissor).

A solicitação é então feita através do site da VFS Global, podendo ser acessada através deste link.


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad. Além disso, saiba o que não pode faltar na hora de voar na Checklist do PP!


Comentário

Boa notícia para turistas desses três países, pois terão em mãos a possibilidade de realizar a emissão de forma mais fácil do que a tradicional. Assim, torna-se uma forma mais prática de aplicação do princípio da reciprocidade, prática padrão globalmente no âmbito das relações internacionais.

O que achou da novidade? Você tem acesso ao comunicado completo em português neste link.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 500 pontos extras na hora!
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Hotéis
Hotéis5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2025!
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.