fbpx

Cias aéreas que possuem aviões apenas com Classe Executiva

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Já imaginou entrar em um avião, andar até o último assento da aeronave e ainda assim estar na classe executiva? Esse é o caso dos chamados “all business class flights” — aeronaves que possuem apenas assentos de executiva. Atualmente, duas companhias operam esse tipo de voo: a francesa La Compagnie e a British Airways. 


La Compagnie

A La Compagnie recentemente começou a operar um A321neo entre Paris e Nova York. A aeronave conta com apenas 76 assentos de classe executiva configurados no arranjo 2-2. O bilhete entre França e EUA pode ser encontrado por €1.000.


British Airways

A British, por sua vez, opera o voo BA01 no A318-100 entre Londres e Nova York (parando em Shannon[Irlanda] para abastecimento). Ao invés de 107 assentos que essa aeronave comporta em uma configuração de duas classes, esse voo é equipado com somente 32 assentos de executiva em uma configuração 2-2. 


Aviões privados

Quando o assunto são aviões privados, a rede de hotéis Four Seasons e a empresa brasileira Latitudes possuem, cada uma, um 757-200 apenas com classe executiva. Os aviões são usados para roteiros privados e excursões de luxo.

Inclusive o Four Seasons já anunciou seu mais novo modelo, que será um A321 – confira aqui.

Four Seasons Jet – B757

Latitudes Jet – B757

Crystal – B777

Já a empresa Crystal, tem um B777 privado para aluguel também só com classe executiva. Inclusive o Fábio já voou mas não postou o review ainda, rs.

AirX – A340-300

A AirX também possui um avião para aluguel, assim como a Crystal. O A340-300 comporta até 100 passageiros com o máximo de conforto.


Volta ao passado

No passado, o primeiro avião comercial considerado como “all business class” foi o Concorde. Apesar dos assentos do avião super-sônico serem bem diferentes dos atuais assentos de executiva encontrados em voos de longa duração, o serviço premium do Concorde é o que fazia dele um avião com configuração única de executiva.

Além do Concorde, a Singapore Airlines operou até 2013 um A340-500 entre EWR e SIN apenas com assentos em executiva. O Fábio chegou a voar nessa aeronave e você pode conferir o review aqui no site.

No ano passado, a companhia voltou a operar essa rota no A350-900. Dessa vez, porém, com uma configuração de duas classes: executiva e premium economy.

A Qatar Airways chegou a operar um A319 na configuração 2-2 em 2014 entre Londres e Doha, mas a operação foi extinta logo em outubro de 2015.

Rumores recentes sugerem que, para aproveitar a demanda por cabines premium, a United poderia usar um de seus 767-300’s em uma configuração de assento exclusivamente de executiva. 


Considerações finais

E você, o que acha desse tipo de produto? Já viajou em um avião apenas com classe executiva? Acha que o fato de ter apenas uma cabine prejudica ou facilita ter um serviço diferenciado?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.