fbpx

Classe Executiva da KLM no B777-300ER – São Paulo para Amsterdã

Avaliações Cias Aéreas

Por Lorenzo Firmino

Pessoal, no final do mês de junho embarquei com a KLM rumo à Amsterdã para a festa de contagem regressiva de 100 anos da companhia. Já publiquei um post falando de como foi o evento, e mais recentemente, uma avaliação da nova sala VIP do seu hub em Schiphol. E hoje, last but not least, trago o review da World Business Class do voo KL791 – São Paulo x Amsterdã.

A rota foi operada em um Boeing 777-300ER, prefixo PH-BVK, batizado de Yellowstone National Park – em referência ao parque nacional do estado norte-americano de Wyoming. Todos os jatos dessa variante da companhia tem o nome de parques nacionais (há, inclusive, um representante brasileiro).

Voo KL791 – 27/06/2019
São Paulo (GRU)
Amsterdã (AMS)
Assento: 6D – Classe Executiva
Partida: 19:15 / Chegada: 11:45(+1) Duração: 11h30
Aeronave: B777-300ER

pular para… 


Check-in

O voo estava planejado para decolar às 19h15 do dia 27 de Junho e cheguei com três horas de antecedência. Mesmo com check-in feito, resolvi passar no balcão da KLM (setor H do saguão de embarque internacional do Aeroporto de Guarulhos) para retirar o cartão de embarque físico e dar uma última conferida no mapa de assentos da aeronave. O movimento era intenso e demorei quase 20 minutos na fila destinada ao Sky Priority (para passageiros voando em classe executiva ou com status Elite Plus na SkyTeam).


Lounge

Aguardei o tempo que me restava (cerca de 2h) no lounge da American Express, parceiro da KLM no Aeroporto de Guarulhos. O lounge ainda estava em obras para ampliação e todo o restante do espaço estava lotado. Na época, não sabia que faltavam poucos dias para a inauguração (nem que eu voltaria lá para cobrir o lançamento).


Embarque

O embarque ocorreu nos portões 329 e 330 do T3 de Guarulhos e começou em torno das 18h20 (50 min antes do horário previsto de partida). Tem prioridade ao embarque passageiros com mobilidade reduzida e famílias com bebê abaixo de 2 anos, seguidos de passageiros voando na World Business Class ou com status Elite Plus na SkyTeam. Por último, são convidados passageiros voando da Economy Comfort e Economy. A KLM também utiliza o sistema de “embarque por zona” (passageiros da zona 1 são os primeiros, seguidos das zonas 2 a 5).

Vale lembrar do “KLM Connect” – serviço que envia atualizações do voo via WhatsApp/SMS/e-mail. Entre as atualizações disponíveis estão informações sobre conexões, atrasos e esteira de bagagem.


Cabine e Configuração

Com o embarque liberado corri para entrar na aeronave o mais breve possível para filmar e fotografar a cabine vazia (ou quase isso). A KLM adota o layout 2-2-2 na sua classe executiva do B777-300ER. Eu, particularmente, não sou fã dessa configuração – o que necessariamente não foi um problema, já que um dos dois assentos centrais estava livre. Estes assentos, localizados “nas fileiras do meio”, oferecem acesso direto ao corredor para ambos os passageiros. Dessa forma, não tem coleguinha pulando para ir ao banheiro. No layout 2-2-2, são os melhores assentos para casais e também, viajantes individuais.


Assento

A World Business da KLM comporta 34 passageiros. Observe no mapa abaixo que são 6 fileiras para 28 passageiros, depois há um espaço para a galley, e mais 1 fileira com 6 passageiros. Eu estava no assento 6D – localizado nessa sessão mais “privativa”.

Como estava avaliando o serviço, de forma geral pouco dormi durante o voo e o barulho da galley não chegou a incomodar. A proximidade com a classe Economy Comfort também não incomodou (embora acredite que isso seja “sorte”, uma criança com dor de ouvido poderia estar muito próxima a mim – o que não foi o caso, rs ??).  Perceba o quão colada a Economy Comfort é na Business.

Nessa outra imagem temos uma visão completa dessa “sessão mais privativa” (a fileira de nº. 6). Observe que após a decolagem, a “parede-divisória” é fechada, impedindo a visão da classe Economy Comfort.

Cada assento oferece uma tomada, um conector USB e uma entrada de três pinos para o fone de ouvido noise-cancelling.

O assento da World Business Class é um dos mais longos do mercado (tem em torno de 200 a 207 cm de comprimento). Abaixo temos fotos na posição cama/flatbed:

Apesar do afunilamento nos pés, o espaço é grande o suficiente para você ‘girar’ enquanto dorme. A divisória é decente e impede totalmente a visão do colega ao lado quando ambos assentos estão na posição na cama.

