fbpx

Clube Smiles vale a pena?

Notícias Programas de fidelidade Publicidade

Por Alexandre Zylberstajn

Clubes de Milhas se tornaram muito populares nos últimos anos no Brasil. São serviços de assinaturas (que podem ser mensais ou anuais) em que o membro de um programa de fidelidade paga um valor para acumular uma certa quantidade de milhas. Além desse acúmulo, estas pessoas recebem benefícios e condições especiais em promoções realizadas ao longo do ano. Hoje falamos do Clube Smiles – criado pela Smiles em 2013.

vale a pena assinar o Clube Smiles

A Smiles é um programa de fidelidade com mais de 25 anos de história e 17 milhões de participantes. O programa tem a GOL como acionista majoritária e ​sua principal parceira comercial. Além da GOL, a ​Smiles tem parceria com diversas empresas, como a Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, Air Europa, Air France, Alitalia, American Airlines, Avianca, Copa Airlines, Delta Air Lines, Emirates, Ethiopian Airlines, Etihad Airways, KLM, Korean Air, Qatar Airways, Royal Air Maroc, South African Airways, TAAG, TAP, VOEPASS e outras 35 companhias que juntas voam para mais de mil destinos.

O programa também tem parceria com ​os principais ​bancos do país, bandeiras de cartões de crédito, redes de varejo, hotéis, locadora de carros, postos de combustível, entre outros.

Para conseguir usufruir de todas essas parcerias, o Clube Smiles é um ótimo aliado, afinal, além de conseguir acumular uma maior quantidade de milhas todo mês, o assinante também terá acesso aos diversos benefícios oferecidos. Vamos abordar a seguir os detalhes do Clube Smiles para que você esclareça todas as suas dúvidas antes de decidir se a assinatura faz sentido para o seu perfil!

☞ pular para…


O que é o Clube Smiles

O Clube Smiles é um serviço de assinatura que permite com que o cliente acumule milhas todo mês. Por meio de uma adesão, que pode ser mensal ou anual, você passa a ter uma alternativa para turbinar seu acúmulo de milhas para conseguir realizar os resgates. Você pode optar entre seis planos diferentes de acordo com aquele que mais combina com seus planos de viagem e valor que está disposto a pagar.

Além disso, ao fazer parte do Clube Smiles, você conta com diversos outros benefícios, como promoções exclusivas/diferenciadas, resgates com condições especiais, maior validade das milhas (10 anos), entre outras vantagens.


Como funciona o Clube Smiles

É simples. Uma vez com uma conta Smiles criada, basta escolher o tipo de assinatura da Smiles que mais se encaixa com o seu perfil de viagem e o seu bolso. Após definir qual o melhor plano para você realizar a assinatura, você passa a receber mensalmente as milhas na sua conta e terá acesso a todos os benefícios oferecidos, mediante a uma cobrança no seu cartão de crédito.


Quais são os benefícios do Clube Smiles

Todos os assinantes do clube recebem os benefícios abaixo:

  • Milhas com validade ampliada: são 10 anos para assinantes do Clube;
  • Milhas qualificáveis: as milhas recebidas através da assinatura do Clube te ajudam a manter ou subir de categoria;
  • Bônus mais generosos em transferências de pontos, em transferências entre contas Smiles e na reativação de milhas vencidas;
  • Meu Bônus VIP: receba até 70% de bônus ao transferir pontos do cartão de crédito em períodos que não estão ocorrendo promoções de transferência;
  • Bônus por tempo de permanência: quanto mais tempo você for assinante, mais bonus poderá receber, com limitações anuais;
  • Cartão de crédito GOL Smiles: clientes do Clube Smiles recebem até 4 milhas por dólar gasto no cartão (até o final de 2020);
  • Ofertas exclusivas: passagens aéreas, reserva de hotéis e outros benefícios com desconto;
  • Benefícios extras no Viaje fácil: assinantes do Clube Smiles recebem mais milhas ao quitar passagens emitidas através do Viaje Fácil, que permite que você reserve uma passagem e decida por quitá-la em uma data mais próxima da viagem. Uma ótima alternativa nesse momento de incertezas!
  • Conta Família: milhas de até 6 pessoas em uma única conta;
  • Smiles and Money: clientes do clube têm condições diferenciadas nas emissões usando milhas e dinheiro como forma de pagamento;
  • Reserva Gratuita: participantes do clube podem “congelar o preço” de até 5 passagens GOL por 72h por ano. Uma maravilha para os indecisos!

