fbpx

Aeroportos ou “Cidades Fantasma”?

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

As imagens dos pátios dos aeroportos lotados de aeronaves estacionadas por tempo indeterminado vêm circulando pelo mundo afora. Inclusive, elas foram motivo de uma matéria aqui no PP também. Do lado de dentro dos terminais, a imagem é justamente o oposto: aeroportos quase que completamente vazios, tão vazios que chegam a ser assustadores!

aeroportos ou cidades fantasma

Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare. Imagem: Ryan Ewing.

Por mais que os céus dos EUA aparentem ainda estar cheios de aeronaves, como abordei em outra matéria aqui no PP, os voos estão saindo super vazios (com média de ocupação de 15%). Os compartimentos de cargas têm sido mais importantes para as empresas aéreas nesse momento do que as cabines de passageiros.


Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare

O terceiro aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos está parecendo mais uma cidade fantasma desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao país. O famoso corredor com as bandeiras nunca foi visto tão vazio em um horário de rush:

Chicago Airport Coronavirus

Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare. Imagem: Ryan Ewing.

Um dos principais hubs da American Airlines e da United Airlines, a movimentação noturna típica em Chicago seria quando os passageiros lotam o aeroporto se preparando para embarcar em vôos internacionais para a Europa, agora amplamente restritos pelos governos dos dois lados do Oceano Atlântico. Com as duas companhias reduzindo significativamente os voos tanto em rotas internacionais quanto domésticas, seus terminais na “Windy City” permanecem praticamente vazios. Assustador, não é?

Chicago airport covid

Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare. Imagem: Ryan Ewing.


Aeroporto Internacional John F. Kennedy – Nova York

Em Nova York, a cidade mais afetada pelo novo coronavírus nos Estados Unidos, as ruas vazias próximas ao Aeroporto JFK são agora uma visão comum, já que as poucas companhias aéreas restantes mudaram de terminal como parte da tentativa do aeroporto de concentrar as operações em um número menor de espaços. Essa concentração tem sido uma tendência nesse momento, como vimos em Singapura e também em Heathrow.

JFK coronavirus

Entrada do Terminal 8 do JFK. Imagem: James Charalambous.

O Terminal 8, operado pela American Airlines, permanece praticamente inativo, uma vez que os voos internacionais evaporaram e sobraram apenas algumas poucas rotas domésticas da AA. A empresa está operando basicamente voos com cargas a partir de Nova York.

Aeroportos de Nova York

Terminal 8 do Aeroporto JFK em Nova York. Imagem: James Charalambous.

Quem já esteve no Terminal 8 do JFK deve se recordar dessa rampa que leva até os portões de embarque. Essa área está sempre lotada de passageiros e agora está VAZIA! Quem tem medo de assombração passa longe dali agora!

Aeroportos de Nova York

Terminal 8 do Aeroporto JFK em Nova York. Imagem: City of New York.


Aeroporto Internacional McCarran – Las Vegas

Como já era esperado, o número de turistas que visitam a cidade de Las Vegas caiu drasticamente desde o início da pandemia e o Aeroporto Internacional de McCarran encontra-se assim:

Aeroporto de Las Vegas coronavirus

Aeroporto de Las Vegas. Imagem: mpi34/MediaPunch /IPX/AP Images.

O principal portão de entrada para a “Sin City” permanece praticamente vazio, apesar dos casos de COVID-19 ainda não terem superado os 3.000 em todo o estado de Nevada. Recentemente, a torre de controle do aeroporto foi fechada depois que alguns funcionários foram testados positivos para o novo coronavírus.  Na ocasião, as tripulações dos voos em solo, chegando ou partindo do aeroporto, tiveram que “se virar nos 30”.

Aeroporto de Las Vegas

Aeroporto de Las Vegas. Imagem: mpi34/MediaPunch /IPX/AP Images.


Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson

Até o aeroporto mais movimentado do mundo, está assustadoramente silencioso nesse momento. Atlanta é o principal hub da Delta Airlines que também tem operado seus voos basicamente transportando cargas e um número ínfimo de passageiros.

Aeroporto de Atlanta

Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson. Imagem: mpi34/MediaPunch /IPX/AP Images.

Para você ter uma ideia, passam pelo Aeroporto de Atlanta cerca de 107 milhões de pessoas por ano, o que dá uma média de 300 mil pessoas por dia. Além dos passageiros, o número de pessoas trabalhando em ATL chega a 60 mil! Agora, com os terminais praticamente vazios, o aeroporto alugou pistas e taxiways para que a própria Delta pudesse estacionar grande parte da sua frota que se encontra em solo.

Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson. Imagem: mpi34/MediaPunch /IPX/AP Images.


Aeroportos para tripulantes…

Basicamente, o que se vê pelos aeroportos dos Estados Unidos, são tripulações que circulam para embarcar nos voos que ainda saem com pouquíssimos passageiros a bordo. Esses guerreiros seguem firmes e fortes na missão de manter a conectividade nos países e levar cargas com insumos de grande importância nesse momento. Um salve à todos os tripulantes!!!

Tripulacao coronavirus aeroportos

Imagem: Business Insider.


Comentário

Brincadeiras à parte, é claro que essas imagens são tristes demais. Para nós que somos apaixonados pela aviação e pelas viagens, dói ver esses lugares, que normalmente são cheios de vida, mais parecendo cidades fantasma. Mas, nesse momento, precisamos ter a certeza de que tudo isso #vaipassar e que, logo logo, nós e outros milhões de passageiros estaremos circulando por esses corredores novamente.

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.