Dei sorte de viajar com um simpático holandês que não se importou com as fotos e gravações (aliás, busco sempre incomodar o mínimo possível e não sou o passageiro “do contra”, se a maioria das luzes na cabine estão desligadas, a minha também estará – salvo momentos onde ligo brevemente para fotos).

O carpete utilizado nas aeronaves da KLM é sustentável. Ele é feito com base na reciclagem de antigos uniformes das comissárias de bordo da companhia e outros itens.


Amenity Kit

A coleção de necessaires distribuídas aos passageiros voando na classe executiva foi criada pelo holandês Jan Taminiau. É bem básica, feita de pano. Existem versões masculinas e femininas. No total, são 6 bolsas em 12 cores diferentes. Cada uma vem com itens como hidratante, protetor labial, protetor auricular, escova e pasta de dente, caneta, meia e máscara para os olhos.

Além da amenity kit, a companhia oferece edredom e travesseiro. O edredom é bom e o travesseiro grande.


Cardápio

Antes de falar sobre o serviço de bordo, vamos ao cardápio. Como é impossível tirar boas fotos do menu e publicar aqui (devido ao formato cumprido/vertical do folheto), o transcrevi na íntegra abaixo.

JANTAR

A refeição é servida com uma salada de mussarela e castanha de caju e um vinagrete de manga e rolos quentes.

Entrada:

  • Torta de caranguejo ao estilo de mocotó com massa, coco torrado, pimentões biquinho e óleo de salsa;
  • Sopa de cenoura e coentro.

Pratos Principais:

  • Filé de peixe Saint-Pierre em molho de manteiga e limão com azeitonas pretas, vagens e batatinhas com alecrim;
  • Frango assado à Rodrigo Oliveira com milho cremoso, tomate uva e cebola em conserva;
  • Tenro filé com crocante de queijo gorgonzola em molho demi-glace com cebola roxa, cenouras à doré e batatinhas com alecrim.

Sobremesa:

  • Prato de queijos gorgonzola, camembert e emmental;
  • Bolo ópera de chocolate, macaron de amêndoa com maracujá e frutas vermelhas.

Digestivo:

  • Café ou chá com um licor e UM chocolate da casa KLM.

CAFÉ DA MANHÃ

O café da manhã é servido com salada de frutas frescas, queijo curado e queijo Minas fresco, croissants e pães quentes. Mais a sua escolha de champanhe, suco de maça ou laranja preparado na hora, café ou variedades de chá. 

  • Quiche com queijo americano, peito de peru e molho de tomate com cogumelos sauté;
  • Crepe de maça com frutas silvestres;
  • Granola com iogurte natural.

Complete com:

  • Ovo cozido;
  • Geleia.

BEBIDAS ALCOÓLICAS  

Aperitivos:

  • Cocktail The Flying Dutchman (gin, liqueur, sugar syrup and lemon)
  • Champagne (Nicollas Feuillatte Brut Réserve, França)

Cervejas, conhaques e licores:

  • Heineken;
  • Courvoisier VSOP;
  • Drambuie;
  • Licor 43;
  • Baileys Irish cream.

Gins, vodkas, rum e uísques:

  • Bols Corenwyn;
  • Damrak Gin;
  • Ketel One Vodka;
  • Bacardi White Rum;
  • Jack Daniel’s Whisky;
  • Johnie Walker Black Label Scotch Whisky;
  • Aberfeldy Single Malt Whisky.

Vinho branco:

  • Rigal Original Sauvignon Blanc 2018, França;
  • De Kleine Schorre Schouwen-Duiveland 2017, Holanda.

Vinho tinto:

  • Anne de Balbiac Pinot Noir 2018, França;
  • Mas I’Avail Terre d’Ardoise Carignan 2018, França;
  • Ken Forrester Syrah Reserve 2018, África do Sul.

Vinho de sobremesas:

  • Taylor’s Late Bottled Vintage Port 2013, Portugal;
  • Tschida Muskat Ottonel Auslese 2017, Áustria.

Entre bebidas não-alcoólicas, temos água (com gás e sem gás), sucos, refrigerantes, chá, café e leite.


Serviço de Bordo

Em solo foi servido o welcome drink e aconteceu o meu primeiro contato com a tripulação. O comissário foi até o meu assento, se apresentou, deu as boas-vindas e me cumprimentou com um aperto de mão. Ele também falou algo engraçado (que não lembro muito bem, mas foi ótimo para quebrar o gelo com meu vizinho). A KLM é conhecida pela tripulação amigável e gentil.

