A Korean Air divulgou seus planos de retomada de voos para mais destinos internacionais, que foram suspensos por conta da pandemia, e anunciou que irá utilizar seu Airbus A380 em algumas rotas. Agora que a Coreia do Sul suspendeu as restrições de voos internacionais e demais requisitos de entrada para quem chega ao país, a companhia está ambiciosa em tentar recuperar até setembro pelo menos 50% da capacidade de passageiros internacionais que transportava antes da pandemia.
Operações com o A380
Para tentar bater a meta, a companhia está apostando forte nos meses de julho e agosto, que se configuram como meses das “Férias de verão” do Hemisfério Norte – época do ano em que se mais viaja. Por conta disso, a Korean Air está aumentando as frequências em alguns mercados, principalmente em rotas para os Estados Unidos.
O A380 será de suma importância para a companhia coreana, já que consegue transportar mais passageiros do que as demais aeronaves de corredor duplo. Por isso, a Korean Air operará o A380 diariamente para Nova York e três vezes por semana para Hong Kong a partir de julho. O modelo também será integrado em voos diários para Tóquio-Narita a partir de setembro.
O A380 da Korean Air
O A380 da Korean Air tem capacidade para levar até 407 passageiros viajando em três classes de serviço: Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica. Confira abaixo os assentos de cada classe:
Além das três classes, o superjumbo tem um showroom na parte traseira, projetado para mostrar itens disponíveis do duty free.

Itens do Duty Free
Outro diferencial para os passageiros que estão voando no modelo é o incrível Celestial Lounge – um bar a bordo patrocinado pela marca de vodca Absolut:
É possível fazer um tour 360º dentro e ver a configuração de assentos dessa aeronave nesse link. O Fábio experimentou a cabine há alguns anos. Veja nesse link o relato completo de sua experiência.
Reconfiguração de aeronaves
A Korean Air também está reconfigurando algumas aeronaves que foram convertidas em aviões de carga durante a pandemia. A companhia aérea reconfigurará três de seus 10 Boeing 777, retornará com os assentos retirados do A330, e algumas aeronaves de passageiros usadas para voos de carga sem modificação de cabine também serão implantadas nas rotas de passageiros.
Para que as aeronaves armazenadas sejam implantadas para operações de voo, devem ser concluídas 400 horas de inspeção abrangente, o que leva seis técnicos trabalhando por cerca de sete dias.
A Korean aérea também realizará a manutenção de destorce em aproximadamente 20 aeronaves aterradas em armazenamento de longo prazo para prepará-las para operações quando necessário.
Novidade no serviço de bordo
A Korean Air também está restaurando seus serviços de bordo aos níveis pré-Covid. Durante a pandemia, a companhia aérea usou produtos descartáveis e simplificou os serviços de alimentação e bebidas a bordo para evitar a propagação da Covid.
Agora, com a atual situação do vírus, a companhia está restaurando gradualmente os serviços de alimentos e bebidas, bem como itens de bordo, como fones de ouvido e cobertores, desde maio, e planeja restaurar totalmente os serviços em julho. Além disso, a companhia aérea aumentou as opções de refeições a bordo.
Pratos sazonais típicos coreanos serão oferecidos, além do bibimbap, prato exclusivo da companhia aérea. A partir de março, foram introduzidos novos pratos como wraps de carne porco picante e, a partir de julho, outros novos pratos como arroz bulgogi com geleia e macarrão picante também estarão disponíveis.
Uma maior seleção de lanches, sobremesas, bebidas alcóolicas e demais drinks também serão oferecidos. Sorvete, geleia de frutas e sucos detox serão adicionados na primeira classe, e sobremesas como queijo e frutas na classe Executiva, além de aperitivos na classe econômica.
Comentário
Bom ver o Airbus A380 voando para mais destinos da Korean Air. Ao contrário de muitas empresas, os A380 da companhia permaneceram ativos durante grande parte da pandemia, atendendo a cidade de Guangzhou, na China. Por se tratar de uma importante cidade para a economia local, o fluxo de passageiros começou a aumentar ainda em setembro de 2020, justificando a volta da aeronave, com 1 voo semanal.
Nas últimas semanas, tivemos algumas companhias aéreas anunciando o retorno do quadrijato, como a Etihad e Lufthansa. A Korean Air, inclusive, já havia sinalizado o retorno do modelo em maio deste ano.
Ansiosos para voltar a voar no A380 da companhia coreana?