fbpx

Conheça o E195-E2 TechLion da Embraer

Notícias

Por Dérek Arakaki

A maior aeronave já desenvolvida pela Embraer, o E195-E2, esteve no aeroporto de Congonhas e realizou um voo especial para ser apresentado para clientes e jornalistas. Este modelo em particular, conta com uma impressionante pintura “TechLion” cobrindo toda a fuselagem e está realizando uma turnê mundial de demonstração por diversos países pelo mundo. Nós fomos de perto conferir todos os detalhes dessa nova aeronave da Embraer.

A apresentação ocorreu no aeroporto de Congonhas, os jornalistas foram recebidos na sala de espera da Icon Aviation. Logo na entrada, já havia uma miniatura da aeronave com a pintura especial, linda!

Em seguida, vans do aeroporto levaram os convidados para conhecer de perto a aeronave. E como esperado, a beleza dessa pintura especial é de impressionar! Por todos os cantos que se olhava, estava claro que o TechLion era a atração principal em Congonhas naquele dia.

O nome “Profit Hunter”, traduzindo “Caçador de Lucros”, é o modo como a Embraer passou chamar seus jatos E2 que voam pelo mundo para divulgação do produto. Todas recebem uma pintura especial, como essa do “Leão Tecnológico”.

A aeronave conta com novos motores, asas novas, além do fly-by-wire, com a substituição dos sistemas mecânicos pelos fios elétricos deixando as aeronaves muito mais leves. Sem o peso dos cabos, o avião consome menos combustível, fica mais econômico e atinge maior velocidade quando está voando em cruzeiro. Mais leve, a aeronave é capaz de decolar de pistas menores.

Após conhecer a aeronave por fora chegou o momento de ver seu interior. O TechLion que está rodando o mundo está configurado em 2 classes: uma cabine premium e a econômica tradicional.

Vejam abaixo o detalhe da cabine executiva, ou o equivalente a uma primeira classe doméstica.

Interessante nessa configuração de assentos é que eles ficam desalinhados, logo, você acaba atrapalhando menos o passageiro do seu lado caso tenha que se levantar.

Seguindo para a classe econômica, a primeira impressão que tive foi do quão espaçosa ela era. Por ser comum ver o layout 3-3 em aviões pequenos, o E195-E2 se destaca com seus assentos dispostos no 2-2.

Olhando por um outro ângulo, é possível ver melhor como o espaço é generoso para os passageiros. Nessa aeronave, a econômica tem um espaço entre assentos de aproximadamente 86cm.

Um detalhe que me chamou muito a atenção é que os assentos são presos na lateral da fuselagem, com isso, não há necessidade de um “divisor” na parte baixo deles. Isso aumenta o espaço para as pernas, principalmente se você está viajando sem ninguém do lado e quer ficar na “diagonal”. Repare que há apenas uma barra fixa para evitar que seus itens pessoais se desloquem para outras fileiras.

Outro ponto muito importante, é que essa aeronave promete acabar com a briga por espaço para a bagagem de mão durante o embarque dos passageiros. Isso porque, o bagageiro da cabine interna do E195-E2 ficou maior e mais profundo. Ou seja, cabem mais malas. Agora, todos os passageiros podem colocar sua mala no bagageiro interno sem se preocupar em faltar espaço.

O curioso de participar de um voo em uma aeronave especial como essa, é que muitos itens são personalizados, a começar com o cartão com instruções de segurança.

Isso vale também para alguns itens do serviço de bordo. Olha que bacana o detalhe do guardanapo e do copo junto com o snack que foi servido aos passageiros.


Voo demonstrativo

Pelos lugares em que a Embraer está levando o E195-E2 durante sua turnê mundial, a empresa realiza voos de demonstração para apresentar todo o potencial de sua aeronave para possíveis clientes. Em São Paulo não foi diferente. O voo contou com representantes das companhias aéreas GOL, LATAM e Passaredo. além de jornalistas e outros convidados.

Por ser um voo demonstrativo, sua duração não é muito longa e conta com a tripulação toda da própria Embraer. Esse, por exemplo, durou cerca de 1h15, decolando de Congonhas sentido São José dos Campos, seguindo rumo ao litoral para sobrevoar Ilha Bela, e virando próximo de Santos antes de retornar para o aeroporto de origem.


Sobre o E195-E2

O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Se compararmos com os sistemas da 1ª geração do E195, 75% são novos. A aeronave tem três fileiras adicionais por assentos e comporta 146 passageiros em classe única, ou 120 se configurada pela companhia com duas classes de serviço.

Confira alguns dos destaques da aeronave:

  • Intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único;
  • 25,4% de economia de combustível em relação a geração antiga;
  • Custo de manutenção 20% menor;
  • Eficiência operacional;
  • Adição de 12 passageiros.

O E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável na categoria, operando com o menor nível de emissões de ruído externo. A margem cumulativa para o limite de ruído ICAO Stage IV varia de 19 a 20 EPNdB, 4.0 EPNdB a menos do que o concorrente direto.

Seu alcance máximo é de 4.815 km (2.600 milhas náuticas) com carga total de passageiros, 600 milhas náuticas a mais do que o E195, e possui três fileiras adicionais de assentos. As companhias aéreas podem optar por configurar a cabine em duas classes com 120 assentos ou uma única classe com até 146 assentos.


Turnê mundial do E195-E2 TechLion

Após sua estreia na 53ª edição do Paris Air Show International, o “Profit Hunter” da Embraer iniciou sua turnê mundial de demonstração. A primeira parada foi em Xiamen, na China, seguindo para diversas outras destinos pelo país e pela região da Ásia-Pacífico durante os meses de julho e agosto.


Certificação 

Em abril, a Embraer recebeu o Certificado para o E195-E2 por parte de três órgãos regulatórios mundiais – a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).


Azul já recebeu um E195-E2

A brasileira Azul foi a primeira companhia a receber e operar o novo modelo. A companhia encomendou 51 aeronaves e receberá cinco até o final do ano.


Comentário

O E195-E2 é uma aeronave incrível! Destaco três pontos que me chamaram muito a atenção: espaço, silencio e modernidade. Além disso, os assentos dispostos no layout 2-2 são mais agradáveis de se viajar em aviões narrow-body.

Interessante também a possibilidade da configuração em 2 cabines. Você acha viável ter cabines executivas em voos domésticos, por exemplo? Nós já fizemos uma postagem sobre o assunto que gerou uma boa discussão.

No mais, a Embraer, com seu E195-E2, traz para o mercado uma aeronave competitiva para concorrer com o seu principal oponente: o Airbus A220. Será que vamos ver muitos aviões desse modelo voando por diversos cantos do mundo? Espero que sim!

☞ Leia também

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.