Já em altitude de cruzeiro foi servido o segundo drink (uísque Aberfeldy) acompanhado de nuts. Todas as refeições são servidas em louças Marcel Wanders.

Minha opção de entrada foi a torta de caranguejo ao estilo de mocotó com massa, coco torrado, pimentões biquinho e óleo de salsa. Para acompanhar pedi um vinho branco. Gostei mais da entrada do que do próximo prato.

Para o prato principal optei pelo tenro filé com crocante de queijo gorgonzola em molho demi-glace com cebola roxa, cenouras à doré e batatas com alecrim. A carne estava gostosa, macia. O queijo muito bom e as batatas medianas. Detalhe para o saleiro/pimenteiro da KLM em formato de tamanco.

Para a sobremesa, pedi o prato de queijos (gorgonzola, camembert e emmental). Acompanhado de vinho do Porto.

Como eu gosto de comer fotografar tudo, pedi a 2ª sobremesa (que estava disponível). O prato era um ópera de chocolate acompanhando de um macaron de amêndoa com maracujá e frutas vermelhas.

Algumas (boas) horas depois, próximo a aterrissagem, o café da manhã foi servido. Minha opção foi o quiche com queijo americano, peito de peru e molho de tomate com cogumelos sauté. Acompanhado de suco de laranja, geleia, ovo cozido e um pão francês. Pra mim, o café da manhã é sempre uma refeição difícil. Na maioria das vezes não gosto dos cafés americanizados das companhias. Nesse caso, o quiche estava muito gostoso. (E de novo, lá estavam os tamancos, rs!)

Depois do café… mais um copo de café. Acompanhado de uma bolachinha com o nome da KLM. Tudo de muito bom gosto!


Entretenimento de Bordo

O entretenimento de bordo oferecido nas aeronaves da KLM tem mais de 1.000 horas de conteúdo. A resposta é rápida e fluida. Além do ecrã principal sensível ao toque que tem entre 16 e 18 polegadas, há um controle remoto com uma segunda tela. Entre os lançamentos disponíveis temos Capitã Marvel (2019), Vingança a Sangue Frio (2019), Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018), Uma Aventura Lego 2 (2019), Aquaman (2018) e No Portal da Eternidade (2018). Vale lembrar que nem todos os filmes oferecem legenda em português.


Wi-Fi e Conectividade

Segundo o site da KLM, a companhia tem uma frota de 14 Boeing 777-300ER. Dessas aeronaves, o Wi-Fi está disponível em apenas duas. Aparentemente estava com sorte. Optei pelo pacote gratuito (apenas mensagens) que funcionou bem durante grande parte do trajeto. De fato, funcionou tão bem que acordei durante o voo com o barulho de uma notificação e tive que silenciar meu celular. É possível comprar pacotes de internet utilizando cartão de crédito ou milhas do programa Flying Blue.

  • Grátis – mensagens durante todo o voo;
  • EUR 8 – navegação por 1 hora;
  • EUR 18 – navegação por todo o voo;
  • EUR 30 – navegação + streaming por todo o voo.

Os apps de mensagens disponíveis no pacote grátis são WhatsApp, Messenger, etc. Os apps disponíveis no pacote de streaming são Netflix, YouTube, Spotify, etc.


Comentário

O voo foi melhor que eu esperava. O assento é enorme e em posição flatbed parece realmente uma cama. É muito confortável. A disposição, 2-2-2, que não é minha favorita, não foi um problema. Optando por sentar nas “fileiras do meio”, tive acesso direto ao corredor e não bloqueei a saída de ninguém.

O ponto-chave do voo, sem dúvidas, é a tripulação. O atendimento primoroso começa e termina em solo. É consistente ao longo de todo o trajeto. E não é apenas um ou outro comissário que é muito simpático – todos são acima da média. Durante o serviço de bordo um imprevisto aconteceu, pedi uma água com gás para acompanhar a sobremesa e a comissária acabou se esquecendo. Mas  não foi preciso pedir pela segunda vez, pouco tempo depois ela passou pelo corredor e se lembrou. Naquele momento, sua gentileza e educação superaram qualquer atraso. Ela – um pouco constrangida – pediu desculpas de forma tão afável que fiquei até sem graça.

A KLM faz bonito. Ainda há espaço para aprimoramentos, principalmente nas amenities. O kit é básico e não está a altura da empresa. O fone de ouvido deixa a desejar. Mas o “conjunto da obra” (hard + soft product) é excelente e coloca a companhia no meu ‘top três’ das europeias.

veja também:

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
  • Internet:
  • Pontualidade:
  • Limpeza:
Média
8.9

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.