fbpx

Azul inicia uso de radiação ultravioleta em suas aeronaves

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Azul adquiriu da empresa norte americana Honeywell 4 aparelhos de radiação ultravioleta, denominados UV Treatment Systems, para realizar a limpeza das suas aeronaves em poucos minutos. Através do uso desses equipamentos, a Azul se tornou a 1ª cia aérea da América Latina a contar com essa tecnologia, que irá auxiliar no combate à COVID-19.

Azul radiação ultravioleta Honeywell


Protocolos utilizados pela Azul no enfrentamento à COVID-19

A convite da Azul, o Passageiro de Primeira visitou o Hangar da Azul em Campinas e acompanhou uma demonstração dos 3 protocolos utilizados pela cia para a limpeza das suas aeronaves e combate à COVID-19, quais sejam: protocolo ANVISA, uso de atomizadores/pulverizadores eletrostáticos e uso de radiação ultravioleta.

Protocolo ANVISA – Obrigatório

Esse é o protocolo padrão e obrigatório para todas as cias aéreas operando no Brasil. Ele consiste na limpeza manual da aeronave por funcionários devidamente equipados com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) apropriados, utilizando produtos químicos homologados pela ANVISA.

Azul radiação ultravioleta Honeywell

Uso de atomizadores/pulverizadores eletrostáticos – 1º protocolo adicional

Como 1º protocolo adicional, a Azul utiliza atomizadores/pulverizadores eletrostáticos para espalhar uma névoa seca sobre o interior das suas aeronaves. Com esse tipo de nebulização utilizando produtos sanitizantes adequados, cria-se a 1ª camada extra de proteção para os passageiros e tripulantes das aeronaves.

Azul radiação ultravioleta Honeywell

Uso de radiação ultravioleta – 2º protocolo adicional

Segundo nos informou a Azul, o Honeywell UV Treatment System possui o tamanho aproximado de um carrinho de bebidas que é utilizado no serviço de bordo das cias aéreas em geral, possuindo braços com emissores de radiação ultravioleta do tipo UV-C. Esses braços se estendem sobre a parte superior dos assentos. Dessa forma, é possível percorrer a cabine das aeronaves higienizando as suas superfícies.

Veja abaixo algumas fotos que tiramos durante a demonstração do equipamento pela Azul.

Azul radiação ultravioleta Honeywell Azul radiação ultravioleta Honeywell Azul radiação ultravioleta Honeywell Azul radiação ultravioleta Honeywell Azul radiação ultravioleta Honeywell

Segundo nos informou o Diretor Técnico da Azul, Carlos Naufel, todos os 4 equipamentos adquiridos da Honeywell serão utilizados incialmente nas aeronaves A330 da Azul, nos períodos de pernoite e também durante o dia, quando a aeronave estiver fora de uso. Inicialmente, 1 desses equipamentos ficará em Fort Lauderdale e 3 ficarão em Campinas. Posteriormente, de acordo com o rodízio das aeronaves, os equipamentos poderão ser distribuídos para outras bases da Azul, por exemplo Confins e Recife.


A330 da Azul

Uma vez que a demonstração dos protocolos de higiene da Azul foi realizada em um dos seus A330, vamos aproveitar para mostrar algumas fotos da aeronave para vocês matarem as saudades!

Classe econômica

A classe econômica da Azul possui a configuração 2-4-2, conforme você pode observar nas fotos abaixo.

Azul

Azul Azul

Classe executiva

A classe executiva da Azul possui a configuração 1-2-1 com assentos full flat-bed (viram cama), conforme você pode observar nas fotos abaixo.

Azul Azul Azul


Comentário

O uso de radiação ultravioleta está se tornando cada vez mais comum na higienização de aeronaves ao redor do mundo. Assim como a Azul, a LATAM, a JetBlue, a Qatar Airways e até mesmo o Aeroporto Internacional de Amsterdam/Schiphol estão fazendo uso dessa nova tecnologia, visando adicionar uma camada extra de proteção para os seus passageiros e tripulantes. A Boeing também divulgou a criação de um novo bastão de radiação ultravioleta para a higienização de aeronaves, o qual já está em uso em algumas cias aéreas.

O que você achou dessa novidade da Azul?

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.