fbpx

Classe econômica “Main Cabin Extra” da American Airlines no Boeing 787-9 – São Paulo para Los Angeles

Avaliações Cias Aéreas Classe Econômica

Por Dérek Arakaki

Pessoal, iniciando a série de reviews da minha viagem de Volta ao Mundo, começo contando minha experiência voando com a American Airlines. A viagem se iniciou em São Paulo rumo a Honolulu no Havaí, com uma conexão no aeroporto de Los Angeles. Realizei o voo do Brasil para a Califórnia com a American Airlines em uma das aeronaves mais modernas da companhia, o B787-9.

Voo AA216 – 14/04/2019
São Paulo (GRU)  Los Angeles (LAX)
Assento: 12J – Classe Econômica “Main Cabin Extra”
Partida: 22:30 / Chegada: 06:50 / Duração: 12h20
Aeronave: B787-9

pular para… 


Check-in

Cheguei no aeroporto de Guarulhos bem cedo pois estava ansioso para começar essa minha jornada! Apesar da antecedência, a fila para o check-in da American Airlines no Terminal 3 já estava bem movimentada:

Mas é aí que entra uma das vantagens de ter status nos programas de fidelidade das companhias aéreas, mesmo que não seja o mais alto, rs. Explico!

Tenho status Gold no LATAM Fidelidade, que possui uma correspondência de status ao Ruby na oneworld, ou seja, toda vez que estiver voando com qualquer companhia da aliança eu posso usufruir dos benefícios desse status, entre eles, o de acesso a fila preferencial.

Para saber mais sobre status no programa de fidelidade e a correspondência na aliança aérea, recomendo a leitura desse post que escrevi para o site.

No Terminal 3 de Guarulhos a fila preferencial da American Airlines fica logo em frente a uma das portas de entrada. Apesar de algumas pessoas na fila, o processo todo não demorou nem 10 minutos.

Podem utilizar a fila preferencial da American Airlines:

  • Passageiros voando na Premium Economy, Executiva ou Primeira Classe da AA;
  • Passageiros com status Gold, Platinum, Platinum Pro, Executive Platinum ou ConciergeKey no AAdvantage;
  • Passageiros com status Ruby (meu caso), Sapphire ou Emerald na oneworld.


Cabine e Configuração

A classe econômica da American Airlines no Boeing 787-9 está disposta em um layout 3-3-3, incluindo os assentos com mais espaço, denominados de Main Cabin Extra, e foi justamente nessa seção que eu voei, mais especificamente no assento 12 J.


Main Cabin Extra

Essa seção da econômica conta com mais espaço para as pernas (89cm), quase 10cm a mais em comparação aos 78cm do assento padrão. O custo para voar na Main Cabin Extra é disponibilizado para o passageiro no momento da seleção do assentos. Os valores partem de US$20.

Porém, novamente usufruindo do meu status na aliança, pude selecioná-los sem custo adicional. Segundo o site da AA, passageiros com status Ruby na oneworld podem aproveitar o acesso gratuito, mediante disponibilidade, 24 horas antes da partida.

Na prática foi exatamente isso que aconteceu. O assento, que antes estava sendo cobrado, passou a permitir a seleção de forma gratuita 24 horas antes do embarque. Valorizem seus status, mesmo que baixos, e usufruam dos benefícios! rs


Assento

Não bastasse a seleção gratuita do assento, também havia disponibilidade na primeira fileira (bulkhead), ou seja, mais espaço ainda para aguardar as 12 longas horas até Los Angeles. O assento possui uma reclinação padrão, sendo exatamente igual aos demais da econômica.

Achei confortável, apenas fica a ressalva que nessa primeira fileira a largura do assento é reduzida devido ao entretenimento e bordo e a mesinha ficarem armazenados na lateral do assento. Nos demais assentos da econômica da AA nessa aeronave, o espaço é de aproximadamente 43,68cm de largura. A companhia disponibiliza para seus passageiros da econômica um travesseiro, manta e fones de ouvido.

Como disse, meu assento ficava no bulkhead, então logo a minha frente eu conseguia ver a Premium Economy. Aliás, a American Airlines finalizou a instalação dessa classe em todos os Boeing 787, 777 e no Airbus A330-200. Ainda não tive a oportunidade de experimentar a Premium Economy da AA mas fiquei com vontade, alguém já voou?

Voltando ao assento, eu estava com a expectativa de um excelente espaço para as pernas, pois já havia voado na primeira fileira da econômica no 767-300 da LATAM e o espaço era enorme.

Porém no 787-9 da American Airlines o espaço é reduzido, especificamente para quem voa nesse assento que eu estava (12 J) você fica “dividido”, uma perna com muito espaço (no corredor) e outra sem (no bulkhead). Ou seja, ao mesmo tempo que você tem que ficar virado um pouco para diagonal, inevitavelmente você atrapalha a passagem do trolley se estiver com as pernas esticadas. Resumindo, não vi tanta vantagem em sentar no bulkhead dessa aeronave da AA.

