fbpx

Conheça o E195-E2 TechLion da Embraer

Notícias

Por Dérek Arakaki

A maior aeronave já desenvolvida pela Embraer, o E195-E2, esteve no aeroporto de Congonhas e realizou um voo especial para ser apresentado para clientes e jornalistas. Este modelo em particular, conta com uma impressionante pintura “TechLion” cobrindo toda a fuselagem e está realizando uma turnê mundial de demonstração por diversos países pelo mundo. Nós fomos de perto conferir todos os detalhes dessa nova aeronave da Embraer.

A apresentação ocorreu no aeroporto de Congonhas, os jornalistas foram recebidos na sala de espera da Icon Aviation. Logo na entrada, já havia uma miniatura da aeronave com a pintura especial, linda!

Em seguida, vans do aeroporto levaram os convidados para conhecer de perto a aeronave. E como esperado, a beleza dessa pintura especial é de impressionar! Por todos os cantos que se olhava, estava claro que o TechLion era a atração principal em Congonhas naquele dia.

O nome “Profit Hunter”, traduzindo “Caçador de Lucros”, é o modo como a Embraer passou chamar seus jatos E2 que voam pelo mundo para divulgação do produto. Todas recebem uma pintura especial, como essa do “Leão Tecnológico”.

A aeronave conta com novos motores, asas novas, além do fly-by-wire, com a substituição dos sistemas mecânicos pelos fios elétricos deixando as aeronaves muito mais leves. Sem o peso dos cabos, o avião consome menos combustível, fica mais econômico e atinge maior velocidade quando está voando em cruzeiro. Mais leve, a aeronave é capaz de decolar de pistas menores.

Após conhecer a aeronave por fora chegou o momento de ver seu interior. O TechLion que está rodando o mundo está configurado em 2 classes: uma cabine premium e a econômica tradicional.

Vejam abaixo o detalhe da cabine executiva, ou o equivalente a uma primeira classe doméstica.

Interessante nessa configuração de assentos é que eles ficam desalinhados, logo, você acaba atrapalhando menos o passageiro do seu lado caso tenha que se levantar.

Seguindo para a classe econômica, a primeira impressão que tive foi do quão espaçosa ela era. Por ser comum ver o layout 3-3 em aviões pequenos, o E195-E2 se destaca com seus assentos dispostos no 2-2.

Olhando por um outro ângulo, é possível ver melhor como o espaço é generoso para os passageiros. Nessa aeronave, a econômica tem um espaço entre assentos de aproximadamente 86cm.

Um detalhe que me chamou muito a atenção é que os assentos são presos na lateral da fuselagem, com isso, não há necessidade de um “divisor” na parte baixo deles. Isso aumenta o espaço para as pernas, principalmente se você está viajando sem ninguém do lado e quer ficar na “diagonal”. Repare que há apenas uma barra fixa para evitar que seus itens pessoais se desloquem para outras fileiras.

Outro ponto muito importante, é que essa aeronave promete acabar com a briga por espaço para a bagagem de mão durante o embarque dos passageiros. Isso porque, o bagageiro da cabine interna do E195-E2 ficou maior e mais profundo. Ou seja, cabem mais malas. Agora, todos os passageiros podem colocar sua mala no bagageiro interno sem se preocupar em faltar espaço.

O curioso de participar de um voo em uma aeronave especial como essa, é que muitos itens são personalizados, a começar com o cartão com instruções de segurança.

Isso vale também para alguns itens do serviço de bordo. Olha que bacana o detalhe do guardanapo e do copo junto com o snack que foi servido aos passageiros.


Voo demonstrativo

Pelos lugares em que a Embraer está levando o E195-E2 durante sua turnê mundial, a empresa realiza voos de demonstração para apresentar todo o potencial de sua aeronave para possíveis clientes. Em São Paulo não foi diferente. O voo contou com representantes das companhias aéreas GOL, LATAM e Passaredo. além de jornalistas e outros convidados.

Por ser um voo demonstrativo, sua duração não é muito longa e conta com a tripulação toda da própria Embraer. Esse, por exemplo, durou cerca de 1h15, decolando de Congonhas sentido São José dos Campos, seguindo rumo ao litoral para sobrevoar Ilha Bela, e virando próximo de Santos antes de retornar para o aeroporto de origem.


Sobre o E195-E2

O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Se compararmos com os sistemas da 1ª geração do E195, 75% são novos. A aeronave tem três fileiras adicionais por assentos e comporta 146 passageiros em classe única, ou 120 se configurada pela companhia com duas classes de serviço.

Confira alguns dos destaques da aeronave:

  • Intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único;
  • 25,4% de economia de combustível em relação a geração antiga;
  • Custo de manutenção 20% menor;
  • Eficiência operacional;
  • Adição de 12 passageiros.

O E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável na categoria, operando com o menor nível de emissões de ruído externo. A margem cumulativa para o limite de ruído ICAO Stage IV varia de 19 a 20 EPNdB, 4.0 EPNdB a menos do que o concorrente direto.

Seu alcance máximo é de 4.815 km (2.600 milhas náuticas) com carga total de passageiros, 600 milhas náuticas a mais do que o E195, e possui três fileiras adicionais de assentos. As companhias aéreas podem optar por configurar a cabine em duas classes com 120 assentos ou uma única classe com até 146 assentos.


Turnê mundial do E195-E2 TechLion

Após sua estreia na 53ª edição do Paris Air Show International, o “Profit Hunter” da Embraer iniciou sua turnê mundial de demonstração. A primeira parada foi em Xiamen, na China, seguindo para diversas outras destinos pelo país e pela região da Ásia-Pacífico durante os meses de julho e agosto.


Certificação 

Em abril, a Embraer recebeu o Certificado para o E195-E2 por parte de três órgãos regulatórios mundiais – a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).


Azul já recebeu um E195-E2

A brasileira Azul foi a primeira companhia a receber e operar o novo modelo. A companhia encomendou 51 aeronaves e receberá cinco até o final do ano.


Comentário

O E195-E2 é uma aeronave incrível! Destaco três pontos que me chamaram muito a atenção: espaço, silencio e modernidade. Além disso, os assentos dispostos no layout 2-2 são mais agradáveis de se viajar em aviões narrow-body.

Interessante também a possibilidade da configuração em 2 cabines. Você acha viável ter cabines executivas em voos domésticos, por exemplo? Nós já fizemos uma postagem sobre o assunto que gerou uma boa discussão.

No mais, a Embraer, com seu E195-E2, traz para o mercado uma aeronave competitiva para concorrer com o seu principal oponente: o Airbus A220. Será que vamos ver muitos aviões desse modelo voando por diversos cantos do mundo? Espero que sim!

☞ Leia também

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.