fbpx

Como voar com milhas na Primeira Classe na Etihad Airways

Guias Notícias Tutoriais

Por Dymitri Leão

Se você sonha em voar na Primeira Classe da Etihad Airways, neste post vamos te mostrar como emitir a sua passagem aérea com milhas e pontos. Desta forma, você poderá economizar muito dinheiro voando em uma excelente cabine de Primeira Classe, com todo o luxo envolvido nesta experiência.

Primeira Classe Etihad Airways

pular para…


Rotas atuais com a Primeira Classe da Etihad Airways

Houve uma drástica redução das rotas com aeronaves equipadas com cabines de Primeira Classe da Etihad Airways. No momento de escrita deste post, há apenas 4 rotas que são operadas com o Boeing 787-9 oferecendo cabine de Primeira Classe:

  1. Entre Abu Dhabi (código IATA: AUH) e Casablanca (código IATA: CMN);
  2. Entre Abu Dhabi e Genebra (código IATA: GVA);
  3. Entre Abu Dhabi e Londres (código IATA: LHR); e
  4. Entre Abu Dhabi e Washington (código IATA: IAD).

Primeira Classe Etihad Airways

A Etihad Airways retirou de operação seus Airbus A380, mas há fortes indícios de que eles irão voltar a operar em breve, o que certamente irá favorecer a retomada de mais rotas, caso a notícia se confirme.

Você pode conferir como é a Primeira Classe da Etihad Airways nesse post. Nele, são exibidas as cabines de Primeira Classe do Airbus A380 e do Boeing 787-9, mas ressaltamos que todas as rotas atuais com Primeira Classe são operadas exclusivamente com o Boeing 787-9.

Os dados dos voos atuais com Primeira Classe estão consolidados na tabela a seguir, que exibe a rota, o número do voo, a aeronave e os horários previstos para decolagem e pouso.

Observação importante: devido à quantidade de informações, a tabela que será exibida a seguir é melhor visualizada no computador ou com o smartphone deitado. 😉

Rota Nº do Voo Aeronave Horários
AUH – CMN

EY613

Boeing 787-9 08:00 – 13:25

(Exceto Qua e Sex)

AUH – GVA

EY51

Boeing 787-9 02:50 – 07:40

(Exceto Qua)

AUH – LHR

EY9

Boeing 787-9 13:50 – 18:20
AUH – IAD

EY131

Boeing 787-9 11:00 – 17:25

Observação: Qua e Sex significam Quarta-feira e Sexta-feira, respectivamente.


Primeira Classe da Etihad Airways com milhas e pontos

Para emitir passagens aéreas na Primeira Classe da Etihad Airways com milhas e pontos, podem ser utilizados atualmente 4 programas de fidelidade: Etihad Guest, AAdvantage, Aeroplan e Asiana Club. Abaixo, vamos explicar detalhadamente como podem ser feitas as emissões com cada um dos programas de fidelidade listados acima.

Etihad Guest

O Etihad Guest é o programa de fidelidade da Etihad Airways. Ele é parceiro da Livelo, de modo que você pode enviar pontos para o Etihad Guest convertendo-os em milhas com ratio 2:1. Logo, a cada 2.000 pontos Livelo enviados, você irá acumular 1.000 milhas no Etihad Guest.

As emissões utilizando milhas do Etihad Guest podem ser feitas online, e diferente dos outros programas de fidelidade citados, a disponibilidade é mais ampla, afinal, trata-se do próprio programa da Etihad Airways.

Contudo, geralmente apenas 2 assentos são liberados com antecedência a valores razoáveis. Os demais são disponibilizados a preços surreais e com precificação dinâmica, então será comum você ver algo em torno de 800 a 1 milhão de milhas sendo cobradas por trecho!

Obviamente, você deve buscar emissões que tenham um valor baixo em milhas, o que indica que aquele resgate está com uma precificação que não é a dinâmica. Abaixo, estão listadas as quantidades de milhas necessárias para fazer os resgates de voos no Etihad Guest das rotas que estamos analisando:

  • AUH – CMN: 96.500 milhas;
  • AUH – GVA: 85.000 milhas;
  • AUH – LHR: 87.750 milhas; e
  • AUH – IAD: 136.250 milhas.

A grande vantagem do Etihad Guest é a possibilidade de emitir os voos da Etihad Airways de forma online.

AAdvantage

O AAdvantage é o programa de fidelidade da American Airlines, e ele possui uma tabela de resgates exclusiva para companhias aéreas parceiras, baseada em regiões. Veja abaixo que Abu Dhabi (United Arab Emirates – Emirados Árabes Unidos) está na região do Oriente Médio.

De acordo com a classificação abaixo, não apenas Genebra (Switzerland – Suiça) e Londres (United Kingdom – Reino Unido) estão na região da Europa, mas também Casablanca (Morocco – Marrocos). Lembre-se de que cada companhia aérea possui uma tabela própria de regiões geográficas para precificar suas passagens.

Por algum motivo a American Airlines considera o Marrocos dentro da região da Europa, provavelmente pela proximidade do país com a Espanha.

Por fim, Washington está na região da América do Norte para resgates no AAdvantage.

Na tabela abaixo, são exibidos os valores em milhas para resgatar voos entre a América do Norte e outras regiões. Perceba que entre a América do Norte e o Oriente Médio (caso da rota AUH-IAD) são necessárias 115.000 milhas.

primeira classe etihad milhas

Já na tabela abaixo, são exibidos os valores em milhas para resgatar voos entre a Europa e outras regiões. Perceba que entre a Europa e o Oriente Médio (caso das rotas AUH-CMN, AUH-GVA e AUH-LHR) são necessárias 62.500 milhas.

primeira classe etihad milhas

Para obter milhas no programa de fidelidade AAdvantage, da American Airlines, você pode fazer o seguinte:

  • Comprar milhas diretamente no site do AAdvantage;
  • Voar na American Airlines ou em companhias aéreas parceiras com passagens pagantes elegíveis e solicitar o crédito das milhas no AAdvantage; e
  • Adquirir um cartão de crédito co-branded do AAdvantage com o Santander, de modo que as milhas geradas nas faturas do cartão de crédito serão creditadas automaticamente no AAdvantage.

De forma consolidada, abaixo estão listadas as quantidades de milhas necessárias para fazer os resgates de voos no AAdvantage das rotas que estamos analisando:

  • AUH – CMN: 62.500 milhas;
  • AUH – GVA: 62.500 milhas;
  • AUH – LHR: 62.500 milhas; e
  • AUH – IAD: 115.000 milhas.

As emissões de passagens da Etihad Airways devem ser feitas por telefone, mas não se preocupe, pois a central de reservas da American Airlines no Brasil é fenomenal! Ela pode ser acessada através do seguinte número de telefone: (11) 3004-5000.

Para mais detalhes sobre o AAdvantage, sugerimos a leitura desse post:O Guia Completo do American Airlines AAdvantage“.

Aeroplan

O Aeroplan adota um modelo híbrido de resgates, baseado tanto na distância voada quanto em regiões geográficas. Uma das grandes vantagens do programa é não repassar taxas de combustível. Além disso, o Aeroplan calcula o preço da passagem com base na distância voada cumulativa entre a origem e o destino.

Também é válido ressaltar que é permitido um stop over (parada superior a 24h) mesmo em passagens só de ida (one way), o que não é possível no TAP Miles&Go, por exemplo. Esse stop over pode ser realizado pagando apenas 5.000 pontos a mais.

Veja abaixo as regiões geográficas consideradas pelo Aeroplan.

De acordo com o mapa de regiões acima, vemos que Abu Dhabi, Casablanca, Genebra e Londres estão na região do Atlântico, enquanto Washington está na região da América do Norte.

Vamos ver as distância percorridas nas rotas que estamos analisando, com auxílio do GCMap.

Veja abaixo a tabela de resgates para voos dentro da região do Atlântico, percebendo que todas as rotas dentro desta região (AUH-CMN, AUH-GVA e AUH-LHR) estão classificadas no intervalo de distância de 2.001 a 4.000 milhas voadas.

primeira classe etihad milhas

Logo, esses voos custam 65.000 pontos do Aeroplan.

Veja abaixo a tabela de resgates entre as regiões da América do Norte e do Atlântico, percebendo que a rota AUH-IAD está classificada no intervalo de distância de 6.001 a 8.000 milhas voadas.

primeira classe etihad milhas

Logo, esse voo custa 120.000 pontos do Aeroplan.

Para obter milhas no Aeroplan, você pode fazer o seguinte:

  • Comprar pontos diretamente no site do Aeroplan;
  • Voar na Air Canada ou em companhias aéreas parceiras com passagens pagantes elegíveis e solicitar o crédito dos pontos no Aeroplan; e
  • Transferir pontos dos programas de fidelidade parceiros, por exemplo do programa ALL da Accor, na proporção de 4.000 pontos do ALL para 2.000 milhas do Aeroplan.

De forma consolidada, abaixo estão listadas as quantidades de pontos necessários para fazer os resgates de voos no Aeroplan das rotas que estamos analisando:

  • AUH – CMN: 65.000 pontos;
  • AUH – GVA: 65.000 pontos;
  • AUH – LHR: 65.000 pontos; e
  • AUH – IAD: 120.000 pontos.

Uma grande vantagem do Aeroplan é a possibilidade de emitir os voos da Etihad Airways de forma online. Além disso, é possível combinar voos da Etihad Airways com voos de companhias da Star Alliance, aliança da qual a Air Canada faz parte, o que é excelente!

Asiana Club

O Asiana Club é o programa de fidelidade da Asiana Airlines, companhia aérea da Coréia do Sul e que pertence à Star Alliance. Para obter milhas no Asiana Club, você pode enviar pontos a partir do Marriott Bonvoy, que é parceiro do Membership Rewards, programa de fidelidade dos cartões American Express emitidos pelo Santander.

O ratio de conversão do Marriott Bonvoy para o Asiana Club é 3:1. Logo, a cada 3.000 pontos do Marriot Bonvoy enviados, você irá acumular 1.000 milhas no Asiana Club.

De acordo com a classificação abaixo, não apenas Genebra (Switzerland – Suiça) e Londres (United Kingdom – Reino Unido) estão na região da Europa, mas também Casablanca (Morocco – Marrocos). Lembre-se de que cada companhia aérea possui uma tabela própria de regiões geográficas para precificar suas passagens.

Por algum motivo a Asiana Airlines considera o Marrocos dentro da região da Europa, provavelmente pela proximidade do país com a Espanha.

primeira classe etihad milhas

Na tabela acima, ainda identificamos que Washington (U.S. – Estados Unidos da América) está na região da América do Norte e Abu Dhabi (U.A.E – Emirados Árabes Unidos) está na região do Oriente Médio.

Na tabela abaixo, são exibidos os valores em milhas para resgatar voos de ida e volta entre o Oriente Médio e outras regiões, sendo o custo de passagens só de ida (one way) a metade do exposto na tabela.

primeira classe etihad milhas

Perceba então que para emitir uma passagem só de ida entre o Oriente Médio e a Europa (caso das rotas AUH-CMN, AUH-GVA e AUH-LHR) são necessárias 40.000 milhas.

Já para emitir uma passagem só de ida entre a América do Norte e o Oriente Médio, que é o caso da rota AUH-IAD, são necessárias 80.000 milhas.

De forma consolidada, abaixo estão listadas as quantidades de milhas necessárias para fazer os resgates de voos no Asiana Club das rotas que estamos analisando:

  • AUH – CMN: 40.000 milhas;
  • AUH – GVA: 40.000 milhas;
  • AUH – LHR: 40.000 milhas; e
  • AUH – IAD: 80.000 milhas.

As emissões de passagens da Etihad Airways devem ser feitas por telefone. A central dos EUA pode ser acessada através do seguinte número de telefone: +1 800-227-4262. Uma sugestão é usar o Skype para realizar a ligação.


Tabela consolidada com milhas e pontos

Abaixo, apresentamos uma tabela com os dados consolidados para as emissões de passagens aéreas na Primeira Classe da Etihad Airways com milhas e pontos.

Observação importante: devido à quantidade de informações, a tabela que será exibida a seguir é melhor visualizada no computador ou com o smartphone deitado. 😉

Rota Etihad Guest AAdvantage Aeroplan Asiana Club
AUH – CMN

96.500 milhas

62.500 milhas

65.000 pontos

40.000 milhas

AUH – GVA

85.000 milhas

62.500 milhas

65.000 pontos

40.000 milhas

AUH – LHR

87.750 milhas

62.500 milhas

65.000 pontos

40.000 milhas

AUH – IAD

136.250 milhas

115.000 milhas

120.000 pontos

80.000 milhas

Como se tratam de programas de fidelidade diferentes, não é possível afirmar, por exemplo, que o Asiana Club possui os resgates mais baratos para emitir a Primeira Classe da Etihad Airways com milhas. Isso vai depender do seu custo de geração de milhas no Asiana Club, que envolve a geração de pontos no Marriott Bonvoy e posterior conversão em milhas do Asiana Club, conforme mencionamos no tópico anterior.

Com base na tabela acima, você deve analisar em quais programas de fidelidade você poderá gerar as milhas e pontos necessários de forma mais barata e em volume necessário para realizar as suas emissões na Primeira Classe da Etihad Airways. Sugerimos a leitura desse post para te auxiliar com isso: “Você controla o custo de geração das suas milhas e pontos?“.


Comentário

Diferente de outras passagens em Primeira Classe, as da Etihad Airways são relativamente fáceis de se emitir, especialmente se a busca for feita com antecedência, pois geralmente são disponibilizados 2 assentos por rota. A Etihad Airways também costuma disponibilizar alguns assentos próximo à data do voo, às vezes até mesmo no dia do embarque, então é válido ficar sempre monitorando as disponibilidades.

Como mostrado ao longo deste post, há uma boa versatilidade na emissão de passagens aéreas na Primeira Classe da Etihad Airways, pois há 4 programas de fidelidade que você pode utilizar, o que é ótimo. Notadamente, para os brasileiros as opções mais viáveis são o uso do Etihad Guest e do AAdvantage. Se você possuir um cartão de crédito americano que seja parceiro do Aeroplan, o uso deste programa passa a ser bem mais interessante do que utilizando o ALL para gerar os pontos. Idem se você consegue gerar pontos mais baratos no Marriott Bonvoy em comparação com o Memebrship Rewards do Santander.

Por enquanto, apenas 4 rotas estão sendo operadas com a cabine de Primeira Classe da Etihad Airways, e apenas com o Boeing 787-9. Para conhecer a Primeira Classe da Etihad Airways, sugerimos a leitura desse post:Conheça em detalhes a Primeira Classe da Etihad Airways“.

Você já emitiu uma ou mais passagens na Primeira Classe da Etihad Airways com milhas e pontos? Que programa(s) de fidelidade você utilizou? Utilize a seção de comentários abaixo e enriqueça o debate.

Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.