Promoções Diferenciadas e Exclusivas do Clube Smiles

A Smiles é bastante agressiva na quantidade de promoções que oferece aos seus participantes. Independente da oferta, sempre será oferecida uma condição diferenciada para assinantes do Clube Smiles. Além disso, outras são exclusivas para os assinantes, ou seja, se você não faz parte não consegue aproveitar (exceto se for cliente Diamante).

Uma forma fácil de identificar esse tipo de oferta é pela cor. A Smiles sempre destaca em roxo as condições especiais para assinantes do Clube Smiles.

  • Promoções diferenciadas

Veja abaixo um exemplo de promoção de transferência bonificada. Participantes do Clube Smiles e clientes Diamante recebem um bônus maior do que os demais clientes Smiles.

Clube Smiles

  • Promoções exclusivas

Além disso, existem também as que são exclusivas para assinantes do Clube Smiles, ou seja, quem não faz parte do Clube fica de fora.

clube smiles promocao 12 mil milhas na hora


Resgates com condições especiais

Além das possibilidades de acúmulo, a Smiles também oferece aos participantes de seus clubes condições especiais para o resgate de passagens. Ao pesquisar uma passagem na Smiles você encontrará valores menores para membros do clube:

detalhe emissão clube smiles


Qual Clube Smiles devo escolher

A assinatura do clube gera um custo mensal ou anual e, por isso, deve ser feita com consciência. A quantidade de milhas geradas pela assinatura é um dos principais benefícios e o que mais impacta no valor do clube. Quanto mais pontos você quiser receber, mais você vai pagar.

A escolha do Clube deve ser feita considerando:

  1. A sua situação financeira;
  2. A finalidade das milhas geradas mensalmente;
  3. O aproveitamento de outras vantagens, como o acúmulo mais generoso em promoções de transferência de pontos, desconto em compra de milhas, etc.

Apesar de ser possível acumular milhas Smiles de outras formas, eventualmente com condições mais atrativas, como através da transferência de pontos de programas parceiros, parte das milhas obtidas através do Clube Smiles possuem o atrativo de serem Milhas Qualificáveis, te ajudando a alcançar status no programa. Além disso, as milhas do clube são recorrentes e não dependem de promoções, como as transferências bonificadas, para serem obtidas.

O ideal é usar o Clube Smiles como um aliado, te ajudando a maximizar as transferências de parceiros e te gerando milhas recorrentes que te ajudam a subir de categoria no programa.


Compare os clubes

São oferecidos seis tipos de assinatura do Clube Smiles:

  • Plano Clube 1.000
  • Plano Clube 2.000
  • Plano Clube 5.000
  • Plano Clube 7.000
  • Plano Clube 10.000
  • Plano Clube 20.000.

*veja a oferta especial no final do post!


Como maximizar a assinatura do Clube Smiles

Para maximizar sua assinatura do Clube Smiles o ideal é fazer a assinatura durante as promoções de adesão, que ocorrer com frequência pelo programa e oferecem milhas bônus na hora para o cliente.

Muitas vezes, apenas assinando o Clube durante essas ofertas, você já terá milhas suficientes para garantir sua próxima viagem de imediato. Vamos te mostrar isso na prática!

  • Recebendo milhas na hora

Veja por exemplo essa oferta que ocorreu durante o Clube Smiles Day. Através dela, quem assinasse o Plano 1.000 na forma de pagamento anual recebia 12.000 milhas na hora, sendo 1.000 milhas do plano e + 11.000 milhas de bônus.

