fbpx

LATAM Pass vai alterar as regras para upgrade de cabine

Notícias

Por Dérek Arakaki

Em uma conferência que participamos agora há pouco com Martin Holdschmidt, Diretor do LATAM Pass, foi informado que o programa vai alterar as regras de upgrade de cabine para clientes com status no programa a partir de abril de 2023. Segundo Martin, o formato atual de “Cupons de Upgrade” será substituído por um novo, chamado de “Trechos de Cortesia”. A grande mudança será para clientes com status Black ou Black Signature, que passarão a ter o benefício de forma ilimitada apenas em voos dentro da América do Sul, diferente do que é atualmente, onde é possível usufruir em qualquer voo da companhia pelo mundo. Já para os demais clientes o benefício foi ampliado, oferecendo mais oportunidades e chances de usufruir do upgrade.

Latam-Pass-2.png


Novo modelo – Trechos de Cortesia

Diferente do que é hoje, onde a quantidade de cupons necessários para solicitar o upgrade varia de acordo com a distância do voo, no novo modelo esses trechos serão fixos, ou seja, para cada upgrade solicitado você utilizará 1 trecho, seja doméstico, na América do Sul ou outros destinos no mundo.

Um voo entre São Paulo e Paris, por exemplo, exigirá 1 trecho, assim como um voo entre São Paulo e Santiago ou um voo doméstico no Brasil.

Vale ressaltar que o uso de trechos dentro da América do Sul não afeta trechos fora do continente (veja o quadro abaixo). Por exemplo, um cliente Platinum terá 8 trechos para usar na América do Sul e mais 2 trechos para fora do continente.

Para entender melhor, fizemos a tabela abaixo mostrando como funcionará o novo modelo:

Como pode ser visto na tabela acima, além do impacto para clientes das categorias Black e Black Signature, que não terão mais possibilidades ilimitadas de upgrade para fora da América do Sul, os clientes Gold e Gold Plus deixarão de ter acesso a upgrade para fora da América do Sul.

Vale lembrar que a prioridade do upgrade continuará dependendo da categoria Elite e do momento da solicitação feita pelo cliente. Além disso, as regras para acompanhante seguem as mesmas das atuais, ou seja, eles compartilham da mesma quantidade de trechos que o titular.

O novo modelo também seguirá as novas regras (ainda não implementadas) que restringem os bilhetes elegíveis ao upgrade de cabine.


Melhorou ou piorou? Segue a nossa visão

Segue abaixo a nossa visão sobre a mudança:

Gold:

  • Melhorou: houve um aumento no benefício, porém foi restringido o uso para fora da América do Sul.

Gold Plus:

  • Melhorou: houve um aumento no benefício, porém foi restringido o uso para fora da América do Sul.

Platinum:

  • Melhorou: houve um aumento no benefício na América do Sul além de manter um adicional para uso fora do continente (o que mantém uma equivalência ao que seria utilizado no modelo atual para os EUA e Europa). Além disso, a limitação vai diminuir a concorrência pelo upgrade.

Black:

  • Melhorou: para clientes que voam sozinhos e realizam até 4 viagens por ano para fora da América do Sul, já que a limitação vai diminuir a concorrência pelo upgrade.
  • Piorou: para clientes que voam sozinhos mais de 4 vezes por ano para fora da América do Sul.
  • Melhorou ou piorou (depende do perfil): para clientes que viajam acompanhados*

Black Signature:

  • Melhorou: para clientes que voam sozinhos e realizam até 5 viagens por ano para fora da América do Sul, já que a limitação vai diminuir a concorrência pelo upgrade.
  • Piorou: para clientes que voam sozinhos mais de 5 vezes por ano para fora da América do Sul.
  • Melhorou ou piorou (depende do perfil): para clientes que viajam acompanhados*

*atualmente são oferecidos 6 cupons de upgrade para acompanhantes de clientes Black Signature ou Black. Um viagem para os EUA ou Europa, por exemplo, consome os 6 cupons considerando ida e volta. No novo modelo, serão 10 para clientes Black Signature e 8 para clientes Black, mas como cada trecho passará a consumir apenas 1 “cupom”, estamos falando em um upgrade em 5 e 4 viagens de ida e volta respectivamente, compartilhadas entre o titular e acompanhante. Dependendo do perfil de quem viaja acompanhado, o benefício pode até ter sido aumentado.


Consulta de disponibilidade para upgrade

Uma novidade bastante interessante é que será disponibilizada uma consulta dos assentos disponíveis para upgrade, oferecendo uma visão mais clara da chance de conseguir o benefício.

Na prática, o sistema da LATAM vai informar quantos assentos estão liberados em seu voo para que você possa solicitar o upgrade.


Mudança também para clientes do Cartão LATAM Pass Itaucard

Segundo Martin, a mudança também será replicada para quem recebe o benefício através do cartões LATAM Pass Itaucard. Confira abaixo como as quantidades de “Trechos Cortesia” que serão disponibilizados:

  • Black/Infinite: tinha 6 cupons de upgrade, passará a ter 6 trechos de cortesia dentro da América do Sul e 2 para fora.
  • Platinum: tinha 3 cupons de upgrade, passará a ter 3 trechos de cortesia para dentro da América do Sul e 1 para fora.

Sobre a decisão do LATAM Pass

Durante nossa conversa com o LATAM Pass, foram explicados alguns pontos sobre o racional por trás dessa mudança, veja abaixo o que disse o diretor:

  • Unificação de regras entre países: antes a quantidade de cupons mudava dependendo da sua orgiem/destino. Por exemplo, as regras eram diferentes para o Brasil e outros países da América do Sul. Agora vai ficar tudo mais simplificado para os clientes.
  • Tangibilizar o benefício para mais clientes: segundo o diretor do LATAM Pass, a mudança acontece por uma “concentração de upgrades” em alguns clientes, cerca de 0,5% da base que utilizam o benefício em alta quantidade. Com isso, a limitação vai restringir o acesso desses “heavy users”, permitindo que os demais clientes elite tenham mais chances de conseguir usufruir do benefício, ou seja, racionaliza e tangibiliza melhor a distribuição dentro das próprias categorias.

Estamos aperfeiçoando constantemente os nossos processos para oferecer a melhor experiência ao nosso cliente, inclusive ampliando os benefícios para a postulação em viagens domésticas. Com a implementação das novas regras, o cliente terá uma experiência muito simples, rápida, transparente e fácil de usar”, afirma Martin Holdschmidt, diretor do LATAM Pass no Brasil.


Status Run

Lembrando que em março de 2020 a LATAM anunciou novas regras que facilitaram a qualificação de status para as categorias Elite no LATAM Pass, que ficaram válidas até o final de 2021. Essa mudança, também trouxe de volta a qualificação pela quantidade de trechos realizados. Esse cenário atraiu muitos clientes que voaram com o único intuito de atingir categorias mais altas, especialmente para atingir os status Black e Black Signature, que oferecem como principal beneficio (até que a mudança seja implementada), os upgrades ilimitados em qualquer voo da companhia.


Comentário

A nova regra impacta diretamente uma parcela de clientes Black e Black Signature, que utilizam o benefício em grande quantidade. Já para os demais clientes LATAM Pass, as chances de usufruir do benefício passa a ser ampliada.

Em julho de 2021, o LATAM Pass anunciou grandes mudanças no programa, com destaques negativos para o fim dos 10% de desconto e isenção de taxa de alteração/cancelamento na emissão de passagens com pontos para clientes Platinum, Black e Black Signature, além de uma restrição nas passagens elegíveis ao Upgrade Cortesia e outras mudanças.

Mas vale lembrar que, apesar de anunciadas, até então essas alterações ainda não foram de fato implementadas e segundo a LATAM ainda não há uma data exata para serem efetivadas.

Algo positivo e que vale ser mencionado é que a LATAM faz essa comunicação com mais de 1 ano de antecedência, justamente considerando os clientes que planejam manter/alcançar o status no programa esse ano e serão impactados pelas novas regras do benefício de upgrade.

Somadas as mudanças anunciadas no ano passado, essa limitação poderá deixar alguns clientes zangados, mas no final das contas vai depender do perfil de viagens de cada cliente.

Esta mudança vai mudar seus planos de continuar a acumular pontos e se fidelizar ao LATAM Pass?

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro!
Supermercado
Supermercado
Ganhe 25% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.