fbpx

Bate-papo de Primeira com Jayme Drummond, o Carioca NoMundo

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Continuando nosso quadro Bate-papo de Primeira, hoje temos mais um convidado: Jayme Drummond – fundador do canal do YouTube (e blogCarioca NoMundo. Seu canal é líder em audiência em língua portuguesa quando o assunto é voos, hotéis e destinos de luxo.

Jayme nasceu (claro) no Rio de Janeiro e desde criança é apaixonado por aviões e hotéis. Graduou-se em hotelaria e deu aulas com foco em excelência do serviço. Foi filmando cenas de diferentes experiências e entrevistas com profissionais para inspirar seus alunos que teve a ideia de criar o canal Carioca NoMundo no YouTube – que hoje tem quase 550 mil inscritos, mais de 50 milhões de visualizações e crescendo!

Conversamos um pouco com o Jayme para conhecer melhor o seu trabalho!


Raio-X do entrevistado

  1. Nome: Jayme Drummond
  2. Idade: 48
  3. Cidade e país de nascimento: Rio de Janeiro, Brasil
  4. Local de residência atual: Rio de Janeiro, Brasil
  5. Endereço do canal do YouTube: www.youtube.com/cariocanomundo
  6. Como é a sua rotina? A minha vida é bastante agitada, em função do meu trabalho, os dias acabam nunca se repetindo. Sempre gostei de fazer várias coisas ao mesmo tempo e isso me estimula. Preciso estar em constante movimento. No dia a dia eu durmo tarde e acordo cedo. Procuro manter uma rotina de exercícios e pratico yoga semanalmente.
  7. O seu blog/canal do YouTube é o seu único trabalho? Além do canal, tenho uma empresa de consultoria e treinamento em hospitalidade e sou sócio de uma segunda empresa na área de catering para eventos.
  8. O que fez você começar o seu canal? Tudo começou com o intuito de ilustrar as minhas palestras, treinamentos e aulas. Por nove anos, eu fui diretor da faculdade de hotelaria da Universidade Estácio de Sá, em parceria com a Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL), Suíça. Nessa época, eu ministrava uma disciplina com foco na excelência do serviço e procurava inspirar os meus alunos através dos melhores exemplos que eu encontrava pelo mundo. Comecei a filmar algumas cenas que me chamavam a atenção e fazia entrevistas com profissionais que se destacavam. Criei um canal no YouTube para hospedar esses vídeos e assim tudo começou.
  9.  Quando você começou? Em 2011
  10. Qual é o principal assunto/tópico que você gosta de falar? Adoro falar sobre o serviço em companhias aéreas e hotéis, ressaltando o que faz a diferença na experiência do cliente.
  11. Tem alguma coisa que você não gosta no seu trabalho? Amo tanto o que eu faço, que não consigo me lembrar de algo que me desagrade.
  12. Qual foi o fato mais memorável que já aconteceu na sua carreira até hoje? Ao longo desses anos, tive o privilégio de acumular histórias maravilhosas. Mais recentemente, a Mimosa do Carioca NoMundo ter se tornado drink na Azul Business foi acontecimento e tanto!
  13. Você pode nos contar sobre a sua melhor lembrança de viagem? O meu primeiro voo internacional, do Rio para Paris, com escala em Dakar, em um Concorde da Air France. As memórias que tenho do avião, da cabine, do desembarque durante a parada em Dakar, da chegada no CDG… foi um verdadeiro sonho.
  14. Qual tipo de viajante você é (econômico, luxuoso, etc)? Sou um viajante curioso e intenso. Durmo pouco para aproveitar muito cada minuto do voo. Também experimento tudo! Por isso, costumo dizer que faço valer cada centavo gasto com a passagem. Mas, acima de  tudo, sou atento a qualidade do produto e do serviço.
  15. Qual é o seu país favorito no mundo? Tailândia.
  16. Quais são os 3 melhores aeroportos do mundo na sua opinião? Hong Kong,  Zurich e o Santos Dumont – fica a minutos do meu escritório além de ser um dos mais belos pousos e decolagens do mundo.
  17. Quais são as 3 melhores companhias aéreas do mundo na sua opinião? Singapore, Etihad, Thai.
  18. Você pode nos contar sobre algo divertido ou uma situação atípica que aconteceu durante uma viagem?     Vou pensar na melhor história para te contar! Tô aqui matutando… te ligo assim que lembrar!
  19. Como você está lidando com a quarentena? Eu sou naturalmente agitado mas, quando estou em casa, sou bastante tranquilo. Tenho tido tempo de rever os meus vídeos e materiais antigos de viagens. O mais interessante é descobrir, em cada um, detalhes que não tinha percebido. Acho que o tempo nos permite olhar para as coisas de uma outra forma. Quando enxergamos novos ângulos e, percebemos que eles também são interessantes, é sinal que estamos evoluindo.
  20. O que você mais sente falta sobre viajar? Da troca de energia que existe ao encontrar pessoas interessantes e rever amigos queridos mundo afora.
  21. Qual é o seu próximo destino depois da quarentena? Quero ir para alguma praia bem bonita no Nordeste!