Não tem muito segredo, bastava assinar que as 12.000 milhas entravam de imediato em sua conta! Essa quantidade já é suficiente para emitir passagens de ida e volta entre São Paulo e o Rio de Janeiro, por exemplo, e ainda sobra.

Outra opção é após 4 meses de permanência no Clube, ou seja, recebendo +3.000 milhas nos 3 próximos meses, totalizando 15.000 milhas no período. Nesse caso você terá o suficiente para uma passagem de ida e volta entre São Paulo e Salvador, por exemplo.

  • Aproveitando transferências bonificadas

Aqui vale falar também das promoções que oferecem condições diferenciadas para assinantes do Clube Smiles. Por exemplo, a excelente promoção que ofereceu até 100% de bônus nas transferências feitas da Livelo. Para ser elegível ao bônus máximo (100%) era necessário ser assinante do Clube Smiles.

transferência clube smiles

Digamos que você está no site da Smiles e encontre uma excelente oportunidade de emissão, por exemplo com a parceira Aeromexico. Veja abaixo que a Smiles está disponibilizando um trecho entre São Paulo e Los Angeles em Classe Executiva por 81.800 milhas.

sweet spot smiles

Olha a oportunidade! Se essa emissão custa 81.800 milhas e você sabe que receberá 100% de bônus nas transferências da Livelo por fazer parte do Clube Smiles, basta transferir 41.000 pontos Livelo e você terá a quantidade suficiente para essa emissão.

Dica! Entre a transferência de pontos e o crédito das milhas da Smiles a disponibilidade pode mudar e você corre o risco perder essa oportunidade! Para evitar isso, use um dos melhores benefícios oferecidos pelo programa, o Viaje Fácil. Com ele você consegue segurar essa passagem sem ter o saldo em conta e quitar a emissão quando as milhas estiverem disponíveis!

Repare que em todas os exemplos acima, estamos aproveitando outro benefício do Clube Smiles, as tarifas reduzidas! Caso você não seja assinante os valores das emissões serão superiores.

Resumindo, para maximizar sua assinatura do Clube Smiles o ideal é aguardar por uma boa oferta de adesão e depois ficar atento as oportunidades e promoções que oferecem condições diferenciadas para os assinantes! Acompanhar o Passageiro de Primeira diariamente te ajuda nisso!


Validade das milhas Smiles

As milhas provenientes do Clube Smiles, bem como milhas bônus recebidas na adesão, têm validade de 10 anos a partir da data do crédito. Para saber mais sobre a validade das milhas Smiles clique aqui.


Qual é a melhor forma de usar as milhas do Clube Smiles

É possível usar milhas Smiles de diversas formas, como:

  • No resgate de passagens aéreas (veja a lista de companhias abaixo);
  • Na compra de produtos através do Shopping Smiles;
  • Na transferência para o ALL – Accor Live Limitless;
  • Reservas de hotéis;
  • Locação de veículos,
  • Serviços;
  • Doações.
  • Vale-combustível;
  • Viagens de Uber.

Aliás, a própria Smiles tem um página especial com diversas dicas de como acumular e resgatas as milhas do programa. Confira clicando aqui.

Resgate de passagens aéreas

  • Aerolíneas Argentinas;
  • Aeromexico;
  • Air Canada;
  • Air Europa;
  • Air France;
  • Alitalia;
  • American Airlines;
  • Avianca;
  • Copa Airlines;
  • Delta Air Lines;
  • Emirates;
  • Ethiopian Airlines;
  • Etihad Airways;
  • KLM;
  • Korean Air;
  • Qatar Airways;
  • Royal Air Maroc;
  • South African Airway;
  • TAAG;
  • TAP;
  • VOEPASS;
  • e outras 35 companhias aéreas.