Nesses assentos, a mesinha fica armazenada dentro do apoio de braço. Achei que tinha um tamanho “ok”, não dificultou muito na hora das refeições.

Para quem senta nessa primeira fileira há monitores posicionados na divisória passando informações do voo.


Entretenimento de Bordo

Apesar dos monitores no bulkhead, os assentos dessa fileira possuem o entretenimento de bordo individual localizados na lateral do assento, bastando você liberá-los para ter acesso:

As telas são touch screen, possuem entrada USB para carregar dispositivos e contam com uma boa variedade de filmes, séries e música:


Serviço de Bordo

Jantar

Como esse era um voo noturno, que partiu de São Paulo por volta das 22:30pm, cerca de 1 hora após a decolagem começaram a servir o jantar. As opções eram os tradicionais frango ou massa (chicken or pasta), minha opção foi a primeira.

A apresentação definitivamente não estava das melhores, mas o sabor pelo menos compensou. Agora o pão… estava uma pedra de gelo!

Café da manhã

Pouco antes de pousarmos em Los Angeles começaram a servir o café da manhã. O voo foi longo, eu estava com fome e ansioso por essa refeição. Precisava dessa energia extra antes de encarar o próximo voo rumo ao Havaí.

Bom… quando recebi o café eu fiquei decepcionado. Acho que vocês vão entender meu sentimento:

Vamos lá, serviram uma banana com uma aparência não muito boa e um sanduíche que estava frio. Para acompanhar pedi um café para dar aquele ânimo, rs.

Olha, apesar de ter realizado voos em executiva recentemente, eu sei alinhar muito bem a minha expectativa ao tipo de classe que estou voando, e o café da manhã da American Airlines na econômica precisa melhorar muito! Falta quantidade e qualidade. Me pergunto se isso foi algo pontual ou esse tem sido o padrão em outros voos da companhia?


Wi-Fi e Conectividade

Essa aeronave disponibilizava Wi-Fi para os passageiros. O acesso poderia ser tanto pago, conectando através de parceiros (como o iPass) ou utilizando voucher.

Para quem não sabe, portadores de cartões selecionados da Elo possuem acesso gratuito ao Wi-Fi de diversas companhias aéreas do mundo através do iPass. Eu tenho um Elo Nanquim do BB e já sabendo que a AA era uma dessas companhias já estava com meus dados de acesso em mãos para conectar.

Veja abaixo o preço que a AA cobra pelo Wi-Fi. Confesso que acho os US$19 um valor justo (no limite) para se pagar para ter internet no voo inteiro. Eu já fui logo na opção “Have a pass?” e escolhi o iPass!

Agora eu vou precisar da contribuição de vocês. Tentei conectar de tudo que é jeito, coloquei meus dados de acesso (ensinamos como você faz para descobrir aqui) e NADA! Não consigo afirmar se foi um problema da AA porque muitos fatores podem ter inferido nessa falha, mas me diga, você já teve alguma dificuldade de conectar do Wi-Fi utilizando o iPass? Será que foi algo pontual do meu cartão? Deixe nos comentários por favor!

Enfim, como passei boa parte do tempo tentando conectar acabei optando por não pagar, aproveitei para tentar dormir e descansar pois ainda teria muito voo pela frente nessa minha viagem.


Como eu fiz essa emissão

Essa passagem foi emitida de forma online com pontos Multiplus, em voos operados 100% por companhias parceiras, no caso a American Airlines. Esse resgate foi feito antes da alteração de tabela que ocorreu em janeiro e custou 35.000 pontos o trecho completo até o Havaí. Atualmente é possível encontrar essa emissão na faixa dos 40.000 pontos (trecho).


Comentário

Posso dizer que minha experiência nesse primeiro voo da minha volta ao mundo foi cheia de altos e baixos. Os benefícios de fila preferencial e seleção de um assento melhor sem custo adicional sem dúvidas me deixaram animados. Somados ao fato de voar no 787-9, uma aeronave moderna, com a possibilidade de ter Wi-Fi a bordo, sem dúvidas, tinha tudo para ser um voo excelente. Agora o serviço de bordo, em especial o café da manhã, e o atendimento sem muita simpatia por parte da tripulação me deixaram desanimado.

Curiosamente, eu fiz esse mesmo trajeto com a AA em 2016, porém no sentido contrário, entre Los Angeles e São Paulo. Me lembro muito bem que tive um ótimo voo, o serviço era mais completo e inclusive fiquei conversando com a tripulação na galley por um bom tempo enquanto tomávamos um café. Foi muito agradável na ocasião.

A facilidade de um voo direto é sempre algo que considero nas minhas emissões e os voos para a Califórnia com a AA ajudam nisso. Mas diante dessa minha experiência consideraria outras opções para chegar lá, mesmo que envolva uma conexão.

Tenho certeza que muitos leitores têm voado com a companhia. Como tem sido, independente da classe, a experiência de vocês com a AA?


☞ ainda sobre essa viagem…

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
7.9

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.