Brasil posterga início de visto de viajantes da Austrália, Canadá e EUA

Notícias

Por Camila Reis

Conforme anunciamos em setembro de 2023, o Brasil voltará a exigir visto de entrada para cidadãos com passaportes de três países: Austrália, Canadá e EUA. A medida, no entanto, foi prorrogada e entrará em vigor a partir de 10 de abril de 2024.

Brasil visto


Prorrogação pelo Governo para Abril

Anteriormente, a obrigatoriedade para exigir o visto para os visitantes dos três países estava prevista para entrar em vigor em 10 janeiro. Ontem (4) foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) que a exigência será postergada para 10 de abril. Veja a informação oficial:

 


Visto eletrônico para turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá já está disponível

Conforme anunciamos anteriormente aqui no PP, os turistas da Austrália, Canadá e EUA que desejam conhecer o Brasil já podem solicitar o visto eletrônico (e-Visa). O valor será de US$ 80,90, permitirá múltiplas entradas e terá o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais: 10 anos para norte-americanos, 5 anos para canadenses e australianos.

A Embratur e o Ministério do Turismo está também então atuando na produção e distribuição de informações sobre o procedimento de emissão do visto. Os materiais estão sendo distribuídos a todos os operadores turísticos e companhias aéreas que vendem, nesses três países, passagens e pacotes para o Brasil. O conteúdo foi produzido para ser distribuído em multiplataformas, em formato de vídeo, peças de redes sociais, hotsite, e-mail marketing e cartaz, que será fixado nos postos diplomáticos do Brasil.

A emissão é 100% eletrônica e dispensa comparecimento do interessado a consulados brasileiros. A pessoa que quiser conhecer o Brasil assim fará por via digital toda a tramitação do pedido e a apresentação da documentação pertinente, e receberá o visto também eletronicamente, via e-mail. Então, para entrar no país, precisará apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto.


Isenção para o Japão

Quando anunciamos em março sobre a volta da exigência dos vistos para cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália, o Japão também fazia parte da lista de países. No entanto, com o recente acordo de isenção recíproca o país foi retirado da lista.

A medida passa a valer para entradas de até 90 dias a partir de 30 de setembro de 2023.


Comentário

Segundo o Itamaraty, esta decisão entra no chamado princípio da reciprocidade. Amplamente utilizado no direito internacional, este princípio rege que todos os Estados são iguais em direitos e deveres um para com o outro, não havendo hierarquia entre eles. Com isso, a prática mais comum é a de uma nação isentar o visto somente de estrangeiros oriundos de países que também o façam para cidadãos desta nação.

De 2019 para cá, o Brasil destoava desta prática ao oferecer isenção unilateral para estes países, ou seja, mesmo com Austrália, Canadá e EUA exigindo visto de quem possui passaporte Brasileiro. A medida vem após consultas do MRE a esses países a respeito das possibilidades de garantir tal isenção para cidadãos do Brasil.

Em primeiro anúncio, foi informado que o Brasil que voltaria a exigir vistos a partir de 1 de outubro de 2023. Depois, o Itamaraty informou que a retomada da exigência do documento para trio de nações entraria em vigor dia 10 de janeiro. E agora, foi prorrogada para entrar em vigor dia 10 de abril.

O decreto assinado pelo Presidente da República você pode ler aqui.

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsAppEntre para os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Hotéis
HotéisGanhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2025!
Airport Park
Airport ParkReserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsAppEntre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.