Perguntas Específicas

  1. Jayme, o seu canal no YouTube é um sucesso no Brasil (e no exterior). Você esperava por essa repercussão tão positiva?
    Eu fico muito feliz com as mensagens carinhosas que recebo. Elas realmente me enchem de energia! Confesso que sempre me surpreendo quando encontro pessoas que seguem o canal, mundo afora. Não imaginava que isso pudesse acontecer um dia.
  2. Além do canal do YouTube, o Carioca NoMundo também está no Facebook e no Instagram – e ainda conta com um site, correto?
    Exatamente!
  3. Como você filma suas experiências? Você tem um “super aparato” ou utiliza somente as modernas câmeras dos celulares que temos hoje em dia?
    Eu uso um iPhone, um bastão de selfie um microfone de encaixe no próprio celular. Quando possível, eu levo um drone para captar imagens do alto.
  4. Você tem escritório físico? Conte-nos um pouquinho sobre sua equipe! Quem faz as edições? Quem legenda os vídeos?
    Sim, tenho um escritório no centro do Rio, onde trabalhamos eu, o Diego Vieira (editor) e o Marcelo Camacho (editor chefe).
  5. Todos nós acompanhamos suas (maravilhosas) viagens em Primeira Classe e Executiva. Como você emite estes bilhetes? Com milhas, dinheiro ou um mix dos dois?
    É um mix de bilhetes emitidos com milhas e outros comprados, sempre procurando as melhores alternativas.
  6. Você se considera um “entendedor de milhas e pontos”?
    Gostaria de entender mais e por isso eu sigo as dicas do Passageiro de Primeira! rs
  7. Qual programa de fidelidade você utiliza com mais frequência?
    AAdvantage da American é o melhor na minha opinião.

Um Relato de Viagem Inusitado

Durante nossa entrevista perguntamos ao Jayme sobre um caso de viagem engraçado ou inusitado. Ele nos contou um que aconteceu recentemente – na viagem que fez da retomada do voo São Paulo x Munique com a Lufthansa. O relato abaixo é exclusivo para os leitores do Passageiro de Primeira (nunca foi falado nem mesmo no seu canal). Confira!

No último mês de dezembro estava em Munique, hospedado no hotel Vier Jahreszeiten Kempinski – que foi inaugurado em 1858 pelo rei Maximiliano II da Baviera, antes mesmo de a Alemanha ser unificada. É um lugar cheio de história, mas perfeitamente adaptado aos tempos modernos.

Certa noite, vi duas senhoras sentadas no lobby, tentando fazer uma selfie perto da árvore de Natal. Instintivamente, me aproximei para oferecer ajuda. Elas aceitaram e eu fiz o possível para a foto sair boa. A posição era complicada e precisei me abaixar até encontrar o ângulo certo. Por segundos, tive que me esparramar no chão. O meu esforço valeu a pena, pois a foto ficou ótima e elas agradeceram bastante! Tudo aconteceu tão depressa, que jamais imaginei que alguém tivesse me visto esparramado no chão, do hotel mais elegante da cidade. Quando me dei conta, já era tarde demais! Rs

De repente, eu me levanto e vejo o diretor do Vier Jahreszeiten Kempinski caminhando na minha direção. Na mesma hora, eu congelei e pensei comigo mesmo: “vou levar um puxão de orelha!” Ao se aproximar, ele me pediu para acompanhá-lo e disse que o Príncipe do Bahrain queria me conhecer. (O Bahrain é um pequeno país insular no Golfo Pérsico. A título de curiosidade, o Príncipe Khalifa bin Salman al-Khalifa ocupa também a posição de Primeiro Ministro do país).

O Príncipe estava logo ali, próximo do lugar onde as das senhoras estavam sentadas. Não tinha como escapar! Ele viu a cena toda! Que vergonha!

Fomos devidamente apresentados, quando o Príncipe me perguntou se eu sabia quem ele era. Sem hesitar, respondi: “claro que, sim”! Ele, então me entregou o seu cartão pessoal e disse: “sou o proprietário deste hotel e fiquei encantado com a sua gentileza em ajudar as duas senhoras. Por isso fiz questão de conhecê-lo”. Conversamos por alguns minutos e tive a honra de ser apresentado a sua família. Foi um momento inusitado e inesquecível para mim. Nos encontramos outras vezes, durante a minha estada, e ele sempre muito simpático.

Quem sabe ainda nos encontramos em algum de seus hotéis mundo afora? 


Comentário

Aproveite para conhecer o vídeo do Jayme no hotel Vier Jahreszeiten Kempinski de Munique (relatado no tópico anterior).


Comentário

Foi um grande prazer entrevistar o Jayme – esse cara que é a “simpatia em pessoa” e está cada vez mais se tornando um verdadeiro amigo do Passageiro de Primeira!

No ano passado ele esteve junto com o Ale no aniversário de 100 anos da KLM em Amsterdã. E, coincidentemente, 100 dias antes eu estive na pré-festa da companhia também na Holanda acompanhado do Marcelo Camacho (outro cara bacana que faz parte da equipe do Jayme).

Em nome de todos nós do PP, gostaria de agradecer ao Jayme e sua equipe. Ficamos muito felizes com nossa aproximação e esperamos que essa amizade só aumente!

Qual é o seu vídeo favorito do Carioca NoMundo?


☞ confira entrevistas já publicadas

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.