Nossa recomendação

Apesar das diversas possibilidades de resgate, a nossa recomendação é que você utilize suas milhas com os parceiros aéreos do programa. Na maioria dos casos, são nesses resgates que você conseguirá maximizar o uso dos suas milhas geradas através do clube e outras formas de acúmulo.

Ainda que normalmente essa seja nossa principal recomendação, vale ficar ligado em outras ofertas. A Smiles tem sido agressiva no resgate de vale-combustível dos Postos Shell e em ofertas do Shopping Smiles! Aqui no Passageiro de Primeira nós ensinamos como combinar benefícios oferecidos para membros do clube que resultam em ótimos descontos em determinadas ofertas.


Pontos negativos e positivos

Pontos positivos da Smiles

  • Parcerias fortes, consistentes e bem construídas;
  • Alta frequência de promoções;
  • Facilidade de uso no site e app;
  • Único programa de fidelidade nacional que oferece um mecanismo de compra de passagens sem milhas em conta (o Viaje Fácil);
  • Possibilidade de resgatar através do Smiles & Money em condições justas;
  • Oferece o Radar Smiles, funcionalidade que permite monitorar as tarifas de voos;
  • Oferece o Meu Bônus VIP, permitindo ganhar milhas bônus nas transferências em períodos em que não há promoções;
  • É o programa de fidelidade mais inovador do Brasil.

Pontos negativos da Smiles

  • Apesar da grande gama de parceiros aéreos, as milhas são menos versáteis que em programas bancários;
  • Proporção menos vantajosa na troca de milhas por produtos e serviços em comparação com o resgate de passagens aéreas;
  • A precificação no uso das milhas é dinâmica em todo site e alterada diariamente – ou seja, a quantidade de milhas de um resgate pode ficar maior ou menor a qualquer momento, sem aviso prévio.

Vale destacar que a Smiles é a única que oferece a possibilidade de resgatar passagens sem ter os pontos em conta através do Viaje Fácil, com isso, você pode minimizar as variações que a precificação dinâmica gera.


O Clube Smiles é o melhor Clube de Milhas?

No Brasil temos quatro grandes clubes de milhas e pontos. Três deles são de companhias aéreas (Clube LATAM Pass, Clube Smiles e Clube TudoAzul) e um deles é de bancos (Clube Livelo).

Os pontos acumulados na Livelo podem ser transferidos para o LATAM Pass, Smiles e TudoAzul e podem ser maximizados através de promoções de transferência bonificada. Isso torna os pontos do Clube Livelo mais versáteis e flexíveis.

Em contrapartida, assinaturas de clubes de programas de fidelidade aéreos podem proporcionar vantagens nas companhias, como despacho de bagagem gratuito e até mesmo uma categoria elite superior. Dependendo da sua necessidade, pode valer a pena assinar o Clube LATAM Pass, Clube Smiles ou Clube TudoAzul.

Portanto, não há o “melhor Clube de Milhas”, mas aquele que é mais adequado para você.


Quanto vale uma milha Smiles

Cada mil milhas Smiles é comercializada – em condições padrões – por R$70. Porém, membros do Clube Smiles podem comprar pontos com desconto em diversas promoções oferecidas durante o ano. Em certas ocasiões, nós mostramos aqui no Passageiro de Primeira como é possível gerar mil milhas Smiles por cerca de R$10.

Independentemente do valor no qual você consegue gerar as milhas, a sua precificação está relacionada ao uso que será dado a elas, ou pelo o que elas serão trocadas. Todos acumulamos, compramos e geramos milhas para usá-las de alguma forma: seja em emissões de passagens, na compra de produtos, em estadias em hotéis ou até mesmo para venda. É justamente por usarmos nossas milhas de maneiras distintas que surgem diferenças de valor.

Caso queira se aprofundar no assunto, acesse o nosso post em que detalhamos “Quanto vale uma milha? Quanto vale um ponto?”.


Como fazer downgrade e upgrade do plano

É sempre possível alterar o seu plano do seu clube. Para fazer a alteração para um nível acima ou abaixo, basta acessar este link.


