Acompanhe o retorno do A380 da Etihad em tempo real!

Notícias

Por Igor Tonetti

A espera chegou ao fim! Nesta terça-feira (25), a Etihad vai retomar as operações com seu Airbus A380. O avião, que não era utilizado em voos comerciais pela companhia árabe desde 2020, vai operar do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi até o Aeroporto de Londres-Heathrow.

A380 Etihad


Acompanhe o voo ao vivo

O voo, de matrícula EY11, sairá de Abu Dhabi às 2h05 da manhã (horário local), 19h05 no horário de Brasília, chegando a Londres às 6h45 (horário local), aproximadamente 2h45(+ 1) no horário de Brasília.

Considerando a diferença de 3 horas no fuso da capital dos Emirados Árabes e do Reino Unido, a operação será, em média, de 7h40. Para acompanhar em tempo real, basta clicar neste link.


Retorno das operações com o A380

Desde a chegada da pandemia e o impedimento das viagens comerciais no mundo todo, a Etihad havia retirado o A380 de operações. Mesmo assim, ainda era esperado que o modelo retornasse às atividades assim que a questão sanitária fosse resolvida, de acordo com o próprio CEO da companhia aérea.

Ainda em 2021, ao ser perguntado se o modelo iria voltar a ser operado, o CEO da Etihad, Tony Douglas, disse:

“Os passageiros, nossos clientes, os amam, amam a maneira como apresentamos nossa primeira classe, a “Residence”, nossa classe executiva e nossa classe econômica. […] Nos últimos 18 meses, não operamos o A380 porque, de um ponto de vista econômico, não era viável. O mercado só voltou realmente nos últimos dois meses, provavelmente é muito cedo para dizer. […] Eu não diria nunca, mas eles não estão nos planos no momento. Se não for economicamente viável, não sou uma instituição de caridade, eles estão fora”.

O anúncio oficial da companhia sobre o retorno dos voos com o modelo ocorreu em janeiro deste ano. Via Twitter, a companhia disse que estaria voltando com quatro Airbus A380 para operar a Londres. Dessa vez, a Etihad utilizou o YouTube e o novo filme do Missão Impossível para anunciar o retorno do modelo aos ares:


Frequência de operações com o A380

Até então, a Etihad alternava a operação da rota com o Boeing 777 e o 787 Dreamliner. A partir desta terça-feira (25), o A380 será responsável por operar entre os aeroportos. As operações serão diárias, seguindo a frequência abaixo:

Abu Dhabi (AUH) x Londres (LHR)
Voo EY11
Dias da semana: todos os dias
Horário de saída: 2h05 (horário de Abu Dhabi)
Horário de chegada: 6h45 (horário de Londres)
Aeronave: Airbus A38-800

Londres (LHR) x Abu Dhabi (AUH)
Voo EY12
Dias da semana: todos os dias
Horário de saída: 9h30 (horário de Londres)
Horário de chegada: 19h35 (horário de Abu Dhabi)
Aeronave: Airbus A38-800

Apesar do retorno do A380 nos voos entre Abu Dhabi e Londres, a Etihad vai continuar operando com o Dreamliner e o Triple 7 na rota.


Volta dos voos com The Apartment e The Residence

No total, a Etihad possui dez modelos A380, que contam com o The Residence, nove suítes The Apartment (Primeira Classe), além de 70 assentos de Classe Executiva e 415 assentos na econômica. Confira abaixo mais detalhes:

  • The Residence

A cabine chamada de “The Residence” possui 3 ambientes:

  1. Sala de estar/jantar (Living/Dining Room), que é a área onde está localizado o assento duplo;
  2. Banheiro privativo com chuveiro; e
  3. Quarto com cama de casal.

A “The Residence” acomoda 2 passageiros, possui 12 m² de área, TV de 32 polegadas e um mordomo treinado pela rede de hotéis Savoy. Você compra a cabine e não o assento, por isso pode levar um acompanhante. Além disso, a cabine possui alguns diferenciais como chuveiro privativo, cama de casal, sofás e muito mais.

  • The Apartment

Menos espaçosos que a The Residence, com 3,62 m2 de área, o The Apartment também oferece uma experiência elevada ao passageiro. A cabine possui portas em todas as 9 suítes, garantindo total privacidade para os passageiros, além de uma poltrona espaçosa dentro da suíte a cabine também conta com uma cama.

Também há um chuveiro a bordo, mas diferentemente do que há na cabine “The Residence”, o chuveiro disponível nesta cabine é compartilhado pelas 9 suítes “The Apartment”, e cada passageiro tem direito a tomar um banho de até 5 minutos.


Reviews do PP no A380 da Etihad

Caso você tenha curiosidade em saber como é voar nesta aeronave, confira abaixo os reviews que já publicamos aqui no site sobre o A380 da Etihad:

Primeira Classe:

Executiva:


Emissão com milhas

Para quem pensa em emitir essa passagem com milhas, vale lembrar que o programa próprio da empresa, o Etihad Guest, é parceiro da Livelo e você pode transferir pontos na proporção 2:1. Para mandar seus pontos Livelo ao programa de fidelidade da Etihad, clique aqui.

Caso você tenha milhas no AAdvantage da American Airlines ou no Aeroplan da Air Canada também conseguirá emitir passagens na empresa, uma vez que ambas mantém acordos de seus programas de fidelidade.


Comentário

É uma excelente notícia para os amantes de aviação, já que nos últimos tempos havia um rumor do fim das aeronaves de dois andares – como é o caso do A380 e o do Boeing 747. Além disso, o retorno do quadrimotor também simboliza a volta da Primeira Classe em mais uma rota, o que também é muito interessante, visto que está cada vez mais difícil voar com a cabine.

Até o momento, a Etihad só irá operar voos com o A380 entre Londres e Abu Dhabi, mas nossa torcida é para que a companhia adicione o jato em outros mercados. Qual sua opção de rota para a Etihad operar com o A380?

Alguém aqui já voou com o modelo? Para acompanhar a entrega em tempo real, basta clicar neste link.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.