fbpx

Classe Econômica da American Airlines no A321 – Los Angeles para Honolulu

Avaliações Cias Aéreas Classe Econômica

Por Dérek Arakaki

Seguindo com os reviews da minha Volta ao Mundo, hoje vou compartilhar o segundo voo dessa minha viagem, com a American Airlines, partindo do aeroporto de Los Angeles rumo ao Havaí. Após uma conexão de aproximadamente 3 horas na California, era chegada a hora de embarcar para Honolulu, oficialmente o primeiro destino dessa minha viagem.

A conexão foi bem tranquila, apesar de ter que retirar minha mala ao desembarcar, um pouco a frente já haviam funcionários do aeroporto recolhendo as bagagens de todos os passageiros que estavam em conexão. Tive apenas que me locomover do Terminal 5 para o Terminal 4 do aeroporto, percurso que não demorou nem 10 minutos a pé.

Voo AA283 – 15/04/2019
Los Angeles (LAX)  Honolulu (HNL)
Assento: 16A – Classe Econômica
Partida: 09:45 / Chegada: 12:52 / Duração: 6h07
Aeronave: A321

A foto abaixo eu tirei durante o desembarque, já no Havaí.

pular para… 


Check-in

Como estava apenas conectando em Los Angeles e minha mala seguiu para o Havaí, tive apenas que seguir para o portão em posse do meu cartão de embarque. Mas deixo registrado que o movimento no Terminal 4 estava tranquilo, sem muitas filas.


Embarque

Por falar em tranquilo, o embarque para o voo de Honolulu também seguiu assim. Pelo menos até os funcionários da AA aparecerem, aí já foi logo se formando aquela tradicional fila, rs.


Cabine e Configuração

Esse voo foi operado com um Airbus A321, que possui, além da Primeira Classe doméstica, a cabine econômica. Apesar da aeronave também contar com a seção com mais espaço, “Main Cabin Extra”, desta vez não havia disponibilidade para seleção sem custos como ocorreu no voo anterior para Los Angeles. De fato, a aeronave estava lotada.

Os assentos da econômica estão dispostos no layout 3-3 nessa aeronave de corredor único. Optei por sentar na janela, apesar de ter que atrapalhar dois passageiros para ir no banheiro, eu sabia que a chegada no Havaí valeria e pena!


Assento

O assento era muito similar ao do voo anterior, porém com uma reclinação menor. Ele possui cerca de 79cm de espaço entre os assentos e aproximadamente 45cm de largura. A companhia disponibiliza para os passageiros uma manta e um fone de ouvido.

Todos os assentos dessa aeronave contam com entretenimento de bordo e tomadas individuais para os passageiros, o que é excelente. Em outros voos que fiz em econômica tive que revezar a tomada com o colega do lado.

Confesso que no início achei o espaço para as pernas bom, mas as 6 horas de voo até o Havaí me mostraram que não seria tão confortável assim.


Entretenimento de Bordo

O entretenimento de bordo possuía uma entrada USB para carregar dispositivos e, assim como no voo para Los Angeles, contava com uma boa variedade de conteúdo. Foi ótimo para ajudar a distrair durante as longas horas até Honolulu.


Serviço de Bordo

Para esse voo a American oferece apenas bebidas e snacks, todas as outras opções disponibilizadas no menu podem ser adquiridas na hora. Na minha opinião deveria ser disponibilizada uma refeição completa de forma gratuita. Apesar de ser um rota doméstica, estamos falando de um voo com aproximadamente 6 horas de duração!

Após o café da manhã no voo anterior (que me deixou com muita fome, rs) eu tive que comer algo no aeroporto de Los Angeles, então estava bem alimentado e acabei não comprando nenhuma das opções disponíveis no cardápio.

Nos outros voos dessa minha viagem, quando não havia serviço de bordo incluso, eu efetuei a compra para poder compartilhar aqui. Todavia, deixo aqui abaixo as fotos do menu com as opções disponíveis nesse voo e os respectivos preços:

Pratos Principais:

Snacks:


Wi-Fi e Conectividade

Nesse voo o Wi-Fi estava disponível, na teoria! Apesar de ser possível se conectar a rede da AA-Inflight, o navegador não carregava a página com as opções de conexão. Uma pena! Queria verificar se o meu problema de conexão via iPass no voo anterior era algo pontual ou não. Acabei continuando na dúvida.

Alguém já fez a rota para o Havaí com a AA e conseguiu se conectar a internet durante o voo?


Como eu fiz essa emissão

Bom, esse voo foi uma continuação da emissão anterior, ou seja, entra dentro do custo de 35.000 pontos Multiplus o trecho em voos operados 100% por companhias parceiras. Lembrando que esse resgate foi feito antes da alteração de tabela que ocorreu em janeiro.


Dica para quem for para o Havaí com a American Airlines

Se você tem planos de viajar para o Havaí com a AA, principalmente em classe executiva, saiba que todos os voos que partem de Los Angeles são operados com aviões menores, aqueles de corredor único. Nesses modelos, geralmente os assentos de business apenas reclinam. A vantagem de conectar em LA é que você está mais próximo do Havaí, ou seja, menos horas de voo.

Porém, quem parte do Brasil, também tem a opção de conectar em Dallas. Nesse caso, os voos até Honolulu são operados com aeronaves maiores, de dois corredores. Apesar de mais horas de voo até o Havaí, você vai viajar mais confortável e terá assentos flat bed na executiva.


Comentário

Eu busco evitar que o cansaço do voo anterior interfira na avaliação da rota que eu estou fazendo. Tentei encarar a experiência toda do zero. Dito isso, vamos as considerações, rs.

A ausência de um serviço de bordo nessa rota sem dúvidas foi algo que me incomodou. Estamos falando de aproximadamente 6 horas de voo! Oferecer apenas snacks e bebidas é pouco. Se não tivesse me alimentado no aeroporto de Los Angeles sem dúvidas eu teria que ter comprado algo a bordo.

Ponto positivo para o atendimento da tripulação. A cordialidade e simpatia dos comissários foi nitidamente maior do que no voo anterior até Los Angeles. Acredito que pelo fato do Havaí ser um destino de férias popular, principalmente para casais em lua de mel, as companhias buscam oferecer um atendimento diferenciado para quem viaja para lá, algo mais “leve”.

O voo em uma aeronave pequena, de corredor único, também não é muito confortável para esse percurso e isso de fato acaba impactando na experiência geral do passageiro.

Mas no final das contas, chegar no Havaí é recompensador! Foi a segunda vez que estive por lá e vale muito a pena as longas horas de avião. Se você for para lá puder estender sua viagem, com mais algumas horinhas de voo você chega no Japão. Foi o que eu fiz, mas esse relato fica para o próximo review.

Ah… eu não tirei fotos da minha chegada pois estava gravando os stories para o Instagram, mas tirei um print do vídeo. Perde um pouco a qualidade mas dá para ver um pouquinho da beleza do Havaí! 😄


ainda sobre essa viagem…

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
7.8

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.