Como cancelar

Lembre-se que é necessário a permanência no Clube Smiles 1.000 ao 10.000 por no mínimo 6 meses e no Clube Smiles 20.000 por no mínimo 10 meses. Se você já completou o período de carência você pode cancelar o clube através desse link.


Cupom de desconto Smiles

Apesar do campo de cupons de desconto da Smiles estar disponível em várias páginas, ele é oferecido somente durante algumas promoções. Se você quiser recebê-lo em primeira mão, não deixe de se inscrever em nossa newsletter, fazer o download de nosso app (iOS ou Android) ou verificar nossa página de cupons e ofertas, que é atualizada regularmente. Promoções de adesão ao Clube Smiles acontecem frequência!


Outras funcionalidades

Além do que já foi comentado ao longo desse guia, a Smiles oferece outras dezenas de recursos e funcionalidades. Veja algumas:

  • Conta Família Smiles

A Conta Família é um benefício oferecido pela Smiles que permite que os assinantes Clube Smiles e Clientes Diamante juntem milhas de até 6 pessoas em uma única conta. Com isso, o saldo fica concentrado ajudando no planejamento das viagens futuras. Conheça mais sobre essa funcionalidade neste link.

  • Extensão da validade das milhas

Pelo aplicativo da Smiles é possível prolongar a validade da milhas no programa. Essa ferramenta oferece a possibilidade de estender a validade das milhas que vão expirar nos próximos trinta dias, por mais 30, 60 ou 90 dias mediante ao pagamento de uma taxa. Conheça mais sobre essa funcionalidade neste link.

  • Meu Bônus VIP

O “Meu Bônus VIP” é um recurso exclusivo do Clube Smiles que permite que você transfira pontos do seu cartão de crédito e ganhe um bônus de até 70% em períodos que não estão ocorrendo promoções de transferência bonificadas.

  • Radar Smiles

Através dessa ferramenta é possível realizar o monitoramento das tarifas das passagens de todas as companhias aéreas parceiras do programa de uma forma simples e fácil, em tempo real, diretamente pelo aplicativo. Conheça mais sobre essa funcionalidade neste link.


Regulamento do clube

Você pode visualizar o regulamento do Clube Smiles neste link.


Vale a pena assinar o Clube Smiles?

As milhas Smiles tem um bom valor para o usuário, mas a assinatura do clube exige um comprometimento financeiro mensal. Cabendo no seu bolso, o próximo passo é avaliar se a assinatura vai gerar vantagens suficientes para justificar o seu custo.

Uma promoção de transferência bonificada exclusiva a assinantes do Clube Smiles ou uma oferta de acúmulo turbinado podem ser o suficiente para cobrir todos os custos, sobretudo no Clube 1.000, que custa R$42/mês e oferece acesso as ofertas especiais. Além disso, as próprias milhas geradas pela assinatura podem justificar o custo do clube. Agora, se você for um cliente Diamante a assinatura do Clube Smiles pode não fazer sentido – afinal, clientes Diamante têm acesso as mesmas ofertas especiais que membros do Clube Smiles.

Além das opções acima, que são condições especiais oferecidas para leitores do Passageiro de Primeira e que estão disponíveis a qualquer momento, o programa também realiza outras ofertas que podem oferecer condições melhores.

No momento, está acontecendo a “Promo Bônus por um ano” oferecendo 12.000 milhas bônus em 12 meses, totalizando 24.000 milhas no período, para quem assinar o plano 1.000 com pagamento mensal. Essa oferta é válida até às 8h do dia 06/11.

Espero com essa postagem ter ajudado na sua decisão, mas caso tenha alguma dúvida, não fique acanhado! A equipe do PP e nossos leitores super especialistas poderão te ajudar nesta avaliação.

Você se interessou pelo Clube Smiles? Clique aqui para ser redirecionado a página do clube e receba milhas de imediato já na adesão!

Um abraço,
Ale

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.