fbpx

Conheça em detalhes a Primeira Classe da Singapore Airlines

Guias Notícias

Por Dymitri Leão

A Primeira Classe da Singapore Airlines é um sonho de consumo para muitas pessoas, e emitir passagens nessa classe é bem difícil! Isto porque além de haver poucos assentos disponíveis em cada voo, via de regra apenas podem ser utilizadas milhas do KrisFlyer para realizar esse tipo de resgate. Contudo, nem todas as cabines de Primeira Classe da companhia são iguais. Vamos conhecer juntos as cabines de Primeira Classe da Singapore Airlines?

Neste post, iremos comentar sobre as diferenças entre essas cabines de Primeira Classe e mostraremos o que está envolvido nesta experiência de luxo, o que inclui também detalhes das refeições a bordo e lounges.

Utilize o índice abaixo para navegar de forma organizada pelo post e boa leitura. 😉

pular para…


Cabines de Primeira Classe da Singapore Airlines

Atualmente, a Singapore Airlines voa com 2 tipos de cabines de Primeira Classe. A mais antiga é a versão de 2013, que equipa todas as 27 aeronaves Boeing 777-300ER da frota. Já a mais atual, de 2017, equipa todas as 19 aeronaves Airbus A-380, sendo 5 já entregues com a nova cabine e 14 que sofreram o processo de retrofit.

Primeira Classe no Boeing 777-300ER

O Boeing 777-300ER é a maior aeronave bimotor do mundo, sendo um dos modelos mais vendidos da Boeing e largamente utilizado em rotas longas, principalmente as transoceânicas. Veja abaixo como ele fica elegante com a pintura da Singapore Airlines.

primeira classe singapore airlines

A cabine de Primeira Classe nesta aeronave é bastante exclusiva, pois existe apenas 1 fileira com 4 assentos, sendo 2 isolados nas janelas (1A e 1F) e 2 assentos no meio (1C e 1D), perfeitos para quem viaja acompanhado. Entretanto, é possível levantar uma divisória entre esses assentos caso você esteja viajando sozinho, garantindo muita privacidade.

Assentos do meio com divisória abaixada

Mapa de assentos 

primeira classe singapore airlines

Perceba que pela representação do mapa de assentos acima, no assento 1A é possível a instalação de um berço.

Os assentos são bastante largos e confortáveis, e apesar de se tratar da cabine de Primeira Classe mais antiga ainda em operação na Singapore Airlines, ainda é um excelente produto. Como veremos mais adiante, esta é a cabine de Primeira Classe mais comum de ser encontrada na malha aérea atual da companhia.

Assento da Primeira Classe no Boeing 777-300ER

primeira classe singapore airlines

Abaixo, exibimos alguns dados técnicos de interesse acerca dessa cabine.

  • Quantidade de assentos: 4;
  • Configuração de assentos: 1 – 2 – 1;
  • Largura do assento: 88,9 cm;
  • Reclinação: 180º;
  • Comprimento do assento quando em modo cama: 2,08 m;
  • Tamanho da tela: 24 polegadas;
  • Qualidade da Imagem: HD – High Definition;
  • Wi-fi a bordo: ilimitado; e
  • Fontes de energia: 1 tomada e 2 entradas USB.

Primeira Classe no Airbus A-380

O Airbus A-380 é uma das mais icônicas aeronaves da aviação mundial, sendo a que possui a maior capacidade de passageiros da aviação comercial atualmente. Como curiosidade, a Singapore Airlines foi a primeira companhia aérea a operar esse modelo de aeronave, e convenhamos: nas cores da Singapore Airlines ele ficou belíssimo, você não acha? 😉

primeira classe singapore airlines

A nova cabine de Primeira Classe da Singapore Airlines está equipada em todos os Airbus A-380 da companhia e é fenomenal, talvez o melhor produto de Primeira Classe da aviação comercial no momento. Você possui literalmente uma suíte nos ares, conforme ilustra a imagem abaixo.

primeira classe singapore airlines

Veja a seguir o mapa de assentos, mostrando que existem apenas 6 suítes de Primeira Classe, ou seja, trata-se de uma cabine super exclusiva, dado o tamanho da aeronave. 😉

Perceba que pela representação do mapa de assentos acima, no assento 1F é possível a instalação de um berço.

No par de suítes 1A e 2A, bem como no par 1F e 2F, a parede divisória pode ser retirada e então se forma uma magnífica suíte dupla!

primeira classe singapore airlines

É válido salientar que as suítes não são todas do mesmo tamanho, ou seja, fique atento para tentar reservar as maiores suítes. Conforme ilustrado abaixo, as suítes da fileira 1 são muito maiores do que as demais! Se você fizer as contas, verá que as suítes da fileira 1 são 25,81% maiores do que as da fileira 2, e 54,46% maiores do que as da fileira 3, ou seja: sempre reserve as da fileira 1 quando disponíveis, e as da fileira 3 apenas em caso e falta de opção. 😉

A título de curiosidade, a suíte de Primeira Classe da Etihad no Airbus A-380 (por hora “aposentada”) tem 3,62 m2, e a Game Changer da Emirates no Boeing 777-300ER tem até 3,72 m2. Logo, a menor suíte da Singapore Airlines no Airbus A-380 está com tamanho um pouco abaixo dos concorrentes, mas a suíte intermediária já os ultrapassa, e as suítes da fileira 1 são muito maiores do que as dos concorrentes!

Com a junção das cabines 1A e 2A, ou 1F e 2F, a suíte dupla tem então 9,01 m2, um fenomenal espaço para curtir o voo a dois!

Na foto abaixo, veja os detalhes das portas de correr que ao serem fechadas garantem uma enorme privacidade nas suítes.

Na foto abaixo, mostramos em detalhes as tomadas, entradas USB e controles do assento e do entretenimento de bordo.

Cada suíte também vem equipada com um guarda-roupa privativo com espelho. Como não há bins na parte superior da fuselagem, você pode utilizar este guarda-roupa para guardar a sua mala de mão.

O banheiro também é super luxuoso, e veja no detalhe da foto abaixo que até uma cadeira para maquiagem foi instalada no banheiro. Note também que espelhos não faltam, inclusive o maior deles é enorme.

No vídeo abaixo são mostradas rapidamente a Classe Executiva e a Primeira Classe do Airbus A-380 da Singapore Airlines.

Abaixo, exibimos alguns dados técnicos de interesse acerca dessa cabine.

  • Quantidade de assentos: 6;
  • Configuração de assentos: 1 – 1 em 3 fileiras;
  • Largura do assento: 53,34 cm;
  • Reclinação do assento: 135º;
  • Largura da cama: 68,58 cm;
  • Comprimento da cama: 1,93 m;
  • Tamanho da tela: 32 polegadas;
  • Qualidade da Imagem: HD – High Definition;
  • Wi-fi a bordo: ilimitado; e
  • Fontes de energia: 2 tomadas e 2 entradas USB.

Perceba então que apesar da suíte ser incrível, o tamanho da cama é menor do que a da Primeira Classe do Boeing 777-300ER. Contudo, o fato de ter uma cama isolada do assento no Airbus A-380 é uma comodidade extra.


Book the Cook e menu do voo

Com a funcionalidade denominada Book the Cook, os clientes de Primeira Classe e Classe Executiva em voos com mais de 1h e 30 min podem reservar suas refeições (exceto café da manhã continental e bebidas) em até 24 horas de antecedência do voo, para garantir que suas preferências estarão disponíveis a bordo. Isto é muito bom!

O prato escolhido através do Book the Cook será o prato principal do menu servido a bordo. Entre os pratos mais famosos, tem destaque o Lobster Thermidor, disponível em alguns voos com mais de 3 horas e meia de duração. Neste clássico prato francês, a carne da lagosta é cozida em molho cremoso, acrescido de conhaque, mostarda dijon, cogumelos e ervas finas. A carne é então devolvida à casca, coberta com queijo cheddar ralado, e dourada no forno para criar a crosta de queijo.

Lobster Thermidor – Singapore Airlines

primeira classe singapore airlines

O menu do voo varia de acordo com a cidade de origem, sendo bastante amplo e com pratos refinados, incluindo criações de 7 Chefs renomados mundialmente, que atualmente compõe o Painel Culinário Internacional da Singapore Airlines:

  1. Carlo Cracco – Milão, Itália;
  2. Georges Blanc – Vonnas, França;
  3. Matthew Moran – Sydney, Austrália;
  4. Sanjeev Kapoor – Mumbai, Índia;
  5. Suzanne Goin – Los Angeles, Estados Unidos;
  6. Yoshihiro Murata – Kyoto, Japão; e
  7. Zhu Jun – Shangai, China.

primeira classe singapore airlines

Para saber o menu de um voo com até 8 dias de antecedência, basta acessar essa página e preencher o número do voo, classe e data. Esta inclusive é uma boa prática, pois a Singapore Airlines aboliu o menu impresso. Na página acima, você pode até baixar o menu em PDF se desejar.

Vejamos por exemplo o menu do voo SQ25, no trecho entre Nova Iorque e Frankfurt no próximo dia 03 de julho. No menu internacional, há criações da Chef Suzanne Goin, de Los Angeles.

Realmente, a qualidade e apresentação dos pratos da Primeira Classe da Singapore Airlines são dignas dos melhores restaurantes do mundo.

Culinária chinesa

primeira classe singapore airlines

As opções de bebidas a bordo da Primeira Classe da Singapore Airlines são um show à parte! Falando especificamente de Champagne, geralmente são 2 rótulos a bordo entre os 3 listados abaixo, rotacionando entre os voos equipados com cabines de Primeira Classe:

Observação: as notas acima foram as obtidas no momento de escrita deste post, e portanto podem variar a depender da data de leitura.

Veja por exemplo a seleção de Champagnes do voo SQ25, no trecho entre Nova Iorque e Frankfurt no próximo dia 03 de julho. Serão servidos o Dom Pérignon e o Taittinger.

Já a bordo do voo SQ12, no trecho entre Singapura e Tóquio no próximo dia 03 de julho, a seleção mudou de Dom Pérignon para o Krug Grand Cuvée.


Novos lounges de Primeira Classe em Singapura

Após um projeto de redesign, reforma e expansão, que custaram ao todo aproximadamente US$35 milhões, a Singapore Airlines reabriu os seus lounges SilverKris e KrisFlyer Gold no Aeroporto de Singapura.

Ao voar na Primeira Classe da Singapore Airlines embarcando em Singapura, você terá acesso ao Private Room, que é o espaço mais exclusivo do SilverKris Lounge, com capacidade para 78 clientes da Primeira Classe, além de um outro espaço denominado First Class, compartilhado com membros do mega exclusivo Solitaire PPS Club.

Lobby – The Private Room

primeira classe singapore airlines

Bar com cristais Lalique – First Class Lounge

primeira classe singapore airlines

Ambos os espaços oferecem muito luxo e conforto, como por exemplo poltronas reclináveis, camas Tempur Zero Gravity, experiência gastronômica completa com culinária internacional refinada, bar decorado com cristais Lalique, etc. Confira todo o requinte dos lounges no vídeo abaixo e se encante. 😉

Para conhecer mais detalhes sobre os incríveis novos lounges da Singapore Airlines, sugerimos a leitura desse post:Singapore Airlines divulga incríveis imagens dos seus novos lounges em Singapura“.


Emissão de passagens aéreas na Primeira Classe com milhas

Via de regra, apenas é possível emitir passagens aéreas na Primeira Classe da Singapore Airlines com milhas do seu próprio programa de fidelidade, o KrisFlyer.

Através desse programa, pode-se realizar o resgate de passagens para o titular e mais 5 pessoas devidamente cadastradas. Só é permitido trocar a lista de 5 pessoas a cada 6 meses, e mediante um custo de US$30 ou 3.000 milhas.

Para conseguir milhas do KrisFlyer, você deve basicamente voar com a Singapore Airlines e/ou companhias aéreas parceiras (creditando as milhas no KrisFlyer), transferir pontos de cartões de crédito parceiros – agora há apenas um brasileiro, o Santander! –, comprar produtos através do portal do KrisFlyer e/ou transferir pontos a partir do ALL, programa de fidelidade da rede hoteleira Accor.

Com frequência, você irá se deparar com uma lista de espera (waitlist) ao tentar reservar um voo na Primeira Classe da Singapore Airlines. Isto acontece porque o KrisFlyer controla com rigor a quantidade de assentos possíveis de serem emitidos com milhas, mas possui uma forma peculiar de informar que não há disponibilidade.

Na verdade, ele informa um meio-termo entre haver ou não disponibilidade para resgate com milhas, te dando a possibilidade de entrar na lista de espera do voo. Caso você seja contemplado na lista de espera, sob certos critérios, poderá finalizar o seu resgate com milhas.

Abordamos em detalhes a lista de espera da Singapore Airlines nesse post:Como funciona a lista de espera da Singapore Airlines“.


Vale a pena voar na Primeira Classe da Singapore Airlines com milhas?

Por tudo que mostramos sobre as maravilhosas cabines de Primeira Classe da Singapore Airlines, a resposta para esta pergunta é um belo e sonoro sim! Mesmo na cabine antiga, que equipa os Boeing 777-300ER, o luxo a bordo é extremo. O ápice então é conseguir voar na nova cabine no Airbus A-380, que te oferece uma verdadeira suíte nos ares, e se você estiver acompanhado e der sorte, poderá inclusive transformar 2 cabines adjacentes nas fileiras 1 e 2 em uma suíte dupla, o que é surreal!

Atente-se para o fato de que no Airbus A-380 as suítes não são todas iguais, pois as suítes da fileira 1 são muito maiores do que as demais. Logo, sempre que disponíveis, reserve as suítes da fileira 1. 😉

Mostramos ainda a incrível ferramenta Book the Cook, que te permite selecionar com antecedência um prato principal diferenciado, e comentamos acerca da possibilidade de conferir em detalhes o menu de qualquer voo e em qualquer classe com 8 dias de antecedência, o que é excelente.

A experiência de solo também é muito importante quando se viaja em uma Primeira Classe, e nisso a Singapore Airlines não decepciona. Se você embarcar em Singapura, terá a oportunidade de conhecer os novos lounges que estão belíssimos e extremamente funcionais após as reformas.

O que você achou da Primeira Classe da Singapore Airlines? Você já teve uma ou mais experiências nas cabines que mostramos neste post? Conte para nós utilizando a seção de comentários abaixo e enriqueça o debate.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.