Voos entre Israel e Emirados Árabes poderão ser permitidos após anúncio de ‘acordo de paz histórico’ mediado por Trump

Notícias

Por Equipe

Israel e Emirados Árabes Unidos oficializaram um acordo de “normalização das relações” entre as nações. O pacto foi discutido graças a uma conversa chefiada por Donald Trump, que uniu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al-Nahyan.

Acordo Israel, Emirados Árabes e Trump

Trump disse que intermediou uma conversa que levará Israel e Emirados Árabes Unidos a assinarem uma série de acordos bilaterais sobre investimento, turismo, segurança, tecnologia, energia e outras áreas enquanto se movem para permitirem voos diretos os países e estabelecerem embaixadas recíprocas nas nações. A reunião com as delegações dos dois países para debater e, por sua vez, assinar o pacto, deverá acontecer nas próximas semanas.

O acordo faz com que Israel renuncie, por enquanto, seus planos de anexar territórios palestinos, para se preocupar em melhorar seus laços com o restante do mundo árabe. “Como resultado deste avanço diplomático e a pedido do Presidente Trump com o apoio dos Emirados Árabes Unidos, Israel suspenderá a declaração de soberania sobre as áreas delineadas para a Paz e concentrará seus esforços agora na expansão dos laços com outros países em o mundo árabe e muçulmano”, de acordo com um comunicado divulgado pela Casa Branca e descrito como uma declaração conjunta de Israel, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.


O que disse Trump?

Trump convocou repórteres ao Salão Oval para dar a notícia, que ele disse ter sido selada durante uma ligação telefônica com o primeiro-ministro israelense e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi e governante dos Emirados Árabes Unidos. “Este acordo é um passo significativo para a construção de um Oriente Médio mais pacífico, seguro e próspero”, disse Trump. “Agora que o gelo foi quebrado, espero que mais países árabes e muçulmanos sigam o exemplo dos Emirados Árabes Unidos”.

O presidente estadunidense utilizou seu Twitter para divulgar a notícia:

Em um comunicado de sua autoria, o secretário de Estado Mike Pompeo comparou o acordo aos tratados de paz firmados por Israel com os assinados anteriormente com o Egito e a Jordânia. “O acordo de normalização de hoje entre Israel e os Emirados tem potencial semelhante e a promessa de um dia melhor para toda a região”, disse ele.


Voos diretos entre os países

Conforme dito anteriormente, o acordo bilateral a ser assinado irá propor uma série de novidades, incluindo voos diretos entre os países, auxiliando assim o turismo e a paz no Oriente Médio. Recentemente publicamos um voo histórico da Etihad para o Aeroporto Internacional de Tel Aviv, que trazia “na bagagem” kits médicos de prevenção ao coronavírus. Apesar de pousar em Israel, os mantimentos foram destinados à Palestina, território autônomo que não possui um aeroporto.

Até o momento, não há nenhuma companhia aérea que opere um voo direto ligando os dois países, muito por conta dos impasses que as nações têm umas com as outras. Se assinado, o acordo fará com que os Emirados Árabes seja o terceiro país árabe a estabelecer relações diplomáticas com Israel, junto com os já citados anteriormente Egito, que assinou um acordo de paz histórico em 1979, e Jordânia, que assinou um tratado em 1994.

O acordo, além de ser bom para os dois países, também pode ajudar no longo impasse que Israel possui com seus vizinhos, potencialmente levando outras nações árabes a seguirem o exemplo.

Se os voos realmente começarem, será uma excelente oportunidade para brasileiros chegarem em Israel conectando em Dubai. Este bilhete pode ser emitido em Classe Executiva no Miles&Go, da TAP, por 260.000 milhas ida e volta e sem cobrança de taxa de combustível. Lembrando que outra opção para chegar até o país é através do voo direto da LATAM entre São Paulo e Tel Aviv, que continua sem data para ser retomado.


Com informações The New York Times.

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Conta Global
Conta Global Ganhe até R$100 de cashback após